Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/110001 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de introdução de conceitos básicos da Geometria Vetorial para estudar, de outra forma, tópicos de Geometria Analítica abordados no Ensino Médio, com o uso do software GeoGebra. Dessa forma foi concebida e aplicada uma sequência didática, que se encontra no Apêndice A, com um grupo de dez alunos do 3º ano de Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre. O software GeoGebra foi utilizado em alguns dos encontros da experiência prática como um recurso facilitador na visualização e compreensão dos conceitos abordados. Para a elaboração da sequência didática e para as análises das estratégias de resolução dos alunos nas atividades que lhes foram propostas, tomamos como referencial teórico a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Neste trabalho também foi feita a análise de livros didáticos de matemática básica com o objetivo de verificar como os conceitos de Geometria Analítica são apresentados e se há ou não a presença do estudo de vetores nos mesmos. |
id |
UFRGS-2_03e00ebcdfb6f2c95f680420f60c66bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110001 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lisovski, LetíciaNotare, Márcia Rodrigues2015-02-11T02:18:37Z2014http://hdl.handle.net/10183/110001000951894Este trabalho apresenta uma proposta de introdução de conceitos básicos da Geometria Vetorial para estudar, de outra forma, tópicos de Geometria Analítica abordados no Ensino Médio, com o uso do software GeoGebra. Dessa forma foi concebida e aplicada uma sequência didática, que se encontra no Apêndice A, com um grupo de dez alunos do 3º ano de Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre. O software GeoGebra foi utilizado em alguns dos encontros da experiência prática como um recurso facilitador na visualização e compreensão dos conceitos abordados. Para a elaboração da sequência didática e para as análises das estratégias de resolução dos alunos nas atividades que lhes foram propostas, tomamos como referencial teórico a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Neste trabalho também foi feita a análise de livros didáticos de matemática básica com o objetivo de verificar como os conceitos de Geometria Analítica são apresentados e se há ou não a presença do estudo de vetores nos mesmos.This work presents a proposal of introduction of basic concepts of Vector Geometry so as to study in a different way topics of Analytic Geometry covered in high school, with the use of GeoGebra software. Therefore, a didactical sequence has been designed and implemented – which is in appendix A – with a group of ten third grade high school students in a state school in Porto Alegre. GeoGebra software was used in some of practical experience meetings as a resource to help visualization and comprehension of concepts approached. For instructional sequence design and analysis of students’ solution strategies in activities proposed, this work is based on Raymond Duval's Theory of Registers of Semiotic Representations. This work has also analyzed basic mathematics textbooks to check how concepts of Analytic Geometry are presented and whether or not there is the presence of vector study in them.application/pdfporGeoGebra : SoftwareGeometriaSemiotics representation systemsGeoGebraVector geometryAnalytic geometryUm tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951894.pdf000951894.pdfTexto completoapplication/pdf13085245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110001/1/000951894.pdff344978ae01c65cef540b3bc8cb88e0eMD51TEXT000951894.pdf.txt000951894.pdf.txtExtracted Texttext/plain321070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110001/2/000951894.pdf.txt5cd80c31c10e79708791362e46d66761MD52THUMBNAIL000951894.pdf.jpg000951894.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110001/3/000951894.pdf.jpgbafad82bbb825af407af50342761d9ddMD5310183/1100012018-10-23 09:16:17.307oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110001Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:16:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra |
title |
Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra |
spellingShingle |
Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra Lisovski, Letícia GeoGebra : Software Geometria Semiotics representation systems GeoGebra Vector geometry Analytic geometry |
title_short |
Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra |
title_full |
Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra |
title_fullStr |
Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra |
title_sort |
Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra |
author |
Lisovski, Letícia |
author_facet |
Lisovski, Letícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lisovski, Letícia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
contributor_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra : Software Geometria |
topic |
GeoGebra : Software Geometria Semiotics representation systems GeoGebra Vector geometry Analytic geometry |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Semiotics representation systems GeoGebra Vector geometry Analytic geometry |
description |
Este trabalho apresenta uma proposta de introdução de conceitos básicos da Geometria Vetorial para estudar, de outra forma, tópicos de Geometria Analítica abordados no Ensino Médio, com o uso do software GeoGebra. Dessa forma foi concebida e aplicada uma sequência didática, que se encontra no Apêndice A, com um grupo de dez alunos do 3º ano de Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre. O software GeoGebra foi utilizado em alguns dos encontros da experiência prática como um recurso facilitador na visualização e compreensão dos conceitos abordados. Para a elaboração da sequência didática e para as análises das estratégias de resolução dos alunos nas atividades que lhes foram propostas, tomamos como referencial teórico a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Neste trabalho também foi feita a análise de livros didáticos de matemática básica com o objetivo de verificar como os conceitos de Geometria Analítica são apresentados e se há ou não a presença do estudo de vetores nos mesmos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-11T02:18:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/110001 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000951894 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/110001 |
identifier_str_mv |
000951894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110001/1/000951894.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110001/2/000951894.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110001/3/000951894.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f344978ae01c65cef540b3bc8cb88e0e 5cd80c31c10e79708791362e46d66761 bafad82bbb825af407af50342761d9dd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447140774707200 |