Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236533 |
Resumo: | Nesta pesquisa buscou-se observar de que maneiras o jogo Senha poderia contribuir no desenvolvimento do pensamento combinatório em alunos do 8º ano do ensino fundamental, a partir da teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval. Foram analisadas as explicações dos alunos, por meio de registros em língua materna, e as suas partidas, considerados registros materiais, verificando se foram capazes de realizar as conversões entre eles. A metodologia utilizada no presente trabalho é de caráter qualitativo, visto que são analisados os registros dos alunos, não se importando com o número de rodadas necessárias para finalizar o jogo, mas de que forma os alunos mobilizam suas jogadas de acordo com os feedbacks recebidos pelo sistema. Foram realizadas três oficinas com os alunos, de forma remota pela plataforma Google Meet, devido ao ensino remoto emergencial que se estabeleceu por conta da pandemia do Covid-19. A produção dos dados analisados se deu por meio de fotos tiradas pelos alunos, preenchimento do arquivo Word fornecido pelo pesquisador, conversas pelo Whatsapp da professora titular e um formulário criado no Google Forms pelo autor, com 9 questões qualitativas ou quantitativas. A análise destes dados foi feita sob a luz do referencial teórico de Duval. Os resultados desta pesquisa concluíram que o jogo Senha contribuiu para o desenvolvimento do Pensamento Combinatório, pois possibilitou os alunos refletirem e, com o auxílio do registro em língua materna, analisarem suas jogadas utilizando o raciocínio combinatório para concluir a partida. |
id |
UFRGS-2_05752fb98fdc1773778f2e40927d6115 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236533 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sato, Rodrigo Yuji HirataFioreze, Leandra Anversa2022-04-05T04:41:28Z2021http://hdl.handle.net/10183/236533001139115Nesta pesquisa buscou-se observar de que maneiras o jogo Senha poderia contribuir no desenvolvimento do pensamento combinatório em alunos do 8º ano do ensino fundamental, a partir da teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval. Foram analisadas as explicações dos alunos, por meio de registros em língua materna, e as suas partidas, considerados registros materiais, verificando se foram capazes de realizar as conversões entre eles. A metodologia utilizada no presente trabalho é de caráter qualitativo, visto que são analisados os registros dos alunos, não se importando com o número de rodadas necessárias para finalizar o jogo, mas de que forma os alunos mobilizam suas jogadas de acordo com os feedbacks recebidos pelo sistema. Foram realizadas três oficinas com os alunos, de forma remota pela plataforma Google Meet, devido ao ensino remoto emergencial que se estabeleceu por conta da pandemia do Covid-19. A produção dos dados analisados se deu por meio de fotos tiradas pelos alunos, preenchimento do arquivo Word fornecido pelo pesquisador, conversas pelo Whatsapp da professora titular e um formulário criado no Google Forms pelo autor, com 9 questões qualitativas ou quantitativas. A análise destes dados foi feita sob a luz do referencial teórico de Duval. Os resultados desta pesquisa concluíram que o jogo Senha contribuiu para o desenvolvimento do Pensamento Combinatório, pois possibilitou os alunos refletirem e, com o auxílio do registro em língua materna, analisarem suas jogadas utilizando o raciocínio combinatório para concluir a partida.In this paper the searcher wanted to observe how the game Senha could contribute to the development of the Combinatorial Reasoning in students of the 8th grade of elementary school, using the theory of Registers of Semiotics Representations of Raymond Duval. It were analyzed the explanation of the students, through the mother language registers, and the matches, considered material registers, checking if they could make the conversions between the registers. The methodology used in this paper has a qualitative feature, since the registers of the students are analyzed, not mattering how many rounds they needed to complete the game, but how they made their play in accord with the feedback they received from the system. There were three workshops, all done remotely with the Google Meet platform, because of the emergencial remote teaching adopted by the schools in the pandemic of the COVID19. The production of the analyzed data was made through photos taken by the students, filling of the Word document provided by the researcher, chat in Whatsapp with the teacher of the class and a form created in Google Forms by the author, with 9 questions qualitative and quantitative. The analysis of these data was made under the light of the theoretical reference of Duval. The results of this research concludes that the game Senha contributes to the development of the Combinatorial Reasoning because it allowed the students to reflect and, with the help of the registers in their native language, to analyze their moves utilizing the Combinatorial Reasoning to finish the game.application/pdfporJogosRegistro de representação semióticaEducação MatemáticaCombinatorial reasoningGames in mathematic educationSemioticsRegisters of representationContribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semióticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139115.pdf.txt001139115.pdf.txtExtracted Texttext/plain117936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236533/2/001139115.pdf.txt95bab8dafe324e54be42b2211c656d52MD52ORIGINAL001139115.pdfTexto completoapplication/pdf1538275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236533/1/001139115.pdf7c68358c8380a11d28b4b5c411103dc7MD5110183/2365332022-04-20 04:51:54.28441oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236533Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:51:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica |
title |
Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica |
spellingShingle |
Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica Sato, Rodrigo Yuji Hirata Jogos Registro de representação semiótica Educação Matemática Combinatorial reasoning Games in mathematic education Semiotics Registers of representation |
title_short |
Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica |
title_full |
Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica |
title_fullStr |
Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica |
title_full_unstemmed |
Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica |
title_sort |
Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica |
author |
Sato, Rodrigo Yuji Hirata |
author_facet |
Sato, Rodrigo Yuji Hirata |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sato, Rodrigo Yuji Hirata |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fioreze, Leandra Anversa |
contributor_str_mv |
Fioreze, Leandra Anversa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Registro de representação semiótica Educação Matemática |
topic |
Jogos Registro de representação semiótica Educação Matemática Combinatorial reasoning Games in mathematic education Semiotics Registers of representation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Combinatorial reasoning Games in mathematic education Semiotics Registers of representation |
description |
Nesta pesquisa buscou-se observar de que maneiras o jogo Senha poderia contribuir no desenvolvimento do pensamento combinatório em alunos do 8º ano do ensino fundamental, a partir da teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval. Foram analisadas as explicações dos alunos, por meio de registros em língua materna, e as suas partidas, considerados registros materiais, verificando se foram capazes de realizar as conversões entre eles. A metodologia utilizada no presente trabalho é de caráter qualitativo, visto que são analisados os registros dos alunos, não se importando com o número de rodadas necessárias para finalizar o jogo, mas de que forma os alunos mobilizam suas jogadas de acordo com os feedbacks recebidos pelo sistema. Foram realizadas três oficinas com os alunos, de forma remota pela plataforma Google Meet, devido ao ensino remoto emergencial que se estabeleceu por conta da pandemia do Covid-19. A produção dos dados analisados se deu por meio de fotos tiradas pelos alunos, preenchimento do arquivo Word fornecido pelo pesquisador, conversas pelo Whatsapp da professora titular e um formulário criado no Google Forms pelo autor, com 9 questões qualitativas ou quantitativas. A análise destes dados foi feita sob a luz do referencial teórico de Duval. Os resultados desta pesquisa concluíram que o jogo Senha contribuiu para o desenvolvimento do Pensamento Combinatório, pois possibilitou os alunos refletirem e, com o auxílio do registro em língua materna, analisarem suas jogadas utilizando o raciocínio combinatório para concluir a partida. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-05T04:41:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236533 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001139115 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236533 |
identifier_str_mv |
001139115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236533/2/001139115.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236533/1/001139115.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95bab8dafe324e54be42b2211c656d52 7c68358c8380a11d28b4b5c411103dc7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447303459176448 |