Uma visão dinâmica da produção da fala em L2 : o caso da dessonorização terminal
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184255 |
Resumo: | Este artigo apresenta um apanhado teórico das diferentes abordagens sobre a aprendizagem fonético-fonológica de segunda língua, destacando a concepção dinâmica para o estudo da produção e da percepção de fala em L2. Para isso, o processo de interfonologia chamado Dessonorização Terminal é revisitado nessas abordagens. Por fim, novos dados empíricos sobre esse processo são apresentados, com um estudo entre 15 falantes adultos brasileiros aprendizes de inglês e 5 falantes nativos do inglês americano. A descrição e discussão dos resultados oferecem evidências para uma visão dinâmica da aprendizagem da fala em L2. |
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Zimmer, Márcia C.Alves, Ubiratã Kickhöfel2018-11-01T02:49:29Z20120102-7158http://hdl.handle.net/10183/184255000895275Este artigo apresenta um apanhado teórico das diferentes abordagens sobre a aprendizagem fonético-fonológica de segunda língua, destacando a concepção dinâmica para o estudo da produção e da percepção de fala em L2. Para isso, o processo de interfonologia chamado Dessonorização Terminal é revisitado nessas abordagens. Por fim, novos dados empíricos sobre esse processo são apresentados, com um estudo entre 15 falantes adultos brasileiros aprendizes de inglês e 5 falantes nativos do inglês americano. A descrição e discussão dos resultados oferecem evidências para uma visão dinâmica da aprendizagem da fala em L2.This article presents an overview of different accounts of L2 phonetic-phonological learning, underscoring the dynamical approach to the study of L2 speech production and perception. For that purpose, the interphonology process of Terminal Devoicing in English is revisited in these accounts. New empirical data on this process are presented through a study involving 15 adult Brazilian speakers learners of English, and 5 North-American participants. The description and discussion of the findings offer evidence for a dynamic view of second language speech learning.application/pdfporRevista da ABRALIN. Rio de Janeiro. Vol. 11, n. 1 (jul. 2012), p. 221-272Aprendizagem de língua estrangeiraAquisição da linguagem (segunda língua)FonologiaDessonorização terminalDynamical approachesInterlanguage phonologyL2 speechTerminal devoicingUma visão dinâmica da produção da fala em L2 : o caso da dessonorização terminalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000895275.pdf.txt000895275.pdf.txtExtracted Texttext/plain82206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184255/2/000895275.pdf.txtdcf4c9a83f6b400b52e63c47ee9b9c37MD52ORIGINAL000895275.pdfTexto completoapplication/pdf435036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184255/1/000895275.pdfecb9311a74cceac163b86d7f39db4224MD5110183/1842552023-07-14 03:33:04.986865oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184255Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T06:33:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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