Relações de trabalho e cinema : uma análise do filme "Que horas ela volta?"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179130 |
Resumo: | O cinema pode ser compreendido como reflexo da realidade e artefato cultural que molda e constitui o entendimento do social. Por conta da relevância do cinema para a representação e compreensão da organização social, nos propomos a discutir temas e aspectos presentes na literatura referente às relações de trabalho doméstico e estratificação social por meio da análise fílmica da película “Que horas ela volta?” (2015), a qual teve uma grande veiculação no país. Para tanto, foram escolhidos trechos da narrativa do filme, ilustrados por meio de fotogramas, os quais foram analisados a partir dos trabalhos de autores como Souza (2010, 2009), Bourdieu (2008), Lahire (2004), Pochmann (2012) e Holzmann (2006). Dentre as principais contribuições deste artigo, destacamos a possibilidade da aproximação e do diálogo entre os campos de Relações de Trabalho e Cinema, por meio do uso do método de análise fílmica como instrumento de análise teórico-empírico, assim como seu potencial didático, associado à realização de seminários, projeções fílmicas e construção de casos de ensino, entre outros, como recurso pedagógico. |
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Silva, Camila Scherdien daBortolini, Ana Carolina dos SantosOltramari, Andréa Poleto2018-06-06T02:29:11Z20182358-6311http://hdl.handle.net/10183/179130001068829O cinema pode ser compreendido como reflexo da realidade e artefato cultural que molda e constitui o entendimento do social. Por conta da relevância do cinema para a representação e compreensão da organização social, nos propomos a discutir temas e aspectos presentes na literatura referente às relações de trabalho doméstico e estratificação social por meio da análise fílmica da película “Que horas ela volta?” (2015), a qual teve uma grande veiculação no país. Para tanto, foram escolhidos trechos da narrativa do filme, ilustrados por meio de fotogramas, os quais foram analisados a partir dos trabalhos de autores como Souza (2010, 2009), Bourdieu (2008), Lahire (2004), Pochmann (2012) e Holzmann (2006). Dentre as principais contribuições deste artigo, destacamos a possibilidade da aproximação e do diálogo entre os campos de Relações de Trabalho e Cinema, por meio do uso do método de análise fílmica como instrumento de análise teórico-empírico, assim como seu potencial didático, associado à realização de seminários, projeções fílmicas e construção de casos de ensino, entre outros, como recurso pedagógico.Cinema can be understood as a reflection of reality or even as a cultural artifact that shapes and constitutes the understanding of social and organizational life. Thus, we propose in this article to discuss the themes of domestic work and social stratification in Brazil, taking as corpus of analysis the film "The second mother" (2015). For this, sections of the film’s narrative were chosen, based on the method of film analysis, and illustrated by screen frames, which were analyzed based on theories of authors as Souza (2010, 2009), Bourdieu (2008), Lahire (2004), Pochmann (2012) e Holzmann (2006). Among the main contributions of this article, we highlight the possibility of approximation and dialogue between the fields of Labour Relations and Cinema, through the use of the filmic analysis method as an instrument of theoretical-empirical analysis, as well as its didactic potential, associated to seminars, film projections and cases of study construction, among others initiatives, as a pedagogical resource.La película se puede entender como un reflejo de la realidad, o mismo como un artefacto cultural que da forma y es parte de la comprensión de la vida social y organizativa. Por lo tanto, proponemos en este artículo discutir los temas de trabajo doméstico y estratificación social en Brasil, tomando como corpus de analísis la película "Una segunda madre" (2015). Para eso, elegimos algunas secciones narrativas de la película, baseado en el método de la análisis fílmica, que se ilustran por fotogramas, que fueron analizados por médio de los estúdios de autores como Souza (2010, 2009), Bourdieu (2008), Lahire (2004), Pochmann (2012) e Holzmann (2006). Entre las principales aportaciones de este artículo destacamos la posibilidad de aproximación y diálogo entre los campos de Relaciones laborales y Cine, a través del uso del método de análisis fílmica como instrumento de análisis teórico-empírico, así como su potencial didáctico, asociado a seminarios, proyecciones cinematográficas y la construcción de casos de estudios, entre otras iniciativas, como recurso pedagógico.application/pdfporFarol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade [recurso eletrônico]. Belo Horizonte. Vol. 5, n. 12 (abril 2018), p. 130-197Relações de trabalhoTrabalho domésticoEstratificação socialFilmic analysesDomestic workSocial stratificationAnálisis fílmicoTrabajo domésticoEstratificación social.Relações de trabalho e cinema : uma análise do filme "Que horas ela volta?"info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068829.pdf001068829.pdfTexto completoapplication/pdf571236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179130/1/001068829.pdf328216b7c89bb3b348d72d78a205eb69MD51TEXT001068829.pdf.txt001068829.pdf.txtExtracted Texttext/plain90198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179130/2/001068829.pdf.txt331656ab53c6c629ba6073a7d34cf3cbMD5210183/1791302018-06-07 02:30:51.409859oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179130Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:30:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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