O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/70689 |
Resumo: | Este trabalho aborda o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de língua estrangeira (LE). Para isso, foram revistas algumas definições e concepções sobre tecnologia e sobre seu uso na Educação segundo Almeida (2007), Menezes (2009) e Vargas (1994), entre outros autores. O estudo tem como objetivo investigar as transformações ocorridas na sala de aula de língua espanhola com o início do uso dos laptops educacionais. Com a finalidade de analisar o que mudou nas aulas de LE com a inserção do Projeto UCA – Um computador por Aluno no Colégio de Aplicação da UFRGS foi realizado um estudo qualitativo utilizando como instrumento questionários que foram aplicados aos alunos de turmas do 9º e 1º anos e aos professores de espanhol da escola. A partir dessa breve análise, pode-se inferir que o ensino de LE por meio das novas tecnologias tem trazido mudanças e pontos positivos para o processo de ensino-aprendizagem do contexto escolar que conhecemos. Porém, há muitas adaptações a serem feitas para que se chegue a um nível ideal e proveitoso do ensino com o uso das novas tecnologias. |
id |
UFRGS-2_052ff8276483a3f1f10c049bc4c64b3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70689 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fraga, Luíze Bueno Ferreira Fonseca deSchroeder, Daniela Norci2013-04-27T01:48:08Z2012http://hdl.handle.net/10183/70689000876984Este trabalho aborda o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de língua estrangeira (LE). Para isso, foram revistas algumas definições e concepções sobre tecnologia e sobre seu uso na Educação segundo Almeida (2007), Menezes (2009) e Vargas (1994), entre outros autores. O estudo tem como objetivo investigar as transformações ocorridas na sala de aula de língua espanhola com o início do uso dos laptops educacionais. Com a finalidade de analisar o que mudou nas aulas de LE com a inserção do Projeto UCA – Um computador por Aluno no Colégio de Aplicação da UFRGS foi realizado um estudo qualitativo utilizando como instrumento questionários que foram aplicados aos alunos de turmas do 9º e 1º anos e aos professores de espanhol da escola. A partir dessa breve análise, pode-se inferir que o ensino de LE por meio das novas tecnologias tem trazido mudanças e pontos positivos para o processo de ensino-aprendizagem do contexto escolar que conhecemos. Porém, há muitas adaptações a serem feitas para que se chegue a um nível ideal e proveitoso do ensino com o uso das novas tecnologias.Este trabajo aborda el uso de las tecnologías digitales de la información y comunicación en la enseñanza de lengua extranjera (LE). Para eso, fueron revisadas algunas definiciones y conceptos sobre tecnología y sobre su uso en la Enseñanza según Almeida (2007) Menezes (2009) e Vargas (1994), entre otros autores. El estudio tiene como objetivo investigar las transformaciones pasadas en la aula de clase de lengua española con el inicio del uso de los laptops educacionales. Con la finalidad de analizar lo que cambió en las clases de LE con la inserción del Proyecto UCA – Un computador por alumno en el Colégio de Aplicação de la UFRGS fue realizado un estudio cualitativo utilizando como instrumento cuestionarios los cuales fueron aplicados a los alumnos de 9º y 1º años y a los profesores de lengua española de la escuela. A partir de este breve análisis, se puede afirmar que la enseñanza de LE con el uso de las nuevas tecnologías trajo cambios y puntos positivos para el proceso de enseñanza-aprendizaje del contexto escolar lo cual conocemos. Sin embargo, hay muchas adaptaciones que hacer para alcanzar a un nivel ideal y provechoso de la enseñanza con el uso de las nuevas tecnologías.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (espanhol)Tecnologias de informacao e ensino de linguas (segunda lingua)EnsinoEnseñanzaTecnologíaLengua extranjeraLaptop educacionalO uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Língua Moderna: Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000876984.pdf000876984.pdfTexto completoapplication/pdf574501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70689/1/000876984.pdf46011587b8e55b27d5c803fd04d95eecMD51TEXT000876984.pdf.txt000876984.pdf.txtExtracted Texttext/plain74526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70689/2/000876984.pdf.txt0b5ad99849721f879e5c421618118efdMD52THUMBNAIL000876984.pdf.jpg000876984.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70689/3/000876984.pdf.jpge5f58e5558e02844fa05e87c332dd3c8MD5310183/706892022-08-06 04:50:10.74021oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70689Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:50:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira |
title |
O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira |
spellingShingle |
O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira Fraga, Luíze Bueno Ferreira Fonseca de Ensino de língua estrangeira (espanhol) Tecnologias de informacao e ensino de linguas (segunda lingua) Ensino Enseñanza Tecnología Lengua extranjera Laptop educacional |
title_short |
O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira |
title_full |
O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira |
title_fullStr |
O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira |
title_sort |
O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira |
author |
Fraga, Luíze Bueno Ferreira Fonseca de |
author_facet |
Fraga, Luíze Bueno Ferreira Fonseca de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga, Luíze Bueno Ferreira Fonseca de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schroeder, Daniela Norci |
contributor_str_mv |
Schroeder, Daniela Norci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira (espanhol) Tecnologias de informacao e ensino de linguas (segunda lingua) Ensino |
topic |
Ensino de língua estrangeira (espanhol) Tecnologias de informacao e ensino de linguas (segunda lingua) Ensino Enseñanza Tecnología Lengua extranjera Laptop educacional |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza Tecnología Lengua extranjera Laptop educacional |
description |
Este trabalho aborda o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de língua estrangeira (LE). Para isso, foram revistas algumas definições e concepções sobre tecnologia e sobre seu uso na Educação segundo Almeida (2007), Menezes (2009) e Vargas (1994), entre outros autores. O estudo tem como objetivo investigar as transformações ocorridas na sala de aula de língua espanhola com o início do uso dos laptops educacionais. Com a finalidade de analisar o que mudou nas aulas de LE com a inserção do Projeto UCA – Um computador por Aluno no Colégio de Aplicação da UFRGS foi realizado um estudo qualitativo utilizando como instrumento questionários que foram aplicados aos alunos de turmas do 9º e 1º anos e aos professores de espanhol da escola. A partir dessa breve análise, pode-se inferir que o ensino de LE por meio das novas tecnologias tem trazido mudanças e pontos positivos para o processo de ensino-aprendizagem do contexto escolar que conhecemos. Porém, há muitas adaptações a serem feitas para que se chegue a um nível ideal e proveitoso do ensino com o uso das novas tecnologias. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-27T01:48:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/70689 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000876984 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/70689 |
identifier_str_mv |
000876984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70689/1/000876984.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70689/2/000876984.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70689/3/000876984.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
46011587b8e55b27d5c803fd04d95eec 0b5ad99849721f879e5c421618118efd e5f58e5558e02844fa05e87c332dd3c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447105474396160 |