A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanzellotti, Taila Messias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117464
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da geração Y. A realização deste tipo de estudo viabiliza uma melhor compreensão sobre como os jovens consumidores da geração Y estão adquirindo produtos e serviços e como a sustentabilidade acaba influenciando nessas escolhas de compra. Para obtenção dos dados aplicou-se um questionário com questões fechadas junto a 137 estudantes, sendo 107 alunos brasileiros e estrangeiros internacionais da Escola de Administração da UFRGS (região sul do Brasil) e 30 alunos internacionais de dezessete nacionalidades da Universidade de Verona (região norte da Itália). Os dados obtidos possibilitaram obter informações sobre: dados demográficos, a compreensão de sustentabilidade, acesso e divulgação de informações sustentáveis e poder de escolha de consumir conscientemente. Os resultados demonstraram que a maioria dos jovens sabe a correta definição de sustentabilidade, acredita ser responsável pela sustentabilidade, mostraram-se consumidores conscientes, bem informados; cuja internet é a principal fonte de informação. Além disso, foi apontada uma percepção sobre questões sustentáveis do que as gerações anteriores e a preocupação com as gerações futuras.
id UFRGS-2_0389457fb21bea0f6efddffa9210f1cb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117464
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vanzellotti, Taila MessiasNascimento, Luis Felipe Machado do2015-06-04T02:00:02Z2014http://hdl.handle.net/10183/117464000967672O presente estudo teve como objetivo analisar a influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da geração Y. A realização deste tipo de estudo viabiliza uma melhor compreensão sobre como os jovens consumidores da geração Y estão adquirindo produtos e serviços e como a sustentabilidade acaba influenciando nessas escolhas de compra. Para obtenção dos dados aplicou-se um questionário com questões fechadas junto a 137 estudantes, sendo 107 alunos brasileiros e estrangeiros internacionais da Escola de Administração da UFRGS (região sul do Brasil) e 30 alunos internacionais de dezessete nacionalidades da Universidade de Verona (região norte da Itália). Os dados obtidos possibilitaram obter informações sobre: dados demográficos, a compreensão de sustentabilidade, acesso e divulgação de informações sustentáveis e poder de escolha de consumir conscientemente. Os resultados demonstraram que a maioria dos jovens sabe a correta definição de sustentabilidade, acredita ser responsável pela sustentabilidade, mostraram-se consumidores conscientes, bem informados; cuja internet é a principal fonte de informação. Além disso, foi apontada uma percepção sobre questões sustentáveis do que as gerações anteriores e a preocupação com as gerações futuras.This study aimed to analyze the influence of sustainability in the Y generation consumer behavior. Conducting this type of study helps better understanding of the how young consumers of Y generation are buying products and services and how sustainability has just influencing these choices purchase. To obtain the data we applied a questionnaire enclosed with the 137 students, 107 Brazilian and international students of the UFRGS Business School, southern Brazil and 30 international students from seventeen nationalities of the University of Verona, northern Italy. The data obtained made it possible to obtain information on demographics, about definition of sustainability for these young people, access and dissemination of information and sustainable power the power of choice to consume consciously. The results showed that most young people know the correct definition of sustainability, believed to be responsible for sustainability, were conscious consumers, informed and using the Internet as the main source of information. In addition, a perception of greater awareness of sustainability issues than previous generations and concern for future generations was appointed.application/pdfporComportamento do consumidorConsumo conscienteSustentabilidadeSustainabilityConsumer behaviorConscious consumptionY´s generationInformationFuture generationsA influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Yinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967672.pdf000967672.pdfTexto completoapplication/pdf1403703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117464/1/000967672.pdf8ec07409c6e6a018748eacf5e740f670MD51TEXT000967672.pdf.txt000967672.pdf.txtExtracted Texttext/plain92108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117464/2/000967672.pdf.txt64409d51b766a9021f81ab9b8d896bf6MD52THUMBNAIL000967672.pdf.jpg000967672.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117464/3/000967672.pdf.jpg17092716dc82a9f8bddd967c58a5d688MD5310183/1174642018-10-22 09:29:17.238oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117464Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:29:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y
title A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y
spellingShingle A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y
Vanzellotti, Taila Messias
Comportamento do consumidor
Consumo consciente
Sustentabilidade
Sustainability
Consumer behavior
Conscious consumption
Y´s generation
Information
Future generations
title_short A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y
title_full A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y
title_fullStr A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y
title_full_unstemmed A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y
title_sort A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y
author Vanzellotti, Taila Messias
author_facet Vanzellotti, Taila Messias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanzellotti, Taila Messias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Luis Felipe Machado do
contributor_str_mv Nascimento, Luis Felipe Machado do
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Consumo consciente
Sustentabilidade
topic Comportamento do consumidor
Consumo consciente
Sustentabilidade
Sustainability
Consumer behavior
Conscious consumption
Y´s generation
Information
Future generations
dc.subject.eng.fl_str_mv Sustainability
Consumer behavior
Conscious consumption
Y´s generation
Information
Future generations
description O presente estudo teve como objetivo analisar a influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da geração Y. A realização deste tipo de estudo viabiliza uma melhor compreensão sobre como os jovens consumidores da geração Y estão adquirindo produtos e serviços e como a sustentabilidade acaba influenciando nessas escolhas de compra. Para obtenção dos dados aplicou-se um questionário com questões fechadas junto a 137 estudantes, sendo 107 alunos brasileiros e estrangeiros internacionais da Escola de Administração da UFRGS (região sul do Brasil) e 30 alunos internacionais de dezessete nacionalidades da Universidade de Verona (região norte da Itália). Os dados obtidos possibilitaram obter informações sobre: dados demográficos, a compreensão de sustentabilidade, acesso e divulgação de informações sustentáveis e poder de escolha de consumir conscientemente. Os resultados demonstraram que a maioria dos jovens sabe a correta definição de sustentabilidade, acredita ser responsável pela sustentabilidade, mostraram-se consumidores conscientes, bem informados; cuja internet é a principal fonte de informação. Além disso, foi apontada uma percepção sobre questões sustentáveis do que as gerações anteriores e a preocupação com as gerações futuras.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-04T02:00:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117464
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000967672
url http://hdl.handle.net/10183/117464
identifier_str_mv 000967672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117464/1/000967672.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117464/2/000967672.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117464/3/000967672.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ec07409c6e6a018748eacf5e740f670
64409d51b766a9021f81ab9b8d896bf6
17092716dc82a9f8bddd967c58a5d688
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224486628884480