Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Carlos Ventura
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Hesse, Fernanda Bianca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233769
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão acerca da produção acadêmica publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, pelo período que compreende os anos 2010 até 2020, especificamente relacionada a trabalhos que envolvem os tópicos sequências didáticas e práticas pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de sete procedimentos distintos, compreendendo a utilização de algumas palavras-chave para busca, havendo realização posterior de análise de conteúdo dos textos selecionados. Os resultados revelam que os autores, de forma majoritária, atuam coletivamente e são vinculados a universidades públicas da região sudeste do Brasil. As práticas pedagógicas constatadas na amostra, em maior proporção: são destinadas ao ensino de Ciências Naturais no âmbito do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental; abrangem aulas expositivas e dialogadas/ atividades investigativas; orientam-se pelo modelo pedagógico construtivista, privilegiando conteúdos conceituais e procedimentais em seus processos avaliativos, bem como utilizando temas contextuais como forma de organização do trabalho a ser desenvolvido na sala de aula. Como desafios inerentes à área de Didática das Ciências, no Brasil, evidencia-se a necessidade: de maior visibilidade e ocorrência de pesquisas envolvendo práticas pedagógicas voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental e à Educação Infantil; de maior participação de professores, atuantes em escolas de Educação Básica, na autoria de trabalhos da literatura especializada; de maior valorização e disseminação de abordagens pedagógicas que contemplem a perspectiva centrada no modelo pedagógico sociocultural.
id UFRGS-2_dd8a384c6a92b790eeb950aa14e3c3fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233769
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Carlos VenturaHesse, Fernanda Bianca2022-01-05T04:30:13Z20212238-8079http://hdl.handle.net/10183/233769001134932Este artigo apresenta uma revisão acerca da produção acadêmica publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, pelo período que compreende os anos 2010 até 2020, especificamente relacionada a trabalhos que envolvem os tópicos sequências didáticas e práticas pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de sete procedimentos distintos, compreendendo a utilização de algumas palavras-chave para busca, havendo realização posterior de análise de conteúdo dos textos selecionados. Os resultados revelam que os autores, de forma majoritária, atuam coletivamente e são vinculados a universidades públicas da região sudeste do Brasil. As práticas pedagógicas constatadas na amostra, em maior proporção: são destinadas ao ensino de Ciências Naturais no âmbito do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental; abrangem aulas expositivas e dialogadas/ atividades investigativas; orientam-se pelo modelo pedagógico construtivista, privilegiando conteúdos conceituais e procedimentais em seus processos avaliativos, bem como utilizando temas contextuais como forma de organização do trabalho a ser desenvolvido na sala de aula. Como desafios inerentes à área de Didática das Ciências, no Brasil, evidencia-se a necessidade: de maior visibilidade e ocorrência de pesquisas envolvendo práticas pedagógicas voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental e à Educação Infantil; de maior participação de professores, atuantes em escolas de Educação Básica, na autoria de trabalhos da literatura especializada; de maior valorização e disseminação de abordagens pedagógicas que contemplem a perspectiva centrada no modelo pedagógico sociocultural.This article presents a review of the academic production published in the minutes of the National Meeting of Research in Science Education, for the period from 2010 to 2020, specifically related to works involving the topics of teaching sequences and pedagogical practices. The research was developed from seven different procedures, comprising the use of some keywords for the search, with subsequent content analysis of the selected texts. The results reveal that the majority of the authors work collectively and are linked to public universities in the southeast region of Brazil. The pedagogical practices found in the sample in greater proportion are aimed at teaching Natural Sciences in High School and the final years of Elementary School; cover expository and dialogued classes/investigative activities; they are guided by the constructivist pedagogical model, privileging conceptual and procedural content in their evaluation processes, as well as using contextual themes as a way of organizing the work to be developed in the classroom. As challenges inherent to the area of Didactics of Natural Sciences in Brazil, the highlighted need is for greater visibility and occurrence of research involving pedagogical practices aimed at the early years of Elementary School and Early Childhood Education; for greater participation of teachers, working in Basic Education schools, in the authorship of specialized literature articles; for greater appreciation and dissemination of pedagogical approaches that contemplate the perspective centered on the sociocultural pedagogical model.application/pdfporTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 10, n.2 (2021), p. 1-22Prática pedagógicaCiências naturaisRevisão de literaturaDidactics of natural sciencesLiterature revisionPedagogical practicesSequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneasTeaching sequences and pedagogical practices in natural sciences : emergent elements of contemporary researchinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134932.pdf.txt001134932.pdf.txtExtracted Texttext/plain69855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233769/2/001134932.pdf.txt946a104da1777cdbdf2a60f05f534324MD52ORIGINAL001134932.pdfTexto completoapplication/pdf419866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233769/1/001134932.pdf7b402b0af851bd6cd81d8b444f7167edMD5110183/2337692022-07-20 04:50:58.699548oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233769Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-20T07:50:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching sequences and pedagogical practices in natural sciences : emergent elements of contemporary research
title Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas
spellingShingle Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas
Fonseca, Carlos Ventura
Prática pedagógica
Ciências naturais
Revisão de literatura
Didactics of natural sciences
Literature revision
Pedagogical practices
title_short Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas
title_full Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas
title_fullStr Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas
title_full_unstemmed Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas
title_sort Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas
author Fonseca, Carlos Ventura
author_facet Fonseca, Carlos Ventura
Hesse, Fernanda Bianca
author_role author
author2 Hesse, Fernanda Bianca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Carlos Ventura
Hesse, Fernanda Bianca
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Ciências naturais
Revisão de literatura
topic Prática pedagógica
Ciências naturais
Revisão de literatura
Didactics of natural sciences
Literature revision
Pedagogical practices
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactics of natural sciences
Literature revision
Pedagogical practices
description Este artigo apresenta uma revisão acerca da produção acadêmica publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, pelo período que compreende os anos 2010 até 2020, especificamente relacionada a trabalhos que envolvem os tópicos sequências didáticas e práticas pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de sete procedimentos distintos, compreendendo a utilização de algumas palavras-chave para busca, havendo realização posterior de análise de conteúdo dos textos selecionados. Os resultados revelam que os autores, de forma majoritária, atuam coletivamente e são vinculados a universidades públicas da região sudeste do Brasil. As práticas pedagógicas constatadas na amostra, em maior proporção: são destinadas ao ensino de Ciências Naturais no âmbito do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental; abrangem aulas expositivas e dialogadas/ atividades investigativas; orientam-se pelo modelo pedagógico construtivista, privilegiando conteúdos conceituais e procedimentais em seus processos avaliativos, bem como utilizando temas contextuais como forma de organização do trabalho a ser desenvolvido na sala de aula. Como desafios inerentes à área de Didática das Ciências, no Brasil, evidencia-se a necessidade: de maior visibilidade e ocorrência de pesquisas envolvendo práticas pedagógicas voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental e à Educação Infantil; de maior participação de professores, atuantes em escolas de Educação Básica, na autoria de trabalhos da literatura especializada; de maior valorização e disseminação de abordagens pedagógicas que contemplem a perspectiva centrada no modelo pedagógico sociocultural.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-05T04:30:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/233769
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001134932
identifier_str_mv 2238-8079
001134932
url http://hdl.handle.net/10183/233769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 10, n.2 (2021), p. 1-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233769/2/001134932.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233769/1/001134932.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 946a104da1777cdbdf2a60f05f534324
7b402b0af851bd6cd81d8b444f7167ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225048029134848