O Programa TEC NEP : a educação profissional na perspectiva inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Sula Cristina Teixeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69859
Resumo: O presente trabalho trata da implementação do Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (TEC NEP) enquanto proposta de expansão da educação profissional para os sujeitos com deficiências numa instituição situada no Rio Grande do Sul, integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O Programa TEC NEP é uma ação implantada no ano 2000, coordenada pela Secretaria de Educação Tecnológica e pela extinta Secretaria da Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), que visa expandir a oferta de educação profissional, possibilitando o acesso, a permanência e a terminalidade dos estudos das pessoas com deficiências. O objetivo deste estudo é verificar como as ações propostas pelo TEC NEP estão sendo implementadas nos campi desta instituição, através da percepção de coordenadores de Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), pois são estes que efetivam o programa no âmbito institucional. A perspectiva metodológica adotada foi a da análise de implementação de política pública com a contribuição dos pressupostos da pesquisa social. O estudo envolveu estudos de referências sobre políticas públicas, educação profissional, educação especial e pesquisa em ciências sociais, levantamento e análise de documentos normativos, assim como pesquisa junto à instituição, envolvendo observação dos aspectos de acessibilidade arquitetônica nos campi e a coleta de informações através de questionário. Os dados obtidos foram analisados de modo a oferecer informações quanto ao histórico de implementação do TEC NEP, características do processo seletivo, o número de alunos com deficiência, as estratégias para favorecer a inclusão escolar, o acompanhamento da inserção no mundo do trabalho, financiamento das ações, capacitação dos membros do NAPNE, adequações de estruturas físicas, dificuldades de implementação, benefícios verificados, assim como sugestões e considerações feitas pelos participantes da pesquisa. Após 12 anos da implantação do Programa TEC NEP, suas ações foram expandidas na rede federal, surtindo bons resultados em termos de inclusão, porém seu alcance ainda é reduzido, considerando sua presença em apenas 272 das 402 unidades da rede. Observa-se que o número de matrículas de alunos com deficiências ainda é pouco expressivo, fato que pode estar relacionado às condições de acesso e permanência desta população nessas instituições, o que reflete no número reduzido de egressos e o quase inexistente acompanhamento destes ao mercado de trabalho. Outro obstáculo importante refere-se à formação docente e dos servidores envolvidos no processo de inclusão. Há necessidade de contratação de profissionais que propiciem a inclusão, como os intérpretes de libras e os revisores de braille, mas principalmente de um profissional com formação em educação especial que articule as ações dentro dos pressupostos da educação inclusiva. Com base nesta pesquisa é possível afirmar que uma das maiores dificuldades deste programa tem sido a falta de registros e de divulgação das ações realizadas, esses permitiriam realizar um processo de avaliação adequada sobre a efetividade do programa e, desse modo, a sinalização de novos rumos para Ação TEC NEP. É indispensável um maior planejamento, acompanhamento e avaliação da implementação das ações propostas pelo programa pelos órgãos responsáveis.
id UFRGS-2_051c8073e14bb6c2d045aaa44e4704d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69859
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Sula Cristina TeixeiraFarenzena, Nalú2013-03-29T01:44:27Z2012http://hdl.handle.net/10183/69859000875096O presente trabalho trata da implementação do Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (TEC NEP) enquanto proposta de expansão da educação profissional para os sujeitos com deficiências numa instituição situada no Rio Grande do Sul, integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O Programa TEC NEP é uma ação implantada no ano 2000, coordenada pela Secretaria de Educação Tecnológica e pela extinta Secretaria da Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), que visa expandir a oferta de educação profissional, possibilitando o acesso, a permanência e a terminalidade dos estudos das pessoas com deficiências. O objetivo deste estudo é verificar como as ações propostas pelo TEC NEP estão sendo implementadas nos campi desta instituição, através da percepção de coordenadores de Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), pois são estes que efetivam o programa no âmbito institucional. A perspectiva metodológica adotada foi a da análise de implementação de política pública com a contribuição dos pressupostos da pesquisa social. O estudo envolveu estudos de referências sobre políticas públicas, educação profissional, educação especial e pesquisa em ciências sociais, levantamento e análise de documentos normativos, assim como pesquisa junto à instituição, envolvendo observação dos aspectos de acessibilidade arquitetônica nos campi e a coleta de informações através de questionário. Os dados obtidos foram analisados de modo a oferecer informações quanto ao histórico de implementação do TEC NEP, características do processo seletivo, o número de alunos com deficiência, as estratégias para favorecer a inclusão escolar, o acompanhamento da inserção no mundo do trabalho, financiamento das ações, capacitação dos membros do NAPNE, adequações de estruturas físicas, dificuldades de implementação, benefícios verificados, assim como sugestões e considerações feitas pelos participantes da pesquisa. Após 12 anos da implantação do Programa TEC NEP, suas ações foram expandidas na rede federal, surtindo bons resultados em termos de inclusão, porém seu alcance ainda é reduzido, considerando sua presença em apenas 272 das 402 unidades da rede. Observa-se que o número de matrículas de alunos com deficiências ainda é pouco expressivo, fato que pode estar relacionado às condições de acesso e permanência desta população nessas instituições, o que reflete no número reduzido de egressos e o quase inexistente acompanhamento destes ao mercado de trabalho. Outro obstáculo importante refere-se à formação docente e dos servidores envolvidos no processo de inclusão. Há necessidade de contratação de profissionais que propiciem a inclusão, como os intérpretes de libras e os revisores de braille, mas principalmente de um profissional com formação em educação especial que articule as ações dentro dos pressupostos da educação inclusiva. Com base nesta pesquisa é possível afirmar que uma das maiores dificuldades deste programa tem sido a falta de registros e de divulgação das ações realizadas, esses permitiriam realizar um processo de avaliação adequada sobre a efetividade do programa e, desse modo, a sinalização de novos rumos para Ação TEC NEP. É indispensável um maior planejamento, acompanhamento e avaliação da implementação das ações propostas pelo programa pelos órgãos responsáveis.application/pdfporPolíticas públicasEducação profissionalInclusão socialO Programa TEC NEP : a educação profissional na perspectiva inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875096.pdf000875096.pdfTexto completoapplication/pdf293191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69859/1/000875096.pdf3d3e2a0878031044128f2c6a7b6b6942MD51TEXT000875096.pdf.txt000875096.pdf.txtExtracted Texttext/plain121369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69859/2/000875096.pdf.txtb5dc069c61949947e313252c119b151eMD52THUMBNAIL000875096.pdf.jpg000875096.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69859/3/000875096.pdf.jpg63a58832c1899686add09664c9a6ac60MD5310183/698592018-10-15 08:05:30.884oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69859Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:05:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Programa TEC NEP : a educação profissional na perspectiva inclusiva
title O Programa TEC NEP : a educação profissional na perspectiva inclusiva
spellingShingle O Programa TEC NEP : a educação profissional na perspectiva inclusiva
Nunes, Sula Cristina Teixeira
Políticas públicas
Educação profissional
Inclusão social
title_short O Programa TEC NEP : a educação profissional na perspectiva inclusiva
title_full O Programa TEC NEP : a educação profissional na perspectiva inclusiva
title_fullStr O Programa TEC NEP : a educação profissional na perspectiva inclusiva
title_full_unstemmed O Programa TEC NEP : a educação profissional na perspectiva inclusiva
title_sort O Programa TEC NEP : a educação profissional na perspectiva inclusiva
author Nunes, Sula Cristina Teixeira
author_facet Nunes, Sula Cristina Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Sula Cristina Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Farenzena, Nalú
contributor_str_mv Farenzena, Nalú
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Educação profissional
Inclusão social
topic Políticas públicas
Educação profissional
Inclusão social
description O presente trabalho trata da implementação do Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (TEC NEP) enquanto proposta de expansão da educação profissional para os sujeitos com deficiências numa instituição situada no Rio Grande do Sul, integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O Programa TEC NEP é uma ação implantada no ano 2000, coordenada pela Secretaria de Educação Tecnológica e pela extinta Secretaria da Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), que visa expandir a oferta de educação profissional, possibilitando o acesso, a permanência e a terminalidade dos estudos das pessoas com deficiências. O objetivo deste estudo é verificar como as ações propostas pelo TEC NEP estão sendo implementadas nos campi desta instituição, através da percepção de coordenadores de Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), pois são estes que efetivam o programa no âmbito institucional. A perspectiva metodológica adotada foi a da análise de implementação de política pública com a contribuição dos pressupostos da pesquisa social. O estudo envolveu estudos de referências sobre políticas públicas, educação profissional, educação especial e pesquisa em ciências sociais, levantamento e análise de documentos normativos, assim como pesquisa junto à instituição, envolvendo observação dos aspectos de acessibilidade arquitetônica nos campi e a coleta de informações através de questionário. Os dados obtidos foram analisados de modo a oferecer informações quanto ao histórico de implementação do TEC NEP, características do processo seletivo, o número de alunos com deficiência, as estratégias para favorecer a inclusão escolar, o acompanhamento da inserção no mundo do trabalho, financiamento das ações, capacitação dos membros do NAPNE, adequações de estruturas físicas, dificuldades de implementação, benefícios verificados, assim como sugestões e considerações feitas pelos participantes da pesquisa. Após 12 anos da implantação do Programa TEC NEP, suas ações foram expandidas na rede federal, surtindo bons resultados em termos de inclusão, porém seu alcance ainda é reduzido, considerando sua presença em apenas 272 das 402 unidades da rede. Observa-se que o número de matrículas de alunos com deficiências ainda é pouco expressivo, fato que pode estar relacionado às condições de acesso e permanência desta população nessas instituições, o que reflete no número reduzido de egressos e o quase inexistente acompanhamento destes ao mercado de trabalho. Outro obstáculo importante refere-se à formação docente e dos servidores envolvidos no processo de inclusão. Há necessidade de contratação de profissionais que propiciem a inclusão, como os intérpretes de libras e os revisores de braille, mas principalmente de um profissional com formação em educação especial que articule as ações dentro dos pressupostos da educação inclusiva. Com base nesta pesquisa é possível afirmar que uma das maiores dificuldades deste programa tem sido a falta de registros e de divulgação das ações realizadas, esses permitiriam realizar um processo de avaliação adequada sobre a efetividade do programa e, desse modo, a sinalização de novos rumos para Ação TEC NEP. É indispensável um maior planejamento, acompanhamento e avaliação da implementação das ações propostas pelo programa pelos órgãos responsáveis.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-29T01:44:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69859
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875096
url http://hdl.handle.net/10183/69859
identifier_str_mv 000875096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69859/1/000875096.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69859/2/000875096.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69859/3/000875096.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d3e2a0878031044128f2c6a7b6b6942
b5dc069c61949947e313252c119b151e
63a58832c1899686add09664c9a6ac60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447102772215808