A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255539 |
Resumo: | O presente texto é fruto de uma tese de doutorado e tem como objetivo apresentar as práticas científicas dos grupos de pesquisa da região sul do Brasil que pesquisam o subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico vinculado a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Foi possível compreender que as práticas científicas são orientadas político-epistemologicamente e indicam não apenas aquilo que os agentes fazem e a forma que fazem, mas, sobretudo, os interesses e intencionalidades que orientam as suas ações e disposições no espaço social;pois, suas agendas de pesquisas, os caminhos metodológicos, as problematizações e as produções científicas estão intimamente articuladas as suas bases político-epistemológicas e, portanto, concepções de mundo, de educação e de Educação Física escolar. |
id |
UFRGS-2_516d9c80776c915e03914abdc660a5ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255539 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Frasson, Jéssica SerafimBorowski, Eduardo Batista VonWittizorecki, Elisandro Schultz2023-03-10T03:26:47Z20210103-4111http://hdl.handle.net/10183/255539001147581O presente texto é fruto de uma tese de doutorado e tem como objetivo apresentar as práticas científicas dos grupos de pesquisa da região sul do Brasil que pesquisam o subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico vinculado a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Foi possível compreender que as práticas científicas são orientadas político-epistemologicamente e indicam não apenas aquilo que os agentes fazem e a forma que fazem, mas, sobretudo, os interesses e intencionalidades que orientam as suas ações e disposições no espaço social;pois, suas agendas de pesquisas, os caminhos metodológicos, as problematizações e as produções científicas estão intimamente articuladas as suas bases político-epistemológicas e, portanto, concepções de mundo, de educação e de Educação Física escolar.This text aims to analyze the scientific practices of research groups dedicated to the academic-scientific subfield of Physical Education in Schools. It focuses on groups working in the Southern region of Brazil. As the methodological design, the authors have chosen qualitative research and prosopography as methodological procedures linking semi-structured interviews to the analysis of documents for obtaining information. It was possible to understand that the scientific practices of the groups are politically and epistemologically oriented and indicate not only the agents’practices but also the interests and intentions that guide their actions and dispositions in the social space. Because a result, their research agendas, methodological paths, problematizations, and scientific productions conect closely linked to their political and epistemological basis, and, therefore, conceptions of the world, of education and school Physical Education.Este texto tiene como objetivo presentar las prácticas científicas de los grupos de investigación en la región sur de Brasil que se dedican a investigar el subcampo académico-científico de la Educación Física en la escuela. El diseño metodológico se basa en la investigación cualitativa y presenta la prosopografía como un procedimiento metodológico vinculado a las entrevistas semiestructuradas y el análisis de documentos como herramientas para el proceso de obtención de información. Entendemos que las prácticas científicas de los grupos están orientadas político-epistemológicamente y indican no solo lo que hacen y cómo lo hacen los agentes, sino, sobre todo, los intereses e intenciones que orientan sus acciones y disposiciones en el espacio social, desde su las agendas de investigación, los caminos metodológicos, las problematizaciones y las producciones científicas están estrechamente vinculadas a sus bases político-epistemológicas, y, por tanto, concepciones del mundo, la educación e la Educación Física escolar.application/pdfporMotrivivência. Florianópolis. Vol. 33, n.64 (2021), p. 01-24Educação física escolarGrupos de pesquisaEpistemologiaAcademic-scientific subfieldPhysical education in schoolsResearch groupsScientific practiceEpistemologiesSubcampo académico-científicoEducación física en la escuelaGrupo de investigaciónPráctica científicaEpistemologíasA prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolarThe scientific practice of research groups in the academic-scientific subfield of Physical Education in schools La práctica científica de los grupos de investigación en el subcampo académico-científico de la Educación Física en la escuela info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147581.pdf.txt001147581.pdf.txtExtracted Texttext/plain67078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255539/2/001147581.pdf.txt4265b91dfc8afb753c246e399af6d6aaMD52ORIGINAL001147581.pdfTexto completoapplication/pdf1055639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255539/1/001147581.pdf15d22eb8e69422c8b361b1a66f33bf2cMD5110183/2555392023-03-11 03:30:42.560743oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255539Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-03-11T06:30:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The scientific practice of research groups in the academic-scientific subfield of Physical Education in schools |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La práctica científica de los grupos de investigación en el subcampo académico-científico de la Educación Física en la escuela |
title |
A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar |
spellingShingle |
A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar Frasson, Jéssica Serafim Educação física escolar Grupos de pesquisa Epistemologia Academic-scientific subfield Physical education in schools Research groups Scientific practice Epistemologies Subcampo académico-científico Educación física en la escuela Grupo de investigación Práctica científica Epistemologías |
title_short |
A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar |
title_full |
A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar |
title_fullStr |
A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar |
title_full_unstemmed |
A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar |
title_sort |
A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar |
author |
Frasson, Jéssica Serafim |
author_facet |
Frasson, Jéssica Serafim Borowski, Eduardo Batista Von Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_role |
author |
author2 |
Borowski, Eduardo Batista Von Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frasson, Jéssica Serafim Borowski, Eduardo Batista Von Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Grupos de pesquisa Epistemologia |
topic |
Educação física escolar Grupos de pesquisa Epistemologia Academic-scientific subfield Physical education in schools Research groups Scientific practice Epistemologies Subcampo académico-científico Educación física en la escuela Grupo de investigación Práctica científica Epistemologías |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Academic-scientific subfield Physical education in schools Research groups Scientific practice Epistemologies |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Subcampo académico-científico Educación física en la escuela Grupo de investigación Práctica científica Epistemologías |
description |
O presente texto é fruto de uma tese de doutorado e tem como objetivo apresentar as práticas científicas dos grupos de pesquisa da região sul do Brasil que pesquisam o subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico vinculado a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Foi possível compreender que as práticas científicas são orientadas político-epistemologicamente e indicam não apenas aquilo que os agentes fazem e a forma que fazem, mas, sobretudo, os interesses e intencionalidades que orientam as suas ações e disposições no espaço social;pois, suas agendas de pesquisas, os caminhos metodológicos, as problematizações e as produções científicas estão intimamente articuladas as suas bases político-epistemológicas e, portanto, concepções de mundo, de educação e de Educação Física escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-10T03:26:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255539 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-4111 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001147581 |
identifier_str_mv |
0103-4111 001147581 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Motrivivência. Florianópolis. Vol. 33, n.64 (2021), p. 01-24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255539/2/001147581.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255539/1/001147581.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4265b91dfc8afb753c246e399af6d6aa 15d22eb8e69422c8b361b1a66f33bf2c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725158236880896 |