Musicoterapia na afasia de expressão : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palazzi, Ambra
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142941
Resumo: A afasia é um distúrbio adquirido do processamento da linguagem decorrente de um dano cerebral, que pode comprometer aspectos expressivos e receptivos, bem como outras funções neuropsicológicas, além de também poder estar associada a outros distúrbios neurológicos. As inúmeras observações de sujeitos afásicos que preservam a capacidade de cantar palavras e a parcial sobreposição neuroanatômica entre linguagem e música estimularam a difusão de diversas técnicas musicais e musicoterápicas na afasia. A musicoterapia pode contribuir tanto na reabilitação das habilidades linguísticas dos sujeitos afásicos, facilitando a comunicação verbal e não verbal e fortalecendo as funções neuropsicológicas, quanto na modulação das emoções, melhorando o estado de humor e a qualidade de vida. O presente trabalho visou descrever o tratamento musicoterápico em uma paciente com afasia de expressão pós AVC e verificar a efetividade da musicoterapia através da avaliação neuropsicolinguística pré e pós intervenção e da análise temática do conteúdo das falas da paciente. O tratamento musicoterápico ocorreu durante três meses, em duas sessões semanais, totalizando 24 sessões. Foi seguido um modelo de musicoterapia ativa com atividades de produção e imitação vocal e instrumental, dialogo vocal ou instrumental espontâneo entre musicoterapeuta e paciente, canto de músicas familiares, atividades de entonação inspiradas à TEM e composição de músicas. Os resultados da avaliação pós intervenção mostraram que o desempenho da paciente manteve-se estável na maioria das funções. No entanto, houve uma melhora nas funções de verbalização de sequências automáticas, nomeação de categorias específicas, compreensão de parágrafos e sentenças e denominação escrita, bem como na atenção (NEUPSILIN-Af). análise temática e a análise dos vídeo e dos áudios das sessões revelaram mudanças em nível de iniciativa, motivação e autonomia, bem como mais regularidade e integração na produção vocal e instrumental e uma melhor capacidade de imitar simples células rítmicas e melódicas. Por fim, ao longo das sessões destacaram-se o interesse, a motivação, a constante satisfação da G. e sua avaliação positiva do inteiro tratamento.
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