A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frasson, Jéssica Serafim
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Borowski, Eduardo Batista Von, Wittizorecki, Elisandro Schultz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255539
Resumo: O presente texto é fruto de uma tese de doutorado e tem como objetivo apresentar as práticas científicas dos grupos de pesquisa da região sul do Brasil que pesquisam o subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico vinculado a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Foi possível compreender que as práticas científicas são orientadas político-epistemologicamente e indicam não apenas aquilo que os agentes fazem e a forma que fazem, mas, sobretudo, os interesses e intencionalidades que orientam as suas ações e disposições no espaço social;pois, suas agendas de pesquisas, os caminhos metodológicos, as problematizações e as produções científicas estão intimamente articuladas as suas bases político-epistemológicas e, portanto, concepções de mundo, de educação e de Educação Física escolar.
id UFRGS-2_516d9c80776c915e03914abdc660a5ac
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255539
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Frasson, Jéssica SerafimBorowski, Eduardo Batista VonWittizorecki, Elisandro Schultz2023-03-10T03:26:47Z20210103-4111http://hdl.handle.net/10183/255539001147581O presente texto é fruto de uma tese de doutorado e tem como objetivo apresentar as práticas científicas dos grupos de pesquisa da região sul do Brasil que pesquisam o subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico vinculado a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Foi possível compreender que as práticas científicas são orientadas político-epistemologicamente e indicam não apenas aquilo que os agentes fazem e a forma que fazem, mas, sobretudo, os interesses e intencionalidades que orientam as suas ações e disposições no espaço social;pois, suas agendas de pesquisas, os caminhos metodológicos, as problematizações e as produções científicas estão intimamente articuladas as suas bases político-epistemológicas e, portanto, concepções de mundo, de educação e de Educação Física escolar.This text aims to analyze the scientific practices of research groups dedicated to the academic-scientific subfield of Physical Education in Schools. It focuses on groups working in the Southern region of Brazil. As the methodological design, the authors have chosen qualitative research and prosopography as methodological procedures linking semi-structured interviews to the analysis of documents for obtaining information. It was possible to understand that the scientific practices of the groups are politically and epistemologically oriented and indicate not only the agents’practices but also the interests and intentions that guide their actions and dispositions in the social space. Because a result, their research agendas, methodological paths, problematizations, and scientific productions conect closely linked to their political and epistemological basis, and, therefore, conceptions of the world, of education and school Physical Education.Este texto tiene como objetivo presentar las prácticas científicas de los grupos de investigación en la región sur de Brasil que se dedican a investigar el subcampo académico-científico de la Educación Física en la escuela. El diseño metodológico se basa en la investigación cualitativa y presenta la prosopografía como un procedimiento metodológico vinculado a las entrevistas semiestructuradas y el análisis de documentos como herramientas para el proceso de obtención de información. Entendemos que las prácticas científicas de los grupos están orientadas político-epistemológicamente y indican no solo lo que hacen y cómo lo hacen los agentes, sino, sobre todo, los intereses e intenciones que orientan sus acciones y disposiciones en el espacio social, desde su las agendas de investigación, los caminos metodológicos, las problematizaciones y las producciones científicas están estrechamente vinculadas a sus bases político-epistemológicas, y, por tanto, concepciones del mundo, la educación e la Educación Física escolar.application/pdfporMotrivivência. Florianópolis. Vol. 33, n.64 (2021), p. 01-24Educação física escolarGrupos de pesquisaEpistemologiaAcademic-scientific subfieldPhysical education in schoolsResearch groupsScientific practiceEpistemologiesSubcampo académico-científicoEducación física en la escuelaGrupo de investigaciónPráctica científicaEpistemologíasA prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolarThe scientific practice of research groups in the academic-scientific subfield of Physical Education in schools La práctica científica de los grupos de investigación en el subcampo académico-científico de la Educación Física en la escuela info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147581.pdf.txt001147581.pdf.txtExtracted Texttext/plain67078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255539/2/001147581.pdf.txt4265b91dfc8afb753c246e399af6d6aaMD52ORIGINAL001147581.pdfTexto completoapplication/pdf1055639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255539/1/001147581.pdf15d22eb8e69422c8b361b1a66f33bf2cMD5110183/2555392023-03-11 03:30:42.560743oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255539Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-11T06:30:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The scientific practice of research groups in the academic-scientific subfield of Physical Education in schools
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La práctica científica de los grupos de investigación en el subcampo académico-científico de la Educación Física en la escuela
title A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar
spellingShingle A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar
Frasson, Jéssica Serafim
Educação física escolar
Grupos de pesquisa
Epistemologia
Academic-scientific subfield
Physical education in schools
Research groups
Scientific practice
Epistemologies
Subcampo académico-científico
Educación física en la escuela
Grupo de investigación
Práctica científica
Epistemologías
title_short A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar
title_full A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar
title_fullStr A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar
title_full_unstemmed A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar
title_sort A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar
author Frasson, Jéssica Serafim
author_facet Frasson, Jéssica Serafim
Borowski, Eduardo Batista Von
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_role author
author2 Borowski, Eduardo Batista Von
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frasson, Jéssica Serafim
Borowski, Eduardo Batista Von
Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Grupos de pesquisa
Epistemologia
topic Educação física escolar
Grupos de pesquisa
Epistemologia
Academic-scientific subfield
Physical education in schools
Research groups
Scientific practice
Epistemologies
Subcampo académico-científico
Educación física en la escuela
Grupo de investigación
Práctica científica
Epistemologías
dc.subject.eng.fl_str_mv Academic-scientific subfield
Physical education in schools
Research groups
Scientific practice
Epistemologies
dc.subject.spa.fl_str_mv Subcampo académico-científico
Educación física en la escuela
Grupo de investigación
Práctica científica
Epistemologías
description O presente texto é fruto de uma tese de doutorado e tem como objetivo apresentar as práticas científicas dos grupos de pesquisa da região sul do Brasil que pesquisam o subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico vinculado a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Foi possível compreender que as práticas científicas são orientadas político-epistemologicamente e indicam não apenas aquilo que os agentes fazem e a forma que fazem, mas, sobretudo, os interesses e intencionalidades que orientam as suas ações e disposições no espaço social;pois, suas agendas de pesquisas, os caminhos metodológicos, as problematizações e as produções científicas estão intimamente articuladas as suas bases político-epistemológicas e, portanto, concepções de mundo, de educação e de Educação Física escolar.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-10T03:26:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255539
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-4111
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147581
identifier_str_mv 0103-4111
001147581
url http://hdl.handle.net/10183/255539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Motrivivência. Florianópolis. Vol. 33, n.64 (2021), p. 01-24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255539/2/001147581.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255539/1/001147581.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4265b91dfc8afb753c246e399af6d6aa
15d22eb8e69422c8b361b1a66f33bf2c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225082642628608