Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisovski, Letícia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110001
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de introdução de conceitos básicos da Geometria Vetorial para estudar, de outra forma, tópicos de Geometria Analítica abordados no Ensino Médio, com o uso do software GeoGebra. Dessa forma foi concebida e aplicada uma sequência didática, que se encontra no Apêndice A, com um grupo de dez alunos do 3º ano de Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre. O software GeoGebra foi utilizado em alguns dos encontros da experiência prática como um recurso facilitador na visualização e compreensão dos conceitos abordados. Para a elaboração da sequência didática e para as análises das estratégias de resolução dos alunos nas atividades que lhes foram propostas, tomamos como referencial teórico a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Neste trabalho também foi feita a análise de livros didáticos de matemática básica com o objetivo de verificar como os conceitos de Geometria Analítica são apresentados e se há ou não a presença do estudo de vetores nos mesmos.
id UFRGS-2_03e00ebcdfb6f2c95f680420f60c66bf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110001
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lisovski, LetíciaNotare, Márcia Rodrigues2015-02-11T02:18:37Z2014http://hdl.handle.net/10183/110001000951894Este trabalho apresenta uma proposta de introdução de conceitos básicos da Geometria Vetorial para estudar, de outra forma, tópicos de Geometria Analítica abordados no Ensino Médio, com o uso do software GeoGebra. Dessa forma foi concebida e aplicada uma sequência didática, que se encontra no Apêndice A, com um grupo de dez alunos do 3º ano de Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre. O software GeoGebra foi utilizado em alguns dos encontros da experiência prática como um recurso facilitador na visualização e compreensão dos conceitos abordados. Para a elaboração da sequência didática e para as análises das estratégias de resolução dos alunos nas atividades que lhes foram propostas, tomamos como referencial teórico a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Neste trabalho também foi feita a análise de livros didáticos de matemática básica com o objetivo de verificar como os conceitos de Geometria Analítica são apresentados e se há ou não a presença do estudo de vetores nos mesmos.This work presents a proposal of introduction of basic concepts of Vector Geometry so as to study in a different way topics of Analytic Geometry covered in high school, with the use of GeoGebra software. Therefore, a didactical sequence has been designed and implemented – which is in appendix A – with a group of ten third grade high school students in a state school in Porto Alegre. GeoGebra software was used in some of practical experience meetings as a resource to help visualization and comprehension of concepts approached. For instructional sequence design and analysis of students’ solution strategies in activities proposed, this work is based on Raymond Duval's Theory of Registers of Semiotic Representations. This work has also analyzed basic mathematics textbooks to check how concepts of Analytic Geometry are presented and whether or not there is the presence of vector study in them.application/pdfporGeoGebra : SoftwareGeometriaSemiotics representation systemsGeoGebraVector geometryAnalytic geometryUm tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951894.pdf000951894.pdfTexto completoapplication/pdf13085245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110001/1/000951894.pdff344978ae01c65cef540b3bc8cb88e0eMD51TEXT000951894.pdf.txt000951894.pdf.txtExtracted Texttext/plain321070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110001/2/000951894.pdf.txt5cd80c31c10e79708791362e46d66761MD52THUMBNAIL000951894.pdf.jpg000951894.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110001/3/000951894.pdf.jpgbafad82bbb825af407af50342761d9ddMD5310183/1100012018-10-23 09:16:17.307oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110001Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:16:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra
title Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra
spellingShingle Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra
Lisovski, Letícia
GeoGebra : Software
Geometria
Semiotics representation systems
GeoGebra
Vector geometry
Analytic geometry
title_short Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra
title_full Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra
title_fullStr Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra
title_full_unstemmed Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra
title_sort Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra
author Lisovski, Letícia
author_facet Lisovski, Letícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisovski, Letícia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Geometria
topic GeoGebra : Software
Geometria
Semiotics representation systems
GeoGebra
Vector geometry
Analytic geometry
dc.subject.eng.fl_str_mv Semiotics representation systems
GeoGebra
Vector geometry
Analytic geometry
description Este trabalho apresenta uma proposta de introdução de conceitos básicos da Geometria Vetorial para estudar, de outra forma, tópicos de Geometria Analítica abordados no Ensino Médio, com o uso do software GeoGebra. Dessa forma foi concebida e aplicada uma sequência didática, que se encontra no Apêndice A, com um grupo de dez alunos do 3º ano de Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre. O software GeoGebra foi utilizado em alguns dos encontros da experiência prática como um recurso facilitador na visualização e compreensão dos conceitos abordados. Para a elaboração da sequência didática e para as análises das estratégias de resolução dos alunos nas atividades que lhes foram propostas, tomamos como referencial teórico a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Neste trabalho também foi feita a análise de livros didáticos de matemática básica com o objetivo de verificar como os conceitos de Geometria Analítica são apresentados e se há ou não a presença do estudo de vetores nos mesmos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-11T02:18:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/110001
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000951894
url http://hdl.handle.net/10183/110001
identifier_str_mv 000951894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110001/1/000951894.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110001/2/000951894.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110001/3/000951894.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f344978ae01c65cef540b3bc8cb88e0e
5cd80c31c10e79708791362e46d66761
bafad82bbb825af407af50342761d9dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447140774707200