Observando o invisível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Czolpinski, Andrey de Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252170
Resumo: O atual trabalho tem como objetivo a análise de uma oficina na qual estudantes do nono ano tiveram liberdade artística para elaborar explicações de fenômenos físico-químicos a nível atômico e os conceitos envolvidos através de desenhos, sendo eles: a combustão, a solubilização, a passagem de estado físico e reações de oxirredução. Essa oficina seguiu os critérios de um estudo de caso em que foi apresentada a importância e a problemática do uso das representações e utilizou a estratégia de estudo de tarefa individual. A análise desses desenhos foi feita utilizando, principalmente, a teoria de Gaston Bachelard para entender os possíveis obstáculos epistemológicos presentes nas representações, mas a teoria cognitiva de Jean Piaget e a teoria de ensino de David Ausubel vieram ao encontro para auxiliar no entendimento do momento cognitivo do estudante e para pensar em formas de contemplar uma aprendizagem significativa. A grande amostragem de trabalhos fornecem um amplo espectro de análises em que podemos observar exemplos clássicos dos obstáculos epistemológicos realista, animista, verbal e substancialista; inferências sobre qual a abstração o estudante realizou, podendo ser a partir de um objeto ou de uma ideia; e, por fim, com qual tipo de aprendizagem o estudante chegou na oficina, se foi com uma por assimilação ou significativa. Esse trabalho cria um precedente para futuras sequências didáticas em que o estudante seja o centro das atenções durante as aulas para realizar atividades que, mediadas pelo professor, destaquem possíveis obstáculos que apareçam no processo de ensino-aprendizagem, seja reconhecida sua capacidade cognitiva para ser desenvolvidas aulas que oportunizem a presença da aprendizagem significativa.
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