Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Fernanda Sousa.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6475
Resumo: É fato que ao longo dos séculos, o homem tem degradado o Planeta Terra e as conseqüências já são sentidas há algumas décadas, pelo avanço de sérios problemas ambientais. As condições de vida no Planeta dependem do relacionamento da sociedade com a natureza. Neste sentido, esta pesquisa aborda alguns aspectos relacionados à sociedade de consumo e as questões de sustentabilidade que se encontram em pauta atualmente. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade levando em consideração a sua capacidade de influência sobre o mercado bem como o seu perfil que determinará a qual classe de consumidor pertencerá. A amostra de consumidores utilizada foi professores da Universidade Federal de Campina Grande que compõem o Centro de Humanidades. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, constituída de uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão e de uma pesquisa de campo. Quanto à coleta dos dados, foi utilizado o TCC- Teste do consumo Consciente do Instituto Akatu, constituindo um questionário adaptado o qual foi possível observar alguns comportamentos de consumo desenvolvidos pelos pesquisados. Após a análise dos comportamentos adotados foi possível chegar à classificação do total da amostra. A maioria deles está no grupo dos consumidores do tipo engajados, ou seja, demonstram um bom grau de percepção dos impactos coletivos de longo prazo em suas decisões de consumo mostrando que estão aderindo a algumas práticas do consumo consciente, mesmo que à passos lentos, fazendo esforços para diminuir o consumo de produtos feitos com recursos naturais escassos. Vale salientar que esta classificação está relacionada com o grau de consciência de cada consumidor pesquisado.
id UFCG_9029671cb2a482d45ee5b6d126abf620
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6475
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade.Conscious consumption: a case study on consumer behavior facing sustainability issues.Comportamento do consumidorSustentabilidadeConsumo conscienteConsumer behaviorSustainabilityConscious consumptionAdministraçãoÉ fato que ao longo dos séculos, o homem tem degradado o Planeta Terra e as conseqüências já são sentidas há algumas décadas, pelo avanço de sérios problemas ambientais. As condições de vida no Planeta dependem do relacionamento da sociedade com a natureza. Neste sentido, esta pesquisa aborda alguns aspectos relacionados à sociedade de consumo e as questões de sustentabilidade que se encontram em pauta atualmente. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade levando em consideração a sua capacidade de influência sobre o mercado bem como o seu perfil que determinará a qual classe de consumidor pertencerá. A amostra de consumidores utilizada foi professores da Universidade Federal de Campina Grande que compõem o Centro de Humanidades. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, constituída de uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão e de uma pesquisa de campo. Quanto à coleta dos dados, foi utilizado o TCC- Teste do consumo Consciente do Instituto Akatu, constituindo um questionário adaptado o qual foi possível observar alguns comportamentos de consumo desenvolvidos pelos pesquisados. Após a análise dos comportamentos adotados foi possível chegar à classificação do total da amostra. A maioria deles está no grupo dos consumidores do tipo engajados, ou seja, demonstram um bom grau de percepção dos impactos coletivos de longo prazo em suas decisões de consumo mostrando que estão aderindo a algumas práticas do consumo consciente, mesmo que à passos lentos, fazendo esforços para diminuir o consumo de produtos feitos com recursos naturais escassos. Vale salientar que esta classificação está relacionada com o grau de consciência de cada consumidor pesquisado.It is true that over the centuries, man has degraded enough to Planet Earth and the consequences are already felt for several decades, the advance of serious environmental problems. The conditions of life on Earth depends on the relationship between society and nature. In this sense, this research addresses some aspects of consumer society and sustainability issues that are at stake today. The research was aimed at analyzing the behavior of consumers faced with questions of sustainability taking into account its influence on the market and your profile will determine which class of consumers belong. The sample of consumers was used teachers at the Federal University of Campina Grande that make up the Center for Humanities. The methodology used was to conduct a search for exploratory and descriptive, consisting of a literature review on the subject in question and a search field. The data collection was used to the TCC- test conscious consumption of Akatu Institute and is an adapted questionnaire which has been some consumption behaviors developed by researchers. After analyzing the behaviors adopted was possible to reach the classification of the total sample. Most of them are in the group of consumers of the type engaged, that is, demonstrate a good level of awareness of the collective impacts of long-term spending decisions showing that they are adhering to certain practices of conscious consumption, even at the slow pace, making efforts to reduce consumption of products made with scarce natural resources. It is worth noting that this classification is related to the degree of awareness of each consumer interviewed.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Verônica Macário de.OLIVEIRA, V. M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875BARBOTIN, Maria Angeluce Soares Perônico.BARBOTIN, M. A. S. P.MARTINS, Maria de Fátima.MARTINS, M. F.http://lattes.cnpq.br/5764682036707991BARROS, Fernanda Sousa.2009-122019-09-01T20:47:57Z2019-09-012019-09-01T20:47:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6475BARROS, Fernanda Sousa. Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade. 2009. 74 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T18:53:23Zoai:localhost:riufcg/6475Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T18:53:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade.
Conscious consumption: a case study on consumer behavior facing sustainability issues.
title Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade.
spellingShingle Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade.
BARROS, Fernanda Sousa.
Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Consumo consciente
Consumer behavior
Sustainability
Conscious consumption
Administração
title_short Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade.
title_full Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade.
title_fullStr Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade.
title_full_unstemmed Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade.
title_sort Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade.
author BARROS, Fernanda Sousa.
author_facet BARROS, Fernanda Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Verônica Macário de.
OLIVEIRA, V. M.
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875
BARBOTIN, Maria Angeluce Soares Perônico.
BARBOTIN, M. A. S. P.
MARTINS, Maria de Fátima.
MARTINS, M. F.
http://lattes.cnpq.br/5764682036707991
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, Fernanda Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Consumo consciente
Consumer behavior
Sustainability
Conscious consumption
Administração
topic Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Consumo consciente
Consumer behavior
Sustainability
Conscious consumption
Administração
description É fato que ao longo dos séculos, o homem tem degradado o Planeta Terra e as conseqüências já são sentidas há algumas décadas, pelo avanço de sérios problemas ambientais. As condições de vida no Planeta dependem do relacionamento da sociedade com a natureza. Neste sentido, esta pesquisa aborda alguns aspectos relacionados à sociedade de consumo e as questões de sustentabilidade que se encontram em pauta atualmente. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade levando em consideração a sua capacidade de influência sobre o mercado bem como o seu perfil que determinará a qual classe de consumidor pertencerá. A amostra de consumidores utilizada foi professores da Universidade Federal de Campina Grande que compõem o Centro de Humanidades. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, constituída de uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão e de uma pesquisa de campo. Quanto à coleta dos dados, foi utilizado o TCC- Teste do consumo Consciente do Instituto Akatu, constituindo um questionário adaptado o qual foi possível observar alguns comportamentos de consumo desenvolvidos pelos pesquisados. Após a análise dos comportamentos adotados foi possível chegar à classificação do total da amostra. A maioria deles está no grupo dos consumidores do tipo engajados, ou seja, demonstram um bom grau de percepção dos impactos coletivos de longo prazo em suas decisões de consumo mostrando que estão aderindo a algumas práticas do consumo consciente, mesmo que à passos lentos, fazendo esforços para diminuir o consumo de produtos feitos com recursos naturais escassos. Vale salientar que esta classificação está relacionada com o grau de consciência de cada consumidor pesquisado.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12
2019-09-01T20:47:57Z
2019-09-01
2019-09-01T20:47:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6475
BARROS, Fernanda Sousa. Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade. 2009. 74 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6475
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6475
identifier_str_mv BARROS, Fernanda Sousa. Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade. 2009. 74 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744390425411584