Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Shéridan dos Reis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179453
Resumo: Este trabalho busca analisar como a cooperação influencia na aprendizagem das funções quadráticas por meio do estudo de seus coeficientes utilizando a tecnologia móvel. A pesquisa teve aporte teórico nas construções de Jean Piaget sobre cooperação. Apresenta-se a experiência de ensino e aprendizagem realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. O experimento, de viés metodológico qualitativo, consistiu na construção, aplicação e reflexão teórica de uma sequência de atividades sobre funções quadráticas na qual foi utilizado o aplicativo GeoGebra Graphing Calculator. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, verificou-se a importância do trabalho coletivo no âmbito da sala de aula e como a cooperação influencia no processo de aprendizagem. Constatou-se também que a tecnologia móvel foi o meio para que o diálogo entre os pares ocorresse.
id UFRGS-2_045963e486ad6fba81c8b681881d6133
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179453
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinto, Shéridan dos ReisSilva, Rodrigo Sychocki da2018-06-16T03:13:06Z2018http://hdl.handle.net/10183/179453001068640Este trabalho busca analisar como a cooperação influencia na aprendizagem das funções quadráticas por meio do estudo de seus coeficientes utilizando a tecnologia móvel. A pesquisa teve aporte teórico nas construções de Jean Piaget sobre cooperação. Apresenta-se a experiência de ensino e aprendizagem realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. O experimento, de viés metodológico qualitativo, consistiu na construção, aplicação e reflexão teórica de uma sequência de atividades sobre funções quadráticas na qual foi utilizado o aplicativo GeoGebra Graphing Calculator. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, verificou-se a importância do trabalho coletivo no âmbito da sala de aula e como a cooperação influencia no processo de aprendizagem. Constatou-se também que a tecnologia móvel foi o meio para que o diálogo entre os pares ocorresse.This work seeks to analyze how cooperation influence the learning of quadratic functions through the study of their coefficients using mobile technology. The research had a theoretical contribution in Jean Piaget's constructions on cooperation. We present the teaching and learning experience at the College of Application of the Federal University of Rio Grande do Sul with the students of the first year of high school. The qualitative methodological bias consisted in the construction, application and theoretical reflection of a sequence of activities on quadratic functions where the GeoGebra Graphing Calculator application was used. From the analysis of the data collected in the research, we verified the importance of collective work within the classroom and how the cooperation influences the learning process. It was also found that mobile technology was the means for peer-to-peer dialogue to take place.application/pdfporAprendizagem cooperativaFunções quadráticasTecnologia digitalGeoGebra : SoftwareLearningDigital technologyQuadratic functionsCooperationEnsino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068640.pdf001068640.pdfTexto completoapplication/pdf3404452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179453/1/001068640.pdf6dcd7cd06c1efbbc1690391c905f646cMD51TEXT001068640.pdf.txt001068640.pdf.txtExtracted Texttext/plain147395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179453/2/001068640.pdf.txt71ad1e31a2f43164958adb69c720f7b8MD5210183/1794532018-06-17 02:26:45.156005oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179453Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-17T05:26:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes
title Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes
spellingShingle Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes
Pinto, Shéridan dos Reis
Aprendizagem cooperativa
Funções quadráticas
Tecnologia digital
GeoGebra : Software
Learning
Digital technology
Quadratic functions
Cooperation
title_short Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes
title_full Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes
title_fullStr Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes
title_full_unstemmed Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes
title_sort Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes
author Pinto, Shéridan dos Reis
author_facet Pinto, Shéridan dos Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Shéridan dos Reis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
contributor_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Funções quadráticas
Tecnologia digital
GeoGebra : Software
topic Aprendizagem cooperativa
Funções quadráticas
Tecnologia digital
GeoGebra : Software
Learning
Digital technology
Quadratic functions
Cooperation
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Digital technology
Quadratic functions
Cooperation
description Este trabalho busca analisar como a cooperação influencia na aprendizagem das funções quadráticas por meio do estudo de seus coeficientes utilizando a tecnologia móvel. A pesquisa teve aporte teórico nas construções de Jean Piaget sobre cooperação. Apresenta-se a experiência de ensino e aprendizagem realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. O experimento, de viés metodológico qualitativo, consistiu na construção, aplicação e reflexão teórica de uma sequência de atividades sobre funções quadráticas na qual foi utilizado o aplicativo GeoGebra Graphing Calculator. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, verificou-se a importância do trabalho coletivo no âmbito da sala de aula e como a cooperação influencia no processo de aprendizagem. Constatou-se também que a tecnologia móvel foi o meio para que o diálogo entre os pares ocorresse.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-16T03:13:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179453
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068640
url http://hdl.handle.net/10183/179453
identifier_str_mv 001068640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179453/1/001068640.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179453/2/001068640.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6dcd7cd06c1efbbc1690391c905f646c
71ad1e31a2f43164958adb69c720f7b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224552249819136