A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117464 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar a influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da geração Y. A realização deste tipo de estudo viabiliza uma melhor compreensão sobre como os jovens consumidores da geração Y estão adquirindo produtos e serviços e como a sustentabilidade acaba influenciando nessas escolhas de compra. Para obtenção dos dados aplicou-se um questionário com questões fechadas junto a 137 estudantes, sendo 107 alunos brasileiros e estrangeiros internacionais da Escola de Administração da UFRGS (região sul do Brasil) e 30 alunos internacionais de dezessete nacionalidades da Universidade de Verona (região norte da Itália). Os dados obtidos possibilitaram obter informações sobre: dados demográficos, a compreensão de sustentabilidade, acesso e divulgação de informações sustentáveis e poder de escolha de consumir conscientemente. Os resultados demonstraram que a maioria dos jovens sabe a correta definição de sustentabilidade, acredita ser responsável pela sustentabilidade, mostraram-se consumidores conscientes, bem informados; cuja internet é a principal fonte de informação. Além disso, foi apontada uma percepção sobre questões sustentáveis do que as gerações anteriores e a preocupação com as gerações futuras. |
id |
UFRGS-2_0389457fb21bea0f6efddffa9210f1cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117464 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vanzellotti, Taila MessiasNascimento, Luis Felipe Machado do2015-06-04T02:00:02Z2014http://hdl.handle.net/10183/117464000967672O presente estudo teve como objetivo analisar a influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da geração Y. A realização deste tipo de estudo viabiliza uma melhor compreensão sobre como os jovens consumidores da geração Y estão adquirindo produtos e serviços e como a sustentabilidade acaba influenciando nessas escolhas de compra. Para obtenção dos dados aplicou-se um questionário com questões fechadas junto a 137 estudantes, sendo 107 alunos brasileiros e estrangeiros internacionais da Escola de Administração da UFRGS (região sul do Brasil) e 30 alunos internacionais de dezessete nacionalidades da Universidade de Verona (região norte da Itália). Os dados obtidos possibilitaram obter informações sobre: dados demográficos, a compreensão de sustentabilidade, acesso e divulgação de informações sustentáveis e poder de escolha de consumir conscientemente. Os resultados demonstraram que a maioria dos jovens sabe a correta definição de sustentabilidade, acredita ser responsável pela sustentabilidade, mostraram-se consumidores conscientes, bem informados; cuja internet é a principal fonte de informação. Além disso, foi apontada uma percepção sobre questões sustentáveis do que as gerações anteriores e a preocupação com as gerações futuras.This study aimed to analyze the influence of sustainability in the Y generation consumer behavior. Conducting this type of study helps better understanding of the how young consumers of Y generation are buying products and services and how sustainability has just influencing these choices purchase. To obtain the data we applied a questionnaire enclosed with the 137 students, 107 Brazilian and international students of the UFRGS Business School, southern Brazil and 30 international students from seventeen nationalities of the University of Verona, northern Italy. The data obtained made it possible to obtain information on demographics, about definition of sustainability for these young people, access and dissemination of information and sustainable power the power of choice to consume consciously. The results showed that most young people know the correct definition of sustainability, believed to be responsible for sustainability, were conscious consumers, informed and using the Internet as the main source of information. In addition, a perception of greater awareness of sustainability issues than previous generations and concern for future generations was appointed.application/pdfporComportamento do consumidorConsumo conscienteSustentabilidadeSustainabilityConsumer behaviorConscious consumptionY´s generationInformationFuture generationsA influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Yinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967672.pdf000967672.pdfTexto completoapplication/pdf1403703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117464/1/000967672.pdf8ec07409c6e6a018748eacf5e740f670MD51TEXT000967672.pdf.txt000967672.pdf.txtExtracted Texttext/plain92108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117464/2/000967672.pdf.txt64409d51b766a9021f81ab9b8d896bf6MD52THUMBNAIL000967672.pdf.jpg000967672.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117464/3/000967672.pdf.jpg17092716dc82a9f8bddd967c58a5d688MD5310183/1174642018-10-22 09:29:17.238oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117464Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:29:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y |
title |
A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y |
spellingShingle |
A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y Vanzellotti, Taila Messias Comportamento do consumidor Consumo consciente Sustentabilidade Sustainability Consumer behavior Conscious consumption Y´s generation Information Future generations |
title_short |
A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y |
title_full |
A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y |
title_fullStr |
A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y |
title_full_unstemmed |
A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y |
title_sort |
A influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da Geração Y |
author |
Vanzellotti, Taila Messias |
author_facet |
Vanzellotti, Taila Messias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanzellotti, Taila Messias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nascimento, Luis Felipe Machado do |
contributor_str_mv |
Nascimento, Luis Felipe Machado do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Consumo consciente Sustentabilidade |
topic |
Comportamento do consumidor Consumo consciente Sustentabilidade Sustainability Consumer behavior Conscious consumption Y´s generation Information Future generations |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sustainability Consumer behavior Conscious consumption Y´s generation Information Future generations |
description |
O presente estudo teve como objetivo analisar a influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor da geração Y. A realização deste tipo de estudo viabiliza uma melhor compreensão sobre como os jovens consumidores da geração Y estão adquirindo produtos e serviços e como a sustentabilidade acaba influenciando nessas escolhas de compra. Para obtenção dos dados aplicou-se um questionário com questões fechadas junto a 137 estudantes, sendo 107 alunos brasileiros e estrangeiros internacionais da Escola de Administração da UFRGS (região sul do Brasil) e 30 alunos internacionais de dezessete nacionalidades da Universidade de Verona (região norte da Itália). Os dados obtidos possibilitaram obter informações sobre: dados demográficos, a compreensão de sustentabilidade, acesso e divulgação de informações sustentáveis e poder de escolha de consumir conscientemente. Os resultados demonstraram que a maioria dos jovens sabe a correta definição de sustentabilidade, acredita ser responsável pela sustentabilidade, mostraram-se consumidores conscientes, bem informados; cuja internet é a principal fonte de informação. Além disso, foi apontada uma percepção sobre questões sustentáveis do que as gerações anteriores e a preocupação com as gerações futuras. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-04T02:00:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117464 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000967672 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117464 |
identifier_str_mv |
000967672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117464/1/000967672.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117464/2/000967672.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117464/3/000967672.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8ec07409c6e6a018748eacf5e740f670 64409d51b766a9021f81ab9b8d896bf6 17092716dc82a9f8bddd967c58a5d688 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224486628884480 |