Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frasson, Jéssica Serafim
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Wittizorecki, Elisandro Schultz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255493
Resumo: Objetivamos compreender os interesses dos líderes dos grupos de pesquisa em Educação Física escolar ao encaminharem suas pesquisas aos periódicos científicos. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico, vinculada a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Consideramos que, devido à estrutura científica instaurada no campo e subcampo acadêmico-científico, a relação de interesse dos líderes com o periodismo acontece mediada pela posição que os agentes ocupam no espaço social. A depender da posição, o modus operandi dos líderes organiza estratégias e ações para seguir operando cientificamente no espaço social.
id UFRGS-2_0542c1ce34f9dd01a87b2e0692f59117
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255493
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Frasson, Jéssica SerafimWittizorecki, Elisandro Schultz2023-03-10T03:25:31Z20211415-4676http://hdl.handle.net/10183/255493001147659Objetivamos compreender os interesses dos líderes dos grupos de pesquisa em Educação Física escolar ao encaminharem suas pesquisas aos periódicos científicos. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico, vinculada a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Consideramos que, devido à estrutura científica instaurada no campo e subcampo acadêmico-científico, a relação de interesse dos líderes com o periodismo acontece mediada pela posição que os agentes ocupam no espaço social. A depender da posição, o modus operandi dos líderes organiza estratégias e ações para seguir operando cientificamente no espaço social.We aim to understand the interests of the leaders of research groups in school Physical Education when forwarding their research to scientific journals. As the methodological design, the authors have chosen qualitative research and prosopography as methodological procedures linking semi-structured interviews to the analysis of documents for obtaining information. We considered that due to the scientific structure established in the academic-scientific field and subfield, the relationship of interest of the leaders with the journalism happens mediated by the position that the agents occupy in the social space. Depending on the position, the leaders modus operandi organizes strategies and actions to continue operating scientifically in the social space.Nuestro objetivo es comprender los intereses de los líderes de los grupos de investigación en Educación Física escolar al remitir sus investigaciones a revistas científicas. El diseño metodológico se basa en la investigación cualitativa y presenta la prosopografía como un procedimiento metodológico, vinculado a entrevistas semiestructuradas y análisis de documentos como herramientas para el proceso de obtención de información. Consideramos que debido a la estructura científica establecida en el campo y subcampo académico-científico, la relación de interés de los líderes con el periodismo pasa mediatizada por la posición que ocupan los agentes en el espacio social. Dependiendo del cargo, el modus operandi de los líderes organiza estrategias y acciones para seguir operando científicamente en el espacio social.application/pdfporPensar a prática. Goiânia. Vol. 24, e67712 (2021) p. 1-20Educação física escolarGrupos de pesquisaPeriódicos científicosAcademic-scientific SubfieldPhysical Education in SchoolsResearch GroupsScientific JournalsSubcampo académico-científicoEducación física escolarGrupo de investigaciónRevistas científicasGrupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderesResearch groups in school physical education and scientific periodism: the mo and the interests of leadersGrupos de investigación en educación física escolar y periodismo científico: modus operandi e intereses de los líderesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147659.pdf.txt001147659.pdf.txtExtracted Texttext/plain43562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255493/2/001147659.pdf.txt61e21b6ac01e912bc5ce78087c0de109MD52ORIGINAL001147659.pdfTexto completoapplication/pdf271295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255493/1/001147659.pdfda03b77981d2cc6e10988cb694a7eea8MD5110183/2554932023-03-11 03:28:13.410285oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255493Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-11T06:28:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Research groups in school physical education and scientific periodism: the mo and the interests of leaders
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Grupos de investigación en educación física escolar y periodismo científico: modus operandi e intereses de los líderes
title Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes
spellingShingle Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes
Frasson, Jéssica Serafim
Educação física escolar
Grupos de pesquisa
Periódicos científicos
Academic-scientific Subfield
Physical Education in Schools
Research Groups
Scientific Journals
Subcampo académico-científico
Educación física escolar
Grupo de investigación
Revistas científicas
title_short Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes
title_full Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes
title_fullStr Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes
title_full_unstemmed Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes
title_sort Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes
author Frasson, Jéssica Serafim
author_facet Frasson, Jéssica Serafim
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_role author
author2 Wittizorecki, Elisandro Schultz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frasson, Jéssica Serafim
Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Grupos de pesquisa
Periódicos científicos
topic Educação física escolar
Grupos de pesquisa
Periódicos científicos
Academic-scientific Subfield
Physical Education in Schools
Research Groups
Scientific Journals
Subcampo académico-científico
Educación física escolar
Grupo de investigación
Revistas científicas
dc.subject.eng.fl_str_mv Academic-scientific Subfield
Physical Education in Schools
Research Groups
Scientific Journals
dc.subject.spa.fl_str_mv Subcampo académico-científico
Educación física escolar
Grupo de investigación
Revistas científicas
description Objetivamos compreender os interesses dos líderes dos grupos de pesquisa em Educação Física escolar ao encaminharem suas pesquisas aos periódicos científicos. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico, vinculada a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Consideramos que, devido à estrutura científica instaurada no campo e subcampo acadêmico-científico, a relação de interesse dos líderes com o periodismo acontece mediada pela posição que os agentes ocupam no espaço social. A depender da posição, o modus operandi dos líderes organiza estratégias e ações para seguir operando cientificamente no espaço social.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-10T03:25:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255493
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-4676
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147659
identifier_str_mv 1415-4676
001147659
url http://hdl.handle.net/10183/255493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pensar a prática. Goiânia. Vol. 24, e67712 (2021) p. 1-20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255493/2/001147659.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255493/1/001147659.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 61e21b6ac01e912bc5ce78087c0de109
da03b77981d2cc6e10988cb694a7eea8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225082539868160