Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/280294 |
Resumo: | Objetiva-se evidenciar a percepção de professores sobre proposta de alfabetização científico-tecnológica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a linguagem como interseção. Conduziu-se discussão focal e análise de conteúdo de Bardin. Destaca-se a demanda por formação dessa natureza. |
id |
UFRGS-2_069f70090d4f73368196b03198d56481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280294 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Loiola, Alba Valéria de Sant'Anna de FreitasGomes, Raquel SalcedoMutz, Andresa Silva da CostaSachete, Andréia dos Santos2024-10-22T06:55:24Z20242175-6600http://hdl.handle.net/10183/280294001206254Objetiva-se evidenciar a percepção de professores sobre proposta de alfabetização científico-tecnológica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a linguagem como interseção. Conduziu-se discussão focal e análise de conteúdo de Bardin. Destaca-se a demanda por formação dessa natureza.The objective is to highlight teachers' perceptions of the scientific-technological literacy proposal with language as an intersection in the first years of primary school. Bardin's focal discussion and content analysis were conducted. The demand for training of this nature stands out.El objetivo es resaltar la percepción de los profesores sobre la propuesta de alfabetización científico-tecnológica teniendo el lenguaje como intersección en los primeros años de la escuela primaria. Se llevó a cabo una discusión focal y análisis de contenido de Bardin. Destaca la demanda de formación de esta naturaliza.application/pdfporDebates em Educação. Macéio, AL : UFAL, 2024. Vol. 16, n. 38 (2024), 21 p.PercepçãoCiênciaTecnologiaLinguagemCultura digitalTeacher perceptionScienceTechnology and languageDigital culturePercepción docenteCienciaTecnología y lenguajeCultura digitalPercepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digitalPerceptions of primary education teachers about the Science, Technology, and Language triad from the perspective of the digital cultural space Percepciones de docentes de educación básica sobre la tríada Ciencia, Tecnología y Lenguaje desde la perspectiva del espacio cultural digital info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001206254.pdf.txt001206254.pdf.txtExtracted Texttext/plain57766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280294/2/001206254.pdf.txt4dee40f4467f470da1c2db716694726dMD52ORIGINAL001206254.pdfTexto completoapplication/pdf485054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280294/1/001206254.pdf4d5ea3aeef038b6a856094ee842b51d1MD5110183/2802942024-10-23 06:48:08.330343oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280294Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-23T09:48:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Perceptions of primary education teachers about the Science, Technology, and Language triad from the perspective of the digital cultural space |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Percepciones de docentes de educación básica sobre la tríada Ciencia, Tecnología y Lenguaje desde la perspectiva del espacio cultural digital |
title |
Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital |
spellingShingle |
Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital Loiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas Percepção Ciência Tecnologia Linguagem Cultura digital Teacher perception Science Technology and language Digital culture Percepción docente Ciencia Tecnología y lenguaje Cultura digital |
title_short |
Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital |
title_full |
Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital |
title_fullStr |
Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital |
title_full_unstemmed |
Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital |
title_sort |
Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital |
author |
Loiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas |
author_facet |
Loiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas Gomes, Raquel Salcedo Mutz, Andresa Silva da Costa Sachete, Andréia dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Raquel Salcedo Mutz, Andresa Silva da Costa Sachete, Andréia dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas Gomes, Raquel Salcedo Mutz, Andresa Silva da Costa Sachete, Andréia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção Ciência Tecnologia Linguagem Cultura digital |
topic |
Percepção Ciência Tecnologia Linguagem Cultura digital Teacher perception Science Technology and language Digital culture Percepción docente Ciencia Tecnología y lenguaje Cultura digital |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher perception Science Technology and language Digital culture |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Percepción docente Ciencia Tecnología y lenguaje Cultura digital |
description |
Objetiva-se evidenciar a percepção de professores sobre proposta de alfabetização científico-tecnológica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a linguagem como interseção. Conduziu-se discussão focal e análise de conteúdo de Bardin. Destaca-se a demanda por formação dessa natureza. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-10-22T06:55:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/280294 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2175-6600 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001206254 |
identifier_str_mv |
2175-6600 001206254 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/280294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Debates em Educação. Macéio, AL : UFAL, 2024. Vol. 16, n. 38 (2024), 21 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280294/2/001206254.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280294/1/001206254.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4dee40f4467f470da1c2db716694726d 4d5ea3aeef038b6a856094ee842b51d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447867927560192 |