CrossFit nas aulas de educação física escolar para séries finais do ensino fundamental : um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krüger, Lucas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277598
Resumo: O CrossFit é reconhecido como uma das modalidades de treinamento funcional de alta intensidade com crescimento mais rápido, presente em 142 países pelo mundo possuindo mais de 10.000 afiliados, sendo caracterizado pela realização de movimentos funcionais, constantemente variados, executados em alta intensidade. Também possui uma metodologia direcionada ao público de crianças e adolescentes, denominado CrossFit Kids. Entendendo que a Educação Física enquanto componente curricular da Educação Básica, deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz de posicionar-se criticamente diante das novas formas da cultura corporal de movimento – o esporte-espetáculo dos meios de comunicação, as atividades de academia, as práticas alternativas, entre outros. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo relatar o processo de ensino e aprendizagem da modalidade CrossFit no contexto das aulas de Educação Física Escolar, realizado durante o estágio docente em Educação Física escolar no Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado através dos dados obtidos pelo diagnóstico da escola e da turma, observação de aulas, registros realizados em memórias de aula e da avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O estágio foi realizado em uma escola pública do município de Porto Alegre, em uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental, no período de junho a outubro de 2022 e possibilitou aos estudantes a vivências do CrossFit, obtendo conhecimento e realizando a prática e esportes inseridos na modalidade, visando a construção de sujeitos capazes de participar deste tipo de prática em contextos de lazer e saúde, de forma autônoma.
id UFRGS-2_03b9bbf0febfcd922d01bf9eeb148e3c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277598
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Krüger, LucasCunha, Giovani dos Santos2024-08-23T06:30:34Z2023http://hdl.handle.net/10183/277598001209468O CrossFit é reconhecido como uma das modalidades de treinamento funcional de alta intensidade com crescimento mais rápido, presente em 142 países pelo mundo possuindo mais de 10.000 afiliados, sendo caracterizado pela realização de movimentos funcionais, constantemente variados, executados em alta intensidade. Também possui uma metodologia direcionada ao público de crianças e adolescentes, denominado CrossFit Kids. Entendendo que a Educação Física enquanto componente curricular da Educação Básica, deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz de posicionar-se criticamente diante das novas formas da cultura corporal de movimento – o esporte-espetáculo dos meios de comunicação, as atividades de academia, as práticas alternativas, entre outros. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo relatar o processo de ensino e aprendizagem da modalidade CrossFit no contexto das aulas de Educação Física Escolar, realizado durante o estágio docente em Educação Física escolar no Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado através dos dados obtidos pelo diagnóstico da escola e da turma, observação de aulas, registros realizados em memórias de aula e da avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O estágio foi realizado em uma escola pública do município de Porto Alegre, em uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental, no período de junho a outubro de 2022 e possibilitou aos estudantes a vivências do CrossFit, obtendo conhecimento e realizando a prática e esportes inseridos na modalidade, visando a construção de sujeitos capazes de participar deste tipo de prática em contextos de lazer e saúde, de forma autônoma.CrossFit is recognized as one of the fastest growing high-intensity functional training modalities, present in 142 countries around the world with more than 10,000 affiliates, and is characterized by the performance of constantly varied functional movements performed at high intensity. It also has a methodology aimed at children and adolescents, called CrossFit Kids. Understanding that Physical Education as a curricular component of Basic Education, must assume the responsibility of forming a citizen capable of critically positioning himself in the face of the new forms of body culture of movement - the sport-spectacle of the media, gym activities, alternative practices, among others. Thus, the present work aims to report the teaching and learning process of the CrossFit modality in the context of School Physical Education classes, carried out during the teaching internship in School Physical Education in Elementary School. This is a descriptive study of the experience report type, carried out using data obtained from the diagnosis of the school and the class, observation of classes, records made in class memoirs and the evaluation of the teaching and learning process. The internship was carried out in a public school in the city of Porto Alegre, in a class of the 6th year of Elementary School, from June to October 2022 and allowed students to experience CrossFit, obtaining knowledge and performing the practice and sports included in the modality, aiming at the construction of subjects capable of participating in this type of practice in leisure and health contexts, autonomously.application/pdfporEducação física escolarAptidão físicaTreinamento funcionalCrossFitSchool physical educationFitnessCrossFit nas aulas de educação física escolar para séries finais do ensino fundamental : um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2023Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001209468.pdf.txt001209468.pdf.txtExtracted Texttext/plain97297http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277598/2/001209468.pdf.txtcc434b1aaac272da506d692e7328bc35MD52ORIGINAL001209468.pdfTexto completoapplication/pdf356764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277598/1/001209468.pdf605826910a5ee292407e989dc2d12806MD5110183/2775982024-08-24 06:43:24.004025oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277598Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-08-24T09:43:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv CrossFit nas aulas de educação física escolar para séries finais do ensino fundamental : um relato de experiência
title CrossFit nas aulas de educação física escolar para séries finais do ensino fundamental : um relato de experiência
spellingShingle CrossFit nas aulas de educação física escolar para séries finais do ensino fundamental : um relato de experiência
Krüger, Lucas
Educação física escolar
Aptidão física
Treinamento funcional
CrossFit
School physical education
Fitness
title_short CrossFit nas aulas de educação física escolar para séries finais do ensino fundamental : um relato de experiência
title_full CrossFit nas aulas de educação física escolar para séries finais do ensino fundamental : um relato de experiência
title_fullStr CrossFit nas aulas de educação física escolar para séries finais do ensino fundamental : um relato de experiência
title_full_unstemmed CrossFit nas aulas de educação física escolar para séries finais do ensino fundamental : um relato de experiência
title_sort CrossFit nas aulas de educação física escolar para séries finais do ensino fundamental : um relato de experiência
author Krüger, Lucas
author_facet Krüger, Lucas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krüger, Lucas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Giovani dos Santos
contributor_str_mv Cunha, Giovani dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Aptidão física
Treinamento funcional
topic Educação física escolar
Aptidão física
Treinamento funcional
CrossFit
School physical education
Fitness
dc.subject.eng.fl_str_mv CrossFit
School physical education
Fitness
description O CrossFit é reconhecido como uma das modalidades de treinamento funcional de alta intensidade com crescimento mais rápido, presente em 142 países pelo mundo possuindo mais de 10.000 afiliados, sendo caracterizado pela realização de movimentos funcionais, constantemente variados, executados em alta intensidade. Também possui uma metodologia direcionada ao público de crianças e adolescentes, denominado CrossFit Kids. Entendendo que a Educação Física enquanto componente curricular da Educação Básica, deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz de posicionar-se criticamente diante das novas formas da cultura corporal de movimento – o esporte-espetáculo dos meios de comunicação, as atividades de academia, as práticas alternativas, entre outros. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo relatar o processo de ensino e aprendizagem da modalidade CrossFit no contexto das aulas de Educação Física Escolar, realizado durante o estágio docente em Educação Física escolar no Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado através dos dados obtidos pelo diagnóstico da escola e da turma, observação de aulas, registros realizados em memórias de aula e da avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O estágio foi realizado em uma escola pública do município de Porto Alegre, em uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental, no período de junho a outubro de 2022 e possibilitou aos estudantes a vivências do CrossFit, obtendo conhecimento e realizando a prática e esportes inseridos na modalidade, visando a construção de sujeitos capazes de participar deste tipo de prática em contextos de lazer e saúde, de forma autônoma.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-23T06:30:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/277598
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001209468
url http://hdl.handle.net/10183/277598
identifier_str_mv 001209468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277598/2/001209468.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277598/1/001209468.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc434b1aaac272da506d692e7328bc35
605826910a5ee292407e989dc2d12806
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1824427018858528768