Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179453 |
Resumo: | Este trabalho busca analisar como a cooperação influencia na aprendizagem das funções quadráticas por meio do estudo de seus coeficientes utilizando a tecnologia móvel. A pesquisa teve aporte teórico nas construções de Jean Piaget sobre cooperação. Apresenta-se a experiência de ensino e aprendizagem realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. O experimento, de viés metodológico qualitativo, consistiu na construção, aplicação e reflexão teórica de uma sequência de atividades sobre funções quadráticas na qual foi utilizado o aplicativo GeoGebra Graphing Calculator. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, verificou-se a importância do trabalho coletivo no âmbito da sala de aula e como a cooperação influencia no processo de aprendizagem. Constatou-se também que a tecnologia móvel foi o meio para que o diálogo entre os pares ocorresse. |
id |
UFRGS-2_045963e486ad6fba81c8b681881d6133 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179453 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Shéridan dos ReisSilva, Rodrigo Sychocki da2018-06-16T03:13:06Z2018http://hdl.handle.net/10183/179453001068640Este trabalho busca analisar como a cooperação influencia na aprendizagem das funções quadráticas por meio do estudo de seus coeficientes utilizando a tecnologia móvel. A pesquisa teve aporte teórico nas construções de Jean Piaget sobre cooperação. Apresenta-se a experiência de ensino e aprendizagem realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. O experimento, de viés metodológico qualitativo, consistiu na construção, aplicação e reflexão teórica de uma sequência de atividades sobre funções quadráticas na qual foi utilizado o aplicativo GeoGebra Graphing Calculator. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, verificou-se a importância do trabalho coletivo no âmbito da sala de aula e como a cooperação influencia no processo de aprendizagem. Constatou-se também que a tecnologia móvel foi o meio para que o diálogo entre os pares ocorresse.This work seeks to analyze how cooperation influence the learning of quadratic functions through the study of their coefficients using mobile technology. The research had a theoretical contribution in Jean Piaget's constructions on cooperation. We present the teaching and learning experience at the College of Application of the Federal University of Rio Grande do Sul with the students of the first year of high school. The qualitative methodological bias consisted in the construction, application and theoretical reflection of a sequence of activities on quadratic functions where the GeoGebra Graphing Calculator application was used. From the analysis of the data collected in the research, we verified the importance of collective work within the classroom and how the cooperation influences the learning process. It was also found that mobile technology was the means for peer-to-peer dialogue to take place.application/pdfporAprendizagem cooperativaFunções quadráticasTecnologia digitalGeoGebra : SoftwareLearningDigital technologyQuadratic functionsCooperationEnsino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068640.pdf001068640.pdfTexto completoapplication/pdf3404452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179453/1/001068640.pdf6dcd7cd06c1efbbc1690391c905f646cMD51TEXT001068640.pdf.txt001068640.pdf.txtExtracted Texttext/plain147395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179453/2/001068640.pdf.txt71ad1e31a2f43164958adb69c720f7b8MD5210183/1794532018-06-17 02:26:45.156005oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179453Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-17T05:26:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes |
title |
Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes |
spellingShingle |
Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes Pinto, Shéridan dos Reis Aprendizagem cooperativa Funções quadráticas Tecnologia digital GeoGebra : Software Learning Digital technology Quadratic functions Cooperation |
title_short |
Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes |
title_full |
Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes |
title_fullStr |
Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes |
title_full_unstemmed |
Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes |
title_sort |
Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes |
author |
Pinto, Shéridan dos Reis |
author_facet |
Pinto, Shéridan dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Shéridan dos Reis |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Sychocki da |
contributor_str_mv |
Silva, Rodrigo Sychocki da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Funções quadráticas Tecnologia digital GeoGebra : Software |
topic |
Aprendizagem cooperativa Funções quadráticas Tecnologia digital GeoGebra : Software Learning Digital technology Quadratic functions Cooperation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Digital technology Quadratic functions Cooperation |
description |
Este trabalho busca analisar como a cooperação influencia na aprendizagem das funções quadráticas por meio do estudo de seus coeficientes utilizando a tecnologia móvel. A pesquisa teve aporte teórico nas construções de Jean Piaget sobre cooperação. Apresenta-se a experiência de ensino e aprendizagem realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. O experimento, de viés metodológico qualitativo, consistiu na construção, aplicação e reflexão teórica de uma sequência de atividades sobre funções quadráticas na qual foi utilizado o aplicativo GeoGebra Graphing Calculator. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, verificou-se a importância do trabalho coletivo no âmbito da sala de aula e como a cooperação influencia no processo de aprendizagem. Constatou-se também que a tecnologia móvel foi o meio para que o diálogo entre os pares ocorresse. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-16T03:13:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/179453 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001068640 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/179453 |
identifier_str_mv |
001068640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179453/1/001068640.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179453/2/001068640.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6dcd7cd06c1efbbc1690391c905f646c 71ad1e31a2f43164958adb69c720f7b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224552249819136 |