Musicoterapia na afasia de expressão : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142941 |
Resumo: | A afasia é um distúrbio adquirido do processamento da linguagem decorrente de um dano cerebral, que pode comprometer aspectos expressivos e receptivos, bem como outras funções neuropsicológicas, além de também poder estar associada a outros distúrbios neurológicos. As inúmeras observações de sujeitos afásicos que preservam a capacidade de cantar palavras e a parcial sobreposição neuroanatômica entre linguagem e música estimularam a difusão de diversas técnicas musicais e musicoterápicas na afasia. A musicoterapia pode contribuir tanto na reabilitação das habilidades linguísticas dos sujeitos afásicos, facilitando a comunicação verbal e não verbal e fortalecendo as funções neuropsicológicas, quanto na modulação das emoções, melhorando o estado de humor e a qualidade de vida. O presente trabalho visou descrever o tratamento musicoterápico em uma paciente com afasia de expressão pós AVC e verificar a efetividade da musicoterapia através da avaliação neuropsicolinguística pré e pós intervenção e da análise temática do conteúdo das falas da paciente. O tratamento musicoterápico ocorreu durante três meses, em duas sessões semanais, totalizando 24 sessões. Foi seguido um modelo de musicoterapia ativa com atividades de produção e imitação vocal e instrumental, dialogo vocal ou instrumental espontâneo entre musicoterapeuta e paciente, canto de músicas familiares, atividades de entonação inspiradas à TEM e composição de músicas. Os resultados da avaliação pós intervenção mostraram que o desempenho da paciente manteve-se estável na maioria das funções. No entanto, houve uma melhora nas funções de verbalização de sequências automáticas, nomeação de categorias específicas, compreensão de parágrafos e sentenças e denominação escrita, bem como na atenção (NEUPSILIN-Af). análise temática e a análise dos vídeo e dos áudios das sessões revelaram mudanças em nível de iniciativa, motivação e autonomia, bem como mais regularidade e integração na produção vocal e instrumental e uma melhor capacidade de imitar simples células rítmicas e melódicas. Por fim, ao longo das sessões destacaram-se o interesse, a motivação, a constante satisfação da G. e sua avaliação positiva do inteiro tratamento. |
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Palazzi, AmbraFontoura, Denise Ren da2016-06-23T02:12:53Z2015http://hdl.handle.net/10183/142941000993016A afasia é um distúrbio adquirido do processamento da linguagem decorrente de um dano cerebral, que pode comprometer aspectos expressivos e receptivos, bem como outras funções neuropsicológicas, além de também poder estar associada a outros distúrbios neurológicos. As inúmeras observações de sujeitos afásicos que preservam a capacidade de cantar palavras e a parcial sobreposição neuroanatômica entre linguagem e música estimularam a difusão de diversas técnicas musicais e musicoterápicas na afasia. A musicoterapia pode contribuir tanto na reabilitação das habilidades linguísticas dos sujeitos afásicos, facilitando a comunicação verbal e não verbal e fortalecendo as funções neuropsicológicas, quanto na modulação das emoções, melhorando o estado de humor e a qualidade de vida. O presente trabalho visou descrever o tratamento musicoterápico em uma paciente com afasia de expressão pós AVC e verificar a efetividade da musicoterapia através da avaliação neuropsicolinguística pré e pós intervenção e da análise temática do conteúdo das falas da paciente. O tratamento musicoterápico ocorreu durante três meses, em duas sessões semanais, totalizando 24 sessões. Foi seguido um modelo de musicoterapia ativa com atividades de produção e imitação vocal e instrumental, dialogo vocal ou instrumental espontâneo entre musicoterapeuta e paciente, canto de músicas familiares, atividades de entonação inspiradas à TEM e composição de músicas. Os resultados da avaliação pós intervenção mostraram que o desempenho da paciente manteve-se estável na maioria das funções. No entanto, houve uma melhora nas funções de verbalização de sequências automáticas, nomeação de categorias específicas, compreensão de parágrafos e sentenças e denominação escrita, bem como na atenção (NEUPSILIN-Af). análise temática e a análise dos vídeo e dos áudios das sessões revelaram mudanças em nível de iniciativa, motivação e autonomia, bem como mais regularidade e integração na produção vocal e instrumental e uma melhor capacidade de imitar simples células rítmicas e melódicas. Por fim, ao longo das sessões destacaram-se o interesse, a motivação, a constante satisfação da G. e sua avaliação positiva do inteiro tratamento.application/pdfporNeuropsicologiaMusicoterapia na afasia de expressão : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Neuropsicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993016.pdf000993016.pdfTexto completoapplication/pdf276369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142941/1/000993016.pdfbcf4ea55b537fb38ac15de50d248ee2dMD51TEXT000993016.pdf.txt000993016.pdf.txtExtracted Texttext/plain101854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142941/2/000993016.pdf.txt63ea399045ce94a2e6240079394e334aMD52THUMBNAIL000993016.pdf.jpg000993016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142941/3/000993016.pdf.jpgd3341e964b29386c6f360122b7d25424MD5310183/1429412018-10-26 10:03:42.789oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142941Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:03:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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