Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Carlos Ventura
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Hesse, Fernanda Bianca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234442
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão da literatura acadêmica da área de Didática das Ciências, envolvendo as publicações de sete periódicos nacionais, englobando a série histórica dos anos 2010 até 2020. Objetivou-se, centralmente: caracterizar as propostas didáticas desse campo do conhecimento, diante do cenário acadêmico nacional; identificar quais destas aparecem, efetivamente, como práticas pedagógicas realizadas na Educação Básica; adotar os modelos pedagógicos tipicamente utilizados nas aulas de Ciências Naturais como categoria de análise principal das propostas referidas. Foi utilizada a análise de conteúdo como técnica interpretativa dos dados. Verificou-se a maior frequência: de propostas vinculadas ao Ensino Médio; de trabalhos oriundos de universidades públicas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná; dos modelos pedagógicos construtivista e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); de referenciais teóricos apropriados pelo campo construtivista; de estratégias baseadas em aulas expositivas/ dialogadas e em atividades investigativas; de práticas pedagógicas vinculadas ao ensino de Química e Ciências Naturais. As reflexões desenvolvidas apontam para o desafio de que seja ampliada a produção acadêmica envolvendo o ensino de Ciências Naturais para a Educação Infantil e para as séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como indica a necessidade de que haja maior envolvimento dos docentes da Educação Básica no desenvolvimento de pesquisas educacionais relacionadas à sua área de atuação.
id UFRGS-2_055d59cf34313011942b5a2e1c5143b3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234442
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Carlos VenturaHesse, Fernanda Bianca2022-01-26T04:41:52Z20211982-2413http://hdl.handle.net/10183/234442001135982Este artigo apresenta uma revisão da literatura acadêmica da área de Didática das Ciências, envolvendo as publicações de sete periódicos nacionais, englobando a série histórica dos anos 2010 até 2020. Objetivou-se, centralmente: caracterizar as propostas didáticas desse campo do conhecimento, diante do cenário acadêmico nacional; identificar quais destas aparecem, efetivamente, como práticas pedagógicas realizadas na Educação Básica; adotar os modelos pedagógicos tipicamente utilizados nas aulas de Ciências Naturais como categoria de análise principal das propostas referidas. Foi utilizada a análise de conteúdo como técnica interpretativa dos dados. Verificou-se a maior frequência: de propostas vinculadas ao Ensino Médio; de trabalhos oriundos de universidades públicas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná; dos modelos pedagógicos construtivista e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); de referenciais teóricos apropriados pelo campo construtivista; de estratégias baseadas em aulas expositivas/ dialogadas e em atividades investigativas; de práticas pedagógicas vinculadas ao ensino de Química e Ciências Naturais. As reflexões desenvolvidas apontam para o desafio de que seja ampliada a produção acadêmica envolvendo o ensino de Ciências Naturais para a Educação Infantil e para as séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como indica a necessidade de que haja maior envolvimento dos docentes da Educação Básica no desenvolvimento de pesquisas educacionais relacionadas à sua área de atuação.This article presents a literature review in the Natural Sciences Teaching area involving the publications of seven national journals covering the period from the years 2010 to 2020. The main objective was: to characterize the didactic proposals of this field of knowledge, in view of the national academic scenario; identify which of these appear, effectively, as pedagogical practices carried out in Basic Education; to adopt the pedagogical models typically used in the Natural Sciences classes as the main analysis category of the referred proposals. Content analysis was used as an interpretive technique for the data. The highest frequency was found: of proposals linked to High School; works from public universities in the São Paulo, Rio Grande do Sul e Paranástates; of constructivist pedagogical models and Science, Technology and Society (STS); theoretical references appropriated by the constructivist field; strategies based on expository / dialogued classes and investigative activities;pedagogical practiceslinked to the Chemistry teaching and Natural Sciences teaching. The reflections developed point to the challenge of expanding academic production involving the Natural Sciences teaching for Preschool and Elementary School as well as indicating the need for greater involvement of Basic Education teachers in development educational research related to your expertise area.application/pdfporExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 16, n. 3 (abr. 2021), p. 165-187Revisão de literaturaCiências naturaisDidáticaLiterature reviewNatural sciences Teaching areaPedagogical modelsPropostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturaisDidactic proposals and pedagogical practices in basic education : literature review of the natural sciences teaching areainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135982.pdf.txt001135982.pdf.txtExtracted Texttext/plain76344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234442/2/001135982.pdf.txtcd48c5c68517190519ea974804effa8bMD52ORIGINAL001135982.pdfTexto completoapplication/pdf496900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234442/1/001135982.pdf2985e269350019bb82dfd40b8bd797e4MD5110183/2344422022-02-22 05:07:42.307544oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234442Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:07:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Didactic proposals and pedagogical practices in basic education : literature review of the natural sciences teaching area
title Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais
spellingShingle Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais
Fonseca, Carlos Ventura
Revisão de literatura
Ciências naturais
Didática
Literature review
Natural sciences Teaching area
Pedagogical models
title_short Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais
title_full Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais
title_fullStr Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais
title_full_unstemmed Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais
title_sort Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais
author Fonseca, Carlos Ventura
author_facet Fonseca, Carlos Ventura
Hesse, Fernanda Bianca
author_role author
author2 Hesse, Fernanda Bianca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Carlos Ventura
Hesse, Fernanda Bianca
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão de literatura
Ciências naturais
Didática
topic Revisão de literatura
Ciências naturais
Didática
Literature review
Natural sciences Teaching area
Pedagogical models
dc.subject.eng.fl_str_mv Literature review
Natural sciences Teaching area
Pedagogical models
description Este artigo apresenta uma revisão da literatura acadêmica da área de Didática das Ciências, envolvendo as publicações de sete periódicos nacionais, englobando a série histórica dos anos 2010 até 2020. Objetivou-se, centralmente: caracterizar as propostas didáticas desse campo do conhecimento, diante do cenário acadêmico nacional; identificar quais destas aparecem, efetivamente, como práticas pedagógicas realizadas na Educação Básica; adotar os modelos pedagógicos tipicamente utilizados nas aulas de Ciências Naturais como categoria de análise principal das propostas referidas. Foi utilizada a análise de conteúdo como técnica interpretativa dos dados. Verificou-se a maior frequência: de propostas vinculadas ao Ensino Médio; de trabalhos oriundos de universidades públicas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná; dos modelos pedagógicos construtivista e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); de referenciais teóricos apropriados pelo campo construtivista; de estratégias baseadas em aulas expositivas/ dialogadas e em atividades investigativas; de práticas pedagógicas vinculadas ao ensino de Química e Ciências Naturais. As reflexões desenvolvidas apontam para o desafio de que seja ampliada a produção acadêmica envolvendo o ensino de Ciências Naturais para a Educação Infantil e para as séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como indica a necessidade de que haja maior envolvimento dos docentes da Educação Básica no desenvolvimento de pesquisas educacionais relacionadas à sua área de atuação.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-26T04:41:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234442
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-2413
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135982
identifier_str_mv 1982-2413
001135982
url http://hdl.handle.net/10183/234442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 16, n. 3 (abr. 2021), p. 165-187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234442/2/001135982.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234442/1/001135982.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cd48c5c68517190519ea974804effa8b
2985e269350019bb82dfd40b8bd797e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225049189908480