O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Luíze Bueno Ferreira Fonseca de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70689
Resumo: Este trabalho aborda o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de língua estrangeira (LE). Para isso, foram revistas algumas definições e concepções sobre tecnologia e sobre seu uso na Educação segundo Almeida (2007), Menezes (2009) e Vargas (1994), entre outros autores. O estudo tem como objetivo investigar as transformações ocorridas na sala de aula de língua espanhola com o início do uso dos laptops educacionais. Com a finalidade de analisar o que mudou nas aulas de LE com a inserção do Projeto UCA – Um computador por Aluno no Colégio de Aplicação da UFRGS foi realizado um estudo qualitativo utilizando como instrumento questionários que foram aplicados aos alunos de turmas do 9º e 1º anos e aos professores de espanhol da escola. A partir dessa breve análise, pode-se inferir que o ensino de LE por meio das novas tecnologias tem trazido mudanças e pontos positivos para o processo de ensino-aprendizagem do contexto escolar que conhecemos. Porém, há muitas adaptações a serem feitas para que se chegue a um nível ideal e proveitoso do ensino com o uso das novas tecnologias.
id UFRGS-2_052ff8276483a3f1f10c049bc4c64b3f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70689
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fraga, Luíze Bueno Ferreira Fonseca deSchroeder, Daniela Norci2013-04-27T01:48:08Z2012http://hdl.handle.net/10183/70689000876984Este trabalho aborda o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de língua estrangeira (LE). Para isso, foram revistas algumas definições e concepções sobre tecnologia e sobre seu uso na Educação segundo Almeida (2007), Menezes (2009) e Vargas (1994), entre outros autores. O estudo tem como objetivo investigar as transformações ocorridas na sala de aula de língua espanhola com o início do uso dos laptops educacionais. Com a finalidade de analisar o que mudou nas aulas de LE com a inserção do Projeto UCA – Um computador por Aluno no Colégio de Aplicação da UFRGS foi realizado um estudo qualitativo utilizando como instrumento questionários que foram aplicados aos alunos de turmas do 9º e 1º anos e aos professores de espanhol da escola. A partir dessa breve análise, pode-se inferir que o ensino de LE por meio das novas tecnologias tem trazido mudanças e pontos positivos para o processo de ensino-aprendizagem do contexto escolar que conhecemos. Porém, há muitas adaptações a serem feitas para que se chegue a um nível ideal e proveitoso do ensino com o uso das novas tecnologias.Este trabajo aborda el uso de las tecnologías digitales de la información y comunicación en la enseñanza de lengua extranjera (LE). Para eso, fueron revisadas algunas definiciones y conceptos sobre tecnología y sobre su uso en la Enseñanza según Almeida (2007) Menezes (2009) e Vargas (1994), entre otros autores. El estudio tiene como objetivo investigar las transformaciones pasadas en la aula de clase de lengua española con el inicio del uso de los laptops educacionales. Con la finalidad de analizar lo que cambió en las clases de LE con la inserción del Proyecto UCA – Un computador por alumno en el Colégio de Aplicação de la UFRGS fue realizado un estudio cualitativo utilizando como instrumento cuestionarios los cuales fueron aplicados a los alumnos de 9º y 1º años y a los profesores de lengua española de la escuela. A partir de este breve análisis, se puede afirmar que la enseñanza de LE con el uso de las nuevas tecnologías trajo cambios y puntos positivos para el proceso de enseñanza-aprendizaje del contexto escolar lo cual conocemos. Sin embargo, hay muchas adaptaciones que hacer para alcanzar a un nivel ideal y provechoso de la enseñanza con el uso de las nuevas tecnologías.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (espanhol)Tecnologias de informacao e ensino de linguas (segunda lingua)EnsinoEnseñanzaTecnologíaLengua extranjeraLaptop educacionalO uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Língua Moderna: Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000876984.pdf000876984.pdfTexto completoapplication/pdf574501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70689/1/000876984.pdf46011587b8e55b27d5c803fd04d95eecMD51TEXT000876984.pdf.txt000876984.pdf.txtExtracted Texttext/plain74526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70689/2/000876984.pdf.txt0b5ad99849721f879e5c421618118efdMD52THUMBNAIL000876984.pdf.jpg000876984.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70689/3/000876984.pdf.jpge5f58e5558e02844fa05e87c332dd3c8MD5310183/706892022-08-06 04:50:10.74021oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70689Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:50:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira
title O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira
spellingShingle O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira
Fraga, Luíze Bueno Ferreira Fonseca de
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Tecnologias de informacao e ensino de linguas (segunda lingua)
Ensino
Enseñanza
Tecnología
Lengua extranjera
Laptop educacional
title_short O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira
title_full O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira
title_fullStr O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira
title_full_unstemmed O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira
title_sort O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira
author Fraga, Luíze Bueno Ferreira Fonseca de
author_facet Fraga, Luíze Bueno Ferreira Fonseca de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Luíze Bueno Ferreira Fonseca de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schroeder, Daniela Norci
contributor_str_mv Schroeder, Daniela Norci
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Tecnologias de informacao e ensino de linguas (segunda lingua)
Ensino
topic Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Tecnologias de informacao e ensino de linguas (segunda lingua)
Ensino
Enseñanza
Tecnología
Lengua extranjera
Laptop educacional
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza
Tecnología
Lengua extranjera
Laptop educacional
description Este trabalho aborda o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de língua estrangeira (LE). Para isso, foram revistas algumas definições e concepções sobre tecnologia e sobre seu uso na Educação segundo Almeida (2007), Menezes (2009) e Vargas (1994), entre outros autores. O estudo tem como objetivo investigar as transformações ocorridas na sala de aula de língua espanhola com o início do uso dos laptops educacionais. Com a finalidade de analisar o que mudou nas aulas de LE com a inserção do Projeto UCA – Um computador por Aluno no Colégio de Aplicação da UFRGS foi realizado um estudo qualitativo utilizando como instrumento questionários que foram aplicados aos alunos de turmas do 9º e 1º anos e aos professores de espanhol da escola. A partir dessa breve análise, pode-se inferir que o ensino de LE por meio das novas tecnologias tem trazido mudanças e pontos positivos para o processo de ensino-aprendizagem do contexto escolar que conhecemos. Porém, há muitas adaptações a serem feitas para que se chegue a um nível ideal e proveitoso do ensino com o uso das novas tecnologias.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-27T01:48:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70689
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000876984
url http://hdl.handle.net/10183/70689
identifier_str_mv 000876984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70689/1/000876984.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70689/2/000876984.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70689/3/000876984.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 46011587b8e55b27d5c803fd04d95eec
0b5ad99849721f879e5c421618118efd
e5f58e5558e02844fa05e87c332dd3c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447105474396160