Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234442 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma revisão da literatura acadêmica da área de Didática das Ciências, envolvendo as publicações de sete periódicos nacionais, englobando a série histórica dos anos 2010 até 2020. Objetivou-se, centralmente: caracterizar as propostas didáticas desse campo do conhecimento, diante do cenário acadêmico nacional; identificar quais destas aparecem, efetivamente, como práticas pedagógicas realizadas na Educação Básica; adotar os modelos pedagógicos tipicamente utilizados nas aulas de Ciências Naturais como categoria de análise principal das propostas referidas. Foi utilizada a análise de conteúdo como técnica interpretativa dos dados. Verificou-se a maior frequência: de propostas vinculadas ao Ensino Médio; de trabalhos oriundos de universidades públicas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná; dos modelos pedagógicos construtivista e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); de referenciais teóricos apropriados pelo campo construtivista; de estratégias baseadas em aulas expositivas/ dialogadas e em atividades investigativas; de práticas pedagógicas vinculadas ao ensino de Química e Ciências Naturais. As reflexões desenvolvidas apontam para o desafio de que seja ampliada a produção acadêmica envolvendo o ensino de Ciências Naturais para a Educação Infantil e para as séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como indica a necessidade de que haja maior envolvimento dos docentes da Educação Básica no desenvolvimento de pesquisas educacionais relacionadas à sua área de atuação. |
id |
UFRGS-2_055d59cf34313011942b5a2e1c5143b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234442 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fonseca, Carlos VenturaHesse, Fernanda Bianca2022-01-26T04:41:52Z20211982-2413http://hdl.handle.net/10183/234442001135982Este artigo apresenta uma revisão da literatura acadêmica da área de Didática das Ciências, envolvendo as publicações de sete periódicos nacionais, englobando a série histórica dos anos 2010 até 2020. Objetivou-se, centralmente: caracterizar as propostas didáticas desse campo do conhecimento, diante do cenário acadêmico nacional; identificar quais destas aparecem, efetivamente, como práticas pedagógicas realizadas na Educação Básica; adotar os modelos pedagógicos tipicamente utilizados nas aulas de Ciências Naturais como categoria de análise principal das propostas referidas. Foi utilizada a análise de conteúdo como técnica interpretativa dos dados. Verificou-se a maior frequência: de propostas vinculadas ao Ensino Médio; de trabalhos oriundos de universidades públicas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná; dos modelos pedagógicos construtivista e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); de referenciais teóricos apropriados pelo campo construtivista; de estratégias baseadas em aulas expositivas/ dialogadas e em atividades investigativas; de práticas pedagógicas vinculadas ao ensino de Química e Ciências Naturais. As reflexões desenvolvidas apontam para o desafio de que seja ampliada a produção acadêmica envolvendo o ensino de Ciências Naturais para a Educação Infantil e para as séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como indica a necessidade de que haja maior envolvimento dos docentes da Educação Básica no desenvolvimento de pesquisas educacionais relacionadas à sua área de atuação.This article presents a literature review in the Natural Sciences Teaching area involving the publications of seven national journals covering the period from the years 2010 to 2020. The main objective was: to characterize the didactic proposals of this field of knowledge, in view of the national academic scenario; identify which of these appear, effectively, as pedagogical practices carried out in Basic Education; to adopt the pedagogical models typically used in the Natural Sciences classes as the main analysis category of the referred proposals. Content analysis was used as an interpretive technique for the data. The highest frequency was found: of proposals linked to High School; works from public universities in the São Paulo, Rio Grande do Sul e Paranástates; of constructivist pedagogical models and Science, Technology and Society (STS); theoretical references appropriated by the constructivist field; strategies based on expository / dialogued classes and investigative activities;pedagogical practiceslinked to the Chemistry teaching and Natural Sciences teaching. The reflections developed point to the challenge of expanding academic production involving the Natural Sciences teaching for Preschool and Elementary School as well as indicating the need for greater involvement of Basic Education teachers in development educational research related to your expertise area.application/pdfporExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 16, n. 3 (abr. 2021), p. 165-187Revisão de literaturaCiências naturaisDidáticaLiterature reviewNatural sciences Teaching areaPedagogical modelsPropostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturaisDidactic proposals and pedagogical practices in basic education : literature review of the natural sciences teaching areainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135982.pdf.txt001135982.pdf.txtExtracted Texttext/plain76344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234442/2/001135982.pdf.txtcd48c5c68517190519ea974804effa8bMD52ORIGINAL001135982.pdfTexto completoapplication/pdf496900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234442/1/001135982.pdf2985e269350019bb82dfd40b8bd797e4MD5110183/2344422022-02-22 05:07:42.307544oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234442Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:07:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Didactic proposals and pedagogical practices in basic education : literature review of the natural sciences teaching area |
title |
Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais |
spellingShingle |
Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais Fonseca, Carlos Ventura Revisão de literatura Ciências naturais Didática Literature review Natural sciences Teaching area Pedagogical models |
title_short |
Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais |
title_full |
Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais |
title_fullStr |
Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais |
title_full_unstemmed |
Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais |
title_sort |
Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais |
author |
Fonseca, Carlos Ventura |
author_facet |
Fonseca, Carlos Ventura Hesse, Fernanda Bianca |
author_role |
author |
author2 |
Hesse, Fernanda Bianca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Carlos Ventura Hesse, Fernanda Bianca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revisão de literatura Ciências naturais Didática |
topic |
Revisão de literatura Ciências naturais Didática Literature review Natural sciences Teaching area Pedagogical models |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literature review Natural sciences Teaching area Pedagogical models |
description |
Este artigo apresenta uma revisão da literatura acadêmica da área de Didática das Ciências, envolvendo as publicações de sete periódicos nacionais, englobando a série histórica dos anos 2010 até 2020. Objetivou-se, centralmente: caracterizar as propostas didáticas desse campo do conhecimento, diante do cenário acadêmico nacional; identificar quais destas aparecem, efetivamente, como práticas pedagógicas realizadas na Educação Básica; adotar os modelos pedagógicos tipicamente utilizados nas aulas de Ciências Naturais como categoria de análise principal das propostas referidas. Foi utilizada a análise de conteúdo como técnica interpretativa dos dados. Verificou-se a maior frequência: de propostas vinculadas ao Ensino Médio; de trabalhos oriundos de universidades públicas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná; dos modelos pedagógicos construtivista e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); de referenciais teóricos apropriados pelo campo construtivista; de estratégias baseadas em aulas expositivas/ dialogadas e em atividades investigativas; de práticas pedagógicas vinculadas ao ensino de Química e Ciências Naturais. As reflexões desenvolvidas apontam para o desafio de que seja ampliada a produção acadêmica envolvendo o ensino de Ciências Naturais para a Educação Infantil e para as séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como indica a necessidade de que haja maior envolvimento dos docentes da Educação Básica no desenvolvimento de pesquisas educacionais relacionadas à sua área de atuação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-26T04:41:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/234442 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-2413 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001135982 |
identifier_str_mv |
1982-2413 001135982 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/234442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 16, n. 3 (abr. 2021), p. 165-187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234442/2/001135982.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234442/1/001135982.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cd48c5c68517190519ea974804effa8b 2985e269350019bb82dfd40b8bd797e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225049189908480 |