Educação superior no Brasil : acesso, equidade e as políticas de inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Clarissa Eckert Baeta
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Morche, Bruno, Anhaia, Bruna Cruz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107445
Resumo: O estudo parte da formação do sistema de educação superior brasileiro, enfatizando as ondas de expansão. A seguir analisa as políticas recentes de democratização do acesso: o Programa Prouni (no setor privado); e as políticas afi rmativas (no setor público). Este estudo teve por base uma pesquisa de dados secundários produzidos pelas principais agências de coleta de dados: INEP/MEC; IBGE/PNAD e IPEA; além de sites de Instituições de Ensino Superior e documentos, como: leis, projetos de leis, sentenças jurídicas etc. Os resultados da análise indicam que uma expansão com equidade no Brasil, ainda depende largamente dos investimentos públicos.
id UFRGS-2_0518b0b1b5875d53573b5723e66d456f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107445
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Neves, Clarissa Eckert BaetaMorche, BrunoAnhaia, Bruna Cruz de2014-11-25T02:21:04Z20112219-1631http://hdl.handle.net/10183/107445000941942O estudo parte da formação do sistema de educação superior brasileiro, enfatizando as ondas de expansão. A seguir analisa as políticas recentes de democratização do acesso: o Programa Prouni (no setor privado); e as políticas afi rmativas (no setor público). Este estudo teve por base uma pesquisa de dados secundários produzidos pelas principais agências de coleta de dados: INEP/MEC; IBGE/PNAD e IPEA; além de sites de Instituições de Ensino Superior e documentos, como: leis, projetos de leis, sentenças jurídicas etc. Os resultados da análise indicam que uma expansão com equidade no Brasil, ainda depende largamente dos investimentos públicos.El estudio parte de la formación del sistema de educación superior brasileño, enfatizando las ondas de expansión del sistema.En seguimiento,analiza las políticas actuales de democratización al acceso: el Programa Prouni (en el sector privado);y las políticas afi rmativas (en el sector público).El estudio utiliza datos secundários, producidos por las principales agencias de recolección de informaciones:INEP/MEC; IBGE/PNAD e IPEA y sítios em la Internet de Instituciones de Enseñanza Superior y documentos, tales como: leyes, proyectos de leyes,sentencias jurídicas, etc. Los resultados de la analize indicam que la expansión com ecuidad en Brasil, todavia depende ampliamente de las inversiones publicas.application/pdfporControversias e concurrencias latinoamericanas ALAS. [Toluca, México]. Vol. 3, n. 4 (ago. 2011), f. 127-139Educação superiorSociologia da educaçãoUniversidadePolíticas públicasDemocratizaçãoEqüidadeEducación superiorPolíticas socialesEcuidadExpansiónDemocratizaciónEducação superior no Brasil : acesso, equidade e as políticas de inclusão socialEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000941942.pdf000941942.pdfTexto completoapplication/pdf448109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107445/1/000941942.pdf6def9470defa64b3ee5a533d0b1109b5MD51TEXT000941942.pdf.txt000941942.pdf.txtExtracted Texttext/plain30347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107445/2/000941942.pdf.txt8301db519ea06a6197e12bb8cbd34a52MD52THUMBNAIL000941942.pdf.jpg000941942.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107445/3/000941942.pdf.jpgd2e3bef6ed91627ab4858cee6e167935MD5310183/1074452020-05-30 03:37:53.367362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107445Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-05-30T06:37:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação superior no Brasil : acesso, equidade e as políticas de inclusão social
title Educação superior no Brasil : acesso, equidade e as políticas de inclusão social
spellingShingle Educação superior no Brasil : acesso, equidade e as políticas de inclusão social
Neves, Clarissa Eckert Baeta
Educação superior
Sociologia da educação
Universidade
Políticas públicas
Democratização
Eqüidade
Educación superior
Políticas sociales
Ecuidad
Expansión
Democratización
title_short Educação superior no Brasil : acesso, equidade e as políticas de inclusão social
title_full Educação superior no Brasil : acesso, equidade e as políticas de inclusão social
title_fullStr Educação superior no Brasil : acesso, equidade e as políticas de inclusão social
title_full_unstemmed Educação superior no Brasil : acesso, equidade e as políticas de inclusão social
title_sort Educação superior no Brasil : acesso, equidade e as políticas de inclusão social
author Neves, Clarissa Eckert Baeta
author_facet Neves, Clarissa Eckert Baeta
Morche, Bruno
Anhaia, Bruna Cruz de
author_role author
author2 Morche, Bruno
Anhaia, Bruna Cruz de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Clarissa Eckert Baeta
Morche, Bruno
Anhaia, Bruna Cruz de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Sociologia da educação
Universidade
Políticas públicas
Democratização
Eqüidade
topic Educação superior
Sociologia da educação
Universidade
Políticas públicas
Democratização
Eqüidade
Educación superior
Políticas sociales
Ecuidad
Expansión
Democratización
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación superior
Políticas sociales
Ecuidad
Expansión
Democratización
description O estudo parte da formação do sistema de educação superior brasileiro, enfatizando as ondas de expansão. A seguir analisa as políticas recentes de democratização do acesso: o Programa Prouni (no setor privado); e as políticas afi rmativas (no setor público). Este estudo teve por base uma pesquisa de dados secundários produzidos pelas principais agências de coleta de dados: INEP/MEC; IBGE/PNAD e IPEA; além de sites de Instituições de Ensino Superior e documentos, como: leis, projetos de leis, sentenças jurídicas etc. Os resultados da análise indicam que uma expansão com equidade no Brasil, ainda depende largamente dos investimentos públicos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-25T02:21:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107445
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2219-1631
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000941942
identifier_str_mv 2219-1631
000941942
url http://hdl.handle.net/10183/107445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Controversias e concurrencias latinoamericanas ALAS. [Toluca, México]. Vol. 3, n. 4 (ago. 2011), f. 127-139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107445/1/000941942.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107445/2/000941942.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107445/3/000941942.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6def9470defa64b3ee5a533d0b1109b5
8301db519ea06a6197e12bb8cbd34a52
d2e3bef6ed91627ab4858cee6e167935
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224857962151936