Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sato, Rodrigo Yuji Hirata
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236533
Resumo: Nesta pesquisa buscou-se observar de que maneiras o jogo Senha poderia contribuir no desenvolvimento do pensamento combinatório em alunos do 8º ano do ensino fundamental, a partir da teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval. Foram analisadas as explicações dos alunos, por meio de registros em língua materna, e as suas partidas, considerados registros materiais, verificando se foram capazes de realizar as conversões entre eles. A metodologia utilizada no presente trabalho é de caráter qualitativo, visto que são analisados os registros dos alunos, não se importando com o número de rodadas necessárias para finalizar o jogo, mas de que forma os alunos mobilizam suas jogadas de acordo com os feedbacks recebidos pelo sistema. Foram realizadas três oficinas com os alunos, de forma remota pela plataforma Google Meet, devido ao ensino remoto emergencial que se estabeleceu por conta da pandemia do Covid-19. A produção dos dados analisados se deu por meio de fotos tiradas pelos alunos, preenchimento do arquivo Word fornecido pelo pesquisador, conversas pelo Whatsapp da professora titular e um formulário criado no Google Forms pelo autor, com 9 questões qualitativas ou quantitativas. A análise destes dados foi feita sob a luz do referencial teórico de Duval. Os resultados desta pesquisa concluíram que o jogo Senha contribuiu para o desenvolvimento do Pensamento Combinatório, pois possibilitou os alunos refletirem e, com o auxílio do registro em língua materna, analisarem suas jogadas utilizando o raciocínio combinatório para concluir a partida.
id UFRGS-2_05752fb98fdc1773778f2e40927d6115
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236533
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sato, Rodrigo Yuji HirataFioreze, Leandra Anversa2022-04-05T04:41:28Z2021http://hdl.handle.net/10183/236533001139115Nesta pesquisa buscou-se observar de que maneiras o jogo Senha poderia contribuir no desenvolvimento do pensamento combinatório em alunos do 8º ano do ensino fundamental, a partir da teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval. Foram analisadas as explicações dos alunos, por meio de registros em língua materna, e as suas partidas, considerados registros materiais, verificando se foram capazes de realizar as conversões entre eles. A metodologia utilizada no presente trabalho é de caráter qualitativo, visto que são analisados os registros dos alunos, não se importando com o número de rodadas necessárias para finalizar o jogo, mas de que forma os alunos mobilizam suas jogadas de acordo com os feedbacks recebidos pelo sistema. Foram realizadas três oficinas com os alunos, de forma remota pela plataforma Google Meet, devido ao ensino remoto emergencial que se estabeleceu por conta da pandemia do Covid-19. A produção dos dados analisados se deu por meio de fotos tiradas pelos alunos, preenchimento do arquivo Word fornecido pelo pesquisador, conversas pelo Whatsapp da professora titular e um formulário criado no Google Forms pelo autor, com 9 questões qualitativas ou quantitativas. A análise destes dados foi feita sob a luz do referencial teórico de Duval. Os resultados desta pesquisa concluíram que o jogo Senha contribuiu para o desenvolvimento do Pensamento Combinatório, pois possibilitou os alunos refletirem e, com o auxílio do registro em língua materna, analisarem suas jogadas utilizando o raciocínio combinatório para concluir a partida.In this paper the searcher wanted to observe how the game Senha could contribute to the development of the Combinatorial Reasoning in students of the 8th grade of elementary school, using the theory of Registers of Semiotics Representations of Raymond Duval. It were analyzed the explanation of the students, through the mother language registers, and the matches, considered material registers, checking if they could make the conversions between the registers. The methodology used in this paper has a qualitative feature, since the registers of the students are analyzed, not mattering how many rounds they needed to complete the game, but how they made their play in accord with the feedback they received from the system. There were three workshops, all done remotely with the Google Meet platform, because of the emergencial remote teaching adopted by the schools in the pandemic of the COVID19. The production of the analyzed data was made through photos taken by the students, filling of the Word document provided by the researcher, chat in Whatsapp with the teacher of the class and a form created in Google Forms by the author, with 9 questions qualitative and quantitative. The analysis of these data was made under the light of the theoretical reference of Duval. The results of this research concludes that the game Senha contributes to the development of the Combinatorial Reasoning because it allowed the students to reflect and, with the help of the registers in their native language, to analyze their moves utilizing the Combinatorial Reasoning to finish the game.application/pdfporJogosRegistro de representação semióticaEducação MatemáticaCombinatorial reasoningGames in mathematic educationSemioticsRegisters of representationContribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semióticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139115.pdf.txt001139115.pdf.txtExtracted Texttext/plain117936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236533/2/001139115.pdf.txt95bab8dafe324e54be42b2211c656d52MD52ORIGINAL001139115.pdfTexto completoapplication/pdf1538275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236533/1/001139115.pdf7c68358c8380a11d28b4b5c411103dc7MD5110183/2365332022-04-20 04:51:54.28441oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236533Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:51:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica
title Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica
spellingShingle Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica
Sato, Rodrigo Yuji Hirata
Jogos
Registro de representação semiótica
Educação Matemática
Combinatorial reasoning
Games in mathematic education
Semiotics
Registers of representation
title_short Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica
title_full Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica
title_fullStr Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica
title_full_unstemmed Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica
title_sort Contribuições ao desenvolvimento do pensamento combinatório com o jogo Senha : uma experiência a partir da semiótica
author Sato, Rodrigo Yuji Hirata
author_facet Sato, Rodrigo Yuji Hirata
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sato, Rodrigo Yuji Hirata
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
contributor_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Registro de representação semiótica
Educação Matemática
topic Jogos
Registro de representação semiótica
Educação Matemática
Combinatorial reasoning
Games in mathematic education
Semiotics
Registers of representation
dc.subject.eng.fl_str_mv Combinatorial reasoning
Games in mathematic education
Semiotics
Registers of representation
description Nesta pesquisa buscou-se observar de que maneiras o jogo Senha poderia contribuir no desenvolvimento do pensamento combinatório em alunos do 8º ano do ensino fundamental, a partir da teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval. Foram analisadas as explicações dos alunos, por meio de registros em língua materna, e as suas partidas, considerados registros materiais, verificando se foram capazes de realizar as conversões entre eles. A metodologia utilizada no presente trabalho é de caráter qualitativo, visto que são analisados os registros dos alunos, não se importando com o número de rodadas necessárias para finalizar o jogo, mas de que forma os alunos mobilizam suas jogadas de acordo com os feedbacks recebidos pelo sistema. Foram realizadas três oficinas com os alunos, de forma remota pela plataforma Google Meet, devido ao ensino remoto emergencial que se estabeleceu por conta da pandemia do Covid-19. A produção dos dados analisados se deu por meio de fotos tiradas pelos alunos, preenchimento do arquivo Word fornecido pelo pesquisador, conversas pelo Whatsapp da professora titular e um formulário criado no Google Forms pelo autor, com 9 questões qualitativas ou quantitativas. A análise destes dados foi feita sob a luz do referencial teórico de Duval. Os resultados desta pesquisa concluíram que o jogo Senha contribuiu para o desenvolvimento do Pensamento Combinatório, pois possibilitou os alunos refletirem e, com o auxílio do registro em língua materna, analisarem suas jogadas utilizando o raciocínio combinatório para concluir a partida.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-05T04:41:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236533
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139115
url http://hdl.handle.net/10183/236533
identifier_str_mv 001139115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236533/2/001139115.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236533/1/001139115.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 95bab8dafe324e54be42b2211c656d52
7c68358c8380a11d28b4b5c411103dc7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447303459176448