Educação superior no Brasil : acesso, equidade e as políticas de inclusão social
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107445 |
Resumo: | O estudo parte da formação do sistema de educação superior brasileiro, enfatizando as ondas de expansão. A seguir analisa as políticas recentes de democratização do acesso: o Programa Prouni (no setor privado); e as políticas afi rmativas (no setor público). Este estudo teve por base uma pesquisa de dados secundários produzidos pelas principais agências de coleta de dados: INEP/MEC; IBGE/PNAD e IPEA; além de sites de Instituições de Ensino Superior e documentos, como: leis, projetos de leis, sentenças jurídicas etc. Os resultados da análise indicam que uma expansão com equidade no Brasil, ainda depende largamente dos investimentos públicos. |
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Neves, Clarissa Eckert BaetaMorche, BrunoAnhaia, Bruna Cruz de2014-11-25T02:21:04Z20112219-1631http://hdl.handle.net/10183/107445000941942O estudo parte da formação do sistema de educação superior brasileiro, enfatizando as ondas de expansão. A seguir analisa as políticas recentes de democratização do acesso: o Programa Prouni (no setor privado); e as políticas afi rmativas (no setor público). Este estudo teve por base uma pesquisa de dados secundários produzidos pelas principais agências de coleta de dados: INEP/MEC; IBGE/PNAD e IPEA; além de sites de Instituições de Ensino Superior e documentos, como: leis, projetos de leis, sentenças jurídicas etc. Os resultados da análise indicam que uma expansão com equidade no Brasil, ainda depende largamente dos investimentos públicos.El estudio parte de la formación del sistema de educación superior brasileño, enfatizando las ondas de expansión del sistema.En seguimiento,analiza las políticas actuales de democratización al acceso: el Programa Prouni (en el sector privado);y las políticas afi rmativas (en el sector público).El estudio utiliza datos secundários, producidos por las principales agencias de recolección de informaciones:INEP/MEC; IBGE/PNAD e IPEA y sítios em la Internet de Instituciones de Enseñanza Superior y documentos, tales como: leyes, proyectos de leyes,sentencias jurídicas, etc. Los resultados de la analize indicam que la expansión com ecuidad en Brasil, todavia depende ampliamente de las inversiones publicas.application/pdfporControversias e concurrencias latinoamericanas ALAS. [Toluca, México]. Vol. 3, n. 4 (ago. 2011), f. 127-139Educação superiorSociologia da educaçãoUniversidadePolíticas públicasDemocratizaçãoEqüidadeEducación superiorPolíticas socialesEcuidadExpansiónDemocratizaciónEducação superior no Brasil : acesso, equidade e as políticas de inclusão socialEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000941942.pdf000941942.pdfTexto completoapplication/pdf448109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107445/1/000941942.pdf6def9470defa64b3ee5a533d0b1109b5MD51TEXT000941942.pdf.txt000941942.pdf.txtExtracted Texttext/plain30347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107445/2/000941942.pdf.txt8301db519ea06a6197e12bb8cbd34a52MD52THUMBNAIL000941942.pdf.jpg000941942.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107445/3/000941942.pdf.jpgd2e3bef6ed91627ab4858cee6e167935MD5310183/1074452020-05-30 03:37:53.367362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107445Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-05-30T06:37:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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