Invenção/reinvenção da arte com as novas mídias digitais na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Rosana Gambino Teixeira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201720
Resumo: O presente trabalho de pesquisa consistiu em mostrar as transformações que a disciplina de Artes vem apresentando com os atuais avanços tecnológicos em seu contexto histórico e social dentro da sala de aula. Abordou o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino da arte e trouxe como problema de pesquisa o questionamento de como o educador utiliza essas tecnologias em suas aulas de Artes e como o educando aceita este desafio. Para possibilitar tal abordagem, realizou-se um projeto dentro da atividade do autorretrato, tendo como objetivo geral pesquisar as relações no mundo digital entre educador, educando e a tecnologia dentro da arte, seus desafios e avanços, utilizando ferramentas como tablet, datashow e computadores. Os objetivos específicos se concentraram em identificar a forma como a inclusão digital é aceita pelos educadores, verificando a percepção e a aceitação dos mesmos no uso das TICs, seus anseios e desafios, bem como a crítica e avaliação na realização do seu trabalho dentro do Projeto de Autorretrato, e de que forma os docentes puderam inventar/reinventar a arte utilizando-se da tecnologia em sala de aula. O alvo deste trabalho foi uma turma de educandos do oitavo ano, composta por vinte educandos entre treze e dezessete anos de idade. Desta forma, realizou-se a pesquisa qualitativa, contribuindo para o tema proposto dentro da arte: arte; tecnologia na educação; desafios. Procedeu-se uma pesquisa qualitativa básica e exploratória inserida na linha da arte e educação onde foi realizada uma de coleta de dados através de um questionário respondido por educadores e educandos em uma escola estadual na cidade de Canoas/RS. Os resultados foram de grande importância ao estudo feito dentro das mídias, os alunos acompanharam e desenvolveram um ótimo trabalho dentro das TICs, mostrando que mesmo com todas as dificuldades encontradas ao longo do curso foi possível realizar um bom trabalho, alcançando objetivos estabelecidos e vencendo metas e desafios ao longo do processo. Pôde-se, assim, realizar uma avaliação construtiva e capaz de ver a caminhada individual e coletiva de cada um dos alunos.
id UFRGS-2_04b9b6453ebb4161fe70da97b5f5aab2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201720
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Freitas, Rosana Gambino Teixeira deZunguze, Manuel Constantino2019-11-14T03:54:00Z2018http://hdl.handle.net/10183/201720001106779O presente trabalho de pesquisa consistiu em mostrar as transformações que a disciplina de Artes vem apresentando com os atuais avanços tecnológicos em seu contexto histórico e social dentro da sala de aula. Abordou o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino da arte e trouxe como problema de pesquisa o questionamento de como o educador utiliza essas tecnologias em suas aulas de Artes e como o educando aceita este desafio. Para possibilitar tal abordagem, realizou-se um projeto dentro da atividade do autorretrato, tendo como objetivo geral pesquisar as relações no mundo digital entre educador, educando e a tecnologia dentro da arte, seus desafios e avanços, utilizando ferramentas como tablet, datashow e computadores. Os objetivos específicos se concentraram em identificar a forma como a inclusão digital é aceita pelos educadores, verificando a percepção e a aceitação dos mesmos no uso das TICs, seus anseios e desafios, bem como a crítica e avaliação na realização do seu trabalho dentro do Projeto de Autorretrato, e de que forma os docentes puderam inventar/reinventar a arte utilizando-se da tecnologia em sala de aula. O alvo deste trabalho foi uma turma de educandos do oitavo ano, composta por vinte educandos entre treze e dezessete anos de idade. Desta forma, realizou-se a pesquisa qualitativa, contribuindo para o tema proposto dentro da arte: arte; tecnologia na educação; desafios. Procedeu-se uma pesquisa qualitativa básica e exploratória inserida na linha da arte e educação onde foi realizada uma de coleta de dados através de um questionário respondido por educadores e educandos em uma escola estadual na cidade de Canoas/RS. Os resultados foram de grande importância ao estudo feito dentro das mídias, os alunos acompanharam e desenvolveram um ótimo trabalho dentro das TICs, mostrando que mesmo com todas as dificuldades encontradas ao longo do curso foi possível realizar um bom trabalho, alcançando objetivos estabelecidos e vencendo metas e desafios ao longo do processo. Pôde-se, assim, realizar uma avaliação construtiva e capaz de ver a caminhada individual e coletiva de cada um dos alunos.The present research consisted in showing the transformations that the discipline of Arts has presented with the current technological advances in its historical and social context within the classroom. It addressed the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the teaching of art and brought as a research problem the questioning of how the educator uses these technologies in his Arts classes and how the student accepts this challenge. To enable such an approach, a project was carried out within the self-portrait activity, with the general objective of researching the relationships in the digital world between educator, educating and technology within art, its challenges and advances, using tools such as tablet, data show and computers. Specific objectives were focused on identifying how digital inclusion is accepted by the teachers, verifying their perception and acceptance in the use of ICTs, their desires and challenges, as well as their reviews and evaluations about the performance of their work within the SelfPortrait Project, and how teachers were able to invent / reinvent art using technology in classroom. The aim of this work was a group of eighth grade students, composed of twenty students with ages between thirteen and seventeen. Then, the qualitative research was carried out, contributing to the proposed theme within art: art; technology in education; challenges. A basic and exploratory qualitative research was inserted in the line of art and education where a data collection was carried out through a questionnaire answered by educators and students in a public school of the city of Canoas/RS. The results were of great importance to the study done within the media, the students followed and developed a great work within the ICTs, showing that even with all the difficulties encountered throughout the course it was possible to do a good job, reaching established goals and winning goals and challenges throughout the process. It was thus possible to carry out a constructive evaluation and able to see the individual and collective walk of each of the students.application/pdfporArteTecnologiaAprendizagemArtTechnology in EducationChallengesLearningInvenção/reinvenção da arte com as novas mídias digitais na educaçãoDigital media and its contributions to the literacy and literacy process info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106779.pdf.txt001106779.pdf.txtExtracted Texttext/plain72166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201720/2/001106779.pdf.txt996b0089677eb8b83dbebf615dee4ae9MD52ORIGINAL001106779.pdfTexto completoapplication/pdf955394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201720/1/001106779.pdf1af6ece820d4e3dc361168ac5a43a205MD5110183/2017202019-11-15 04:51:10.657312oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201720Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:51:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Invenção/reinvenção da arte com as novas mídias digitais na educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Digital media and its contributions to the literacy and literacy process
title Invenção/reinvenção da arte com as novas mídias digitais na educação
spellingShingle Invenção/reinvenção da arte com as novas mídias digitais na educação
Freitas, Rosana Gambino Teixeira de
Arte
Tecnologia
Aprendizagem
Art
Technology in Education
Challenges
Learning
title_short Invenção/reinvenção da arte com as novas mídias digitais na educação
title_full Invenção/reinvenção da arte com as novas mídias digitais na educação
title_fullStr Invenção/reinvenção da arte com as novas mídias digitais na educação
title_full_unstemmed Invenção/reinvenção da arte com as novas mídias digitais na educação
title_sort Invenção/reinvenção da arte com as novas mídias digitais na educação
author Freitas, Rosana Gambino Teixeira de
author_facet Freitas, Rosana Gambino Teixeira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Rosana Gambino Teixeira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zunguze, Manuel Constantino
contributor_str_mv Zunguze, Manuel Constantino
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Tecnologia
Aprendizagem
topic Arte
Tecnologia
Aprendizagem
Art
Technology in Education
Challenges
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Art
Technology in Education
Challenges
Learning
description O presente trabalho de pesquisa consistiu em mostrar as transformações que a disciplina de Artes vem apresentando com os atuais avanços tecnológicos em seu contexto histórico e social dentro da sala de aula. Abordou o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino da arte e trouxe como problema de pesquisa o questionamento de como o educador utiliza essas tecnologias em suas aulas de Artes e como o educando aceita este desafio. Para possibilitar tal abordagem, realizou-se um projeto dentro da atividade do autorretrato, tendo como objetivo geral pesquisar as relações no mundo digital entre educador, educando e a tecnologia dentro da arte, seus desafios e avanços, utilizando ferramentas como tablet, datashow e computadores. Os objetivos específicos se concentraram em identificar a forma como a inclusão digital é aceita pelos educadores, verificando a percepção e a aceitação dos mesmos no uso das TICs, seus anseios e desafios, bem como a crítica e avaliação na realização do seu trabalho dentro do Projeto de Autorretrato, e de que forma os docentes puderam inventar/reinventar a arte utilizando-se da tecnologia em sala de aula. O alvo deste trabalho foi uma turma de educandos do oitavo ano, composta por vinte educandos entre treze e dezessete anos de idade. Desta forma, realizou-se a pesquisa qualitativa, contribuindo para o tema proposto dentro da arte: arte; tecnologia na educação; desafios. Procedeu-se uma pesquisa qualitativa básica e exploratória inserida na linha da arte e educação onde foi realizada uma de coleta de dados através de um questionário respondido por educadores e educandos em uma escola estadual na cidade de Canoas/RS. Os resultados foram de grande importância ao estudo feito dentro das mídias, os alunos acompanharam e desenvolveram um ótimo trabalho dentro das TICs, mostrando que mesmo com todas as dificuldades encontradas ao longo do curso foi possível realizar um bom trabalho, alcançando objetivos estabelecidos e vencendo metas e desafios ao longo do processo. Pôde-se, assim, realizar uma avaliação construtiva e capaz de ver a caminhada individual e coletiva de cada um dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-14T03:54:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201720
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106779
url http://hdl.handle.net/10183/201720
identifier_str_mv 001106779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201720/2/001106779.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201720/1/001106779.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 996b0089677eb8b83dbebf615dee4ae9
1af6ece820d4e3dc361168ac5a43a205
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224586361044992