Um diagnóstico da formação inicial de professores da área de ciências da natureza na perspectiva do ensino de astronomia
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263145 |
Resumo: | Este artigo busca apresentar um diagnóstico atual sobre como o Ensino de Astronomia está situado no âmbito da Educação em Ciências no Brasil, e na formação de professores. Para o Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê um ensino interdisciplinar na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, mas atualmente a formação inicial de professores de Física, Química e Biologia ocorre de maneira disciplinar. Nesse contexto, tentamos identificar se temas inerentes à Astronomia estão inseridos nos currículos dos cursos de formação desses profissionais, a fim de projetar o percentual de professores licenciados em 2020 que puderam ter acesso a essas disciplinas. Como forma de estruturar nosso trabalho, investigamos os locais e as Instituições de Ensino Superior no qual esse contingente foi formado, por meio da análise quantitativa de microdados provenientes do INEP e de dados captados nos sites das licenciaturas. O texto é permeado por discussões e reflexões a respeito da formação docente, em diálogo com a literatura da área. Os resultados apontam para um cenário contraditório, onde as licenciaturas em Física ofereceram o melhor acesso aos temas relacionados à Astronomia, mas formaram um baixo contingente de professores. Por outro lado, as licenciaturas em Química e, principalmente, Biologia tiveram altas taxas de formação docente, mas o acesso de seus licenciados aos temas de Astronomia foi insignificante, o que, infelizmente, pouco contribui para melhorar o cenário do Ensino de Astronomia no Brasil. |
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Slovinscki, LucianoAlves-Brito, AlanMassoni, Neusa Teresinha2023-08-03T03:34:33Z20231806-1117http://hdl.handle.net/10183/263145001173059Este artigo busca apresentar um diagnóstico atual sobre como o Ensino de Astronomia está situado no âmbito da Educação em Ciências no Brasil, e na formação de professores. Para o Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê um ensino interdisciplinar na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, mas atualmente a formação inicial de professores de Física, Química e Biologia ocorre de maneira disciplinar. Nesse contexto, tentamos identificar se temas inerentes à Astronomia estão inseridos nos currículos dos cursos de formação desses profissionais, a fim de projetar o percentual de professores licenciados em 2020 que puderam ter acesso a essas disciplinas. Como forma de estruturar nosso trabalho, investigamos os locais e as Instituições de Ensino Superior no qual esse contingente foi formado, por meio da análise quantitativa de microdados provenientes do INEP e de dados captados nos sites das licenciaturas. O texto é permeado por discussões e reflexões a respeito da formação docente, em diálogo com a literatura da área. Os resultados apontam para um cenário contraditório, onde as licenciaturas em Física ofereceram o melhor acesso aos temas relacionados à Astronomia, mas formaram um baixo contingente de professores. Por outro lado, as licenciaturas em Química e, principalmente, Biologia tiveram altas taxas de formação docente, mas o acesso de seus licenciados aos temas de Astronomia foi insignificante, o que, infelizmente, pouco contribui para melhorar o cenário do Ensino de Astronomia no Brasil.This article seeks to present a current diagnosis on how Astronomy Teaching is situated in the context of Science Education in Brazil, and in teacher training. For High School, the National Common Curricular Base (NCCB) provides for interdisciplinary teaching in Natural Sciences and its Technologies, but currently the initial training of Physics, Chemistry and Biology teachers takes place in a disciplinary manner. In this context, we tried to identify whether subjects inherent to Astronomy are included in the curricula of these professionals’ training courses, to project the percentage of licensed professors in 2020 who could have access to these disciplines. As a way of structuring our work, we investigated the places and Higher Education Institutions where this contingent was formed, through the quantitative analysis of microdata from INEP and data captured on the websites of the degrees. The text is permeated by discussions and reflections regarding teacher training, in dialogue with the literature in the area. The results point to a contradictory scenario, where the degrees in Physics offered the best access to subjects related to Astronomy but formed a small number of professors. On the other hand, the degrees in Chemistry and, mainly, Biology had high rates of teacher training, but the access of their graduates to Astronomy subjects was insignificant, which, unfortunately, does little to improve the scenario of Astronomy Teaching in Brazil.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 45 (2023), e20230110, 23 p.Ensino de astronomiaFormação de professoresCurrículoBase Nacional Comum CurricularTeaching AstronomyTeacher trainingCurriculumNCCBUm diagnóstico da formação inicial de professores da área de ciências da natureza na perspectiva do ensino de astronomiaA diagnosis of the initial training of teachers in the area of natural sciences from the perspective of teaching astronomy info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173059.pdf.txt001173059.pdf.txtExtracted Texttext/plain122034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263145/2/001173059.pdf.txtac8675f5942f810fee6b2709b5116e54MD52ORIGINAL001173059.pdfTexto completoapplication/pdf3866370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263145/1/001173059.pdfcaffb0dfa15698ba6ab26c334bc8e007MD5110183/2631452023-08-04 03:33:59.108694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263145Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:33:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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