Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255493 |
Resumo: | Objetivamos compreender os interesses dos líderes dos grupos de pesquisa em Educação Física escolar ao encaminharem suas pesquisas aos periódicos científicos. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico, vinculada a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Consideramos que, devido à estrutura científica instaurada no campo e subcampo acadêmico-científico, a relação de interesse dos líderes com o periodismo acontece mediada pela posição que os agentes ocupam no espaço social. A depender da posição, o modus operandi dos líderes organiza estratégias e ações para seguir operando cientificamente no espaço social. |
id |
UFRGS-2_0542c1ce34f9dd01a87b2e0692f59117 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255493 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Frasson, Jéssica SerafimWittizorecki, Elisandro Schultz2023-03-10T03:25:31Z20211415-4676http://hdl.handle.net/10183/255493001147659Objetivamos compreender os interesses dos líderes dos grupos de pesquisa em Educação Física escolar ao encaminharem suas pesquisas aos periódicos científicos. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico, vinculada a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Consideramos que, devido à estrutura científica instaurada no campo e subcampo acadêmico-científico, a relação de interesse dos líderes com o periodismo acontece mediada pela posição que os agentes ocupam no espaço social. A depender da posição, o modus operandi dos líderes organiza estratégias e ações para seguir operando cientificamente no espaço social.We aim to understand the interests of the leaders of research groups in school Physical Education when forwarding their research to scientific journals. As the methodological design, the authors have chosen qualitative research and prosopography as methodological procedures linking semi-structured interviews to the analysis of documents for obtaining information. We considered that due to the scientific structure established in the academic-scientific field and subfield, the relationship of interest of the leaders with the journalism happens mediated by the position that the agents occupy in the social space. Depending on the position, the leaders modus operandi organizes strategies and actions to continue operating scientifically in the social space.Nuestro objetivo es comprender los intereses de los líderes de los grupos de investigación en Educación Física escolar al remitir sus investigaciones a revistas científicas. El diseño metodológico se basa en la investigación cualitativa y presenta la prosopografía como un procedimiento metodológico, vinculado a entrevistas semiestructuradas y análisis de documentos como herramientas para el proceso de obtención de información. Consideramos que debido a la estructura científica establecida en el campo y subcampo académico-científico, la relación de interés de los líderes con el periodismo pasa mediatizada por la posición que ocupan los agentes en el espacio social. Dependiendo del cargo, el modus operandi de los líderes organiza estrategias y acciones para seguir operando científicamente en el espacio social.application/pdfporPensar a prática. Goiânia. Vol. 24, e67712 (2021) p. 1-20Educação física escolarGrupos de pesquisaPeriódicos científicosAcademic-scientific SubfieldPhysical Education in SchoolsResearch GroupsScientific JournalsSubcampo académico-científicoEducación física escolarGrupo de investigaciónRevistas científicasGrupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderesResearch groups in school physical education and scientific periodism: the mo and the interests of leadersGrupos de investigación en educación física escolar y periodismo científico: modus operandi e intereses de los líderesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147659.pdf.txt001147659.pdf.txtExtracted Texttext/plain43562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255493/2/001147659.pdf.txt61e21b6ac01e912bc5ce78087c0de109MD52ORIGINAL001147659.pdfTexto completoapplication/pdf271295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255493/1/001147659.pdfda03b77981d2cc6e10988cb694a7eea8MD5110183/2554932023-03-11 03:28:13.410285oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255493Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-11T06:28:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Research groups in school physical education and scientific periodism: the mo and the interests of leaders |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Grupos de investigación en educación física escolar y periodismo científico: modus operandi e intereses de los líderes |
title |
Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes |
spellingShingle |
Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes Frasson, Jéssica Serafim Educação física escolar Grupos de pesquisa Periódicos científicos Academic-scientific Subfield Physical Education in Schools Research Groups Scientific Journals Subcampo académico-científico Educación física escolar Grupo de investigación Revistas científicas |
title_short |
Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes |
title_full |
Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes |
title_fullStr |
Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes |
title_full_unstemmed |
Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes |
title_sort |
Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes |
author |
Frasson, Jéssica Serafim |
author_facet |
Frasson, Jéssica Serafim Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_role |
author |
author2 |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frasson, Jéssica Serafim Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Grupos de pesquisa Periódicos científicos |
topic |
Educação física escolar Grupos de pesquisa Periódicos científicos Academic-scientific Subfield Physical Education in Schools Research Groups Scientific Journals Subcampo académico-científico Educación física escolar Grupo de investigación Revistas científicas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Academic-scientific Subfield Physical Education in Schools Research Groups Scientific Journals |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Subcampo académico-científico Educación física escolar Grupo de investigación Revistas científicas |
description |
Objetivamos compreender os interesses dos líderes dos grupos de pesquisa em Educação Física escolar ao encaminharem suas pesquisas aos periódicos científicos. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico, vinculada a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Consideramos que, devido à estrutura científica instaurada no campo e subcampo acadêmico-científico, a relação de interesse dos líderes com o periodismo acontece mediada pela posição que os agentes ocupam no espaço social. A depender da posição, o modus operandi dos líderes organiza estratégias e ações para seguir operando cientificamente no espaço social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-10T03:25:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255493 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-4676 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001147659 |
identifier_str_mv |
1415-4676 001147659 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Pensar a prática. Goiânia. Vol. 24, e67712 (2021) p. 1-20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255493/2/001147659.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255493/1/001147659.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
61e21b6ac01e912bc5ce78087c0de109 da03b77981d2cc6e10988cb694a7eea8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447821119127552 |