Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Gomes, Raquel Salcedo, Mutz, Andresa Silva da Costa, Sachete, Andréia dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/280294
Resumo: Objetiva-se evidenciar a percepção de professores sobre proposta de alfabetização científico-tecnológica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a linguagem como interseção. Conduziu-se discussão focal e análise de conteúdo de Bardin. Destaca-se a demanda por formação dessa natureza.
id UFRGS-2_069f70090d4f73368196b03198d56481
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280294
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Loiola, Alba Valéria de Sant'Anna de FreitasGomes, Raquel SalcedoMutz, Andresa Silva da CostaSachete, Andréia dos Santos2024-10-22T06:55:24Z20242175-6600http://hdl.handle.net/10183/280294001206254Objetiva-se evidenciar a percepção de professores sobre proposta de alfabetização científico-tecnológica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a linguagem como interseção. Conduziu-se discussão focal e análise de conteúdo de Bardin. Destaca-se a demanda por formação dessa natureza.The objective is to highlight teachers' perceptions of the scientific-technological literacy proposal with language as an intersection in the first years of primary school. Bardin's focal discussion and content analysis were conducted. The demand for training of this nature stands out.El objetivo es resaltar la percepción de los profesores sobre la propuesta de alfabetización científico-tecnológica teniendo el lenguaje como intersección en los primeros años de la escuela primaria. Se llevó a cabo una discusión focal y análisis de contenido de Bardin. Destaca la demanda de formación de esta naturaliza.application/pdfporDebates em Educação. Macéio, AL : UFAL, 2024. Vol. 16, n. 38 (2024), 21 p.PercepçãoCiênciaTecnologiaLinguagemCultura digitalTeacher perceptionScienceTechnology and languageDigital culturePercepción docenteCienciaTecnología y lenguajeCultura digitalPercepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digitalPerceptions of primary education teachers about the Science, Technology, and Language triad from the perspective of the digital cultural space Percepciones de docentes de educación básica sobre la tríada Ciencia, Tecnología y Lenguaje desde la perspectiva del espacio cultural digital info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001206254.pdf.txt001206254.pdf.txtExtracted Texttext/plain57766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280294/2/001206254.pdf.txt4dee40f4467f470da1c2db716694726dMD52ORIGINAL001206254.pdfTexto completoapplication/pdf485054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280294/1/001206254.pdf4d5ea3aeef038b6a856094ee842b51d1MD5110183/2802942024-10-23 06:48:08.330343oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280294Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-23T09:48:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Perceptions of primary education teachers about the Science, Technology, and Language triad from the perspective of the digital cultural space
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Percepciones de docentes de educación básica sobre la tríada Ciencia, Tecnología y Lenguaje desde la perspectiva del espacio cultural digital
title Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital
spellingShingle Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital
Loiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas
Percepção
Ciência
Tecnologia
Linguagem
Cultura digital
Teacher perception
Science
Technology and language
Digital culture
Percepción docente
Ciencia
Tecnología y lenguaje
Cultura digital
title_short Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital
title_full Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital
title_fullStr Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital
title_full_unstemmed Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital
title_sort Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital
author Loiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas
author_facet Loiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas
Gomes, Raquel Salcedo
Mutz, Andresa Silva da Costa
Sachete, Andréia dos Santos
author_role author
author2 Gomes, Raquel Salcedo
Mutz, Andresa Silva da Costa
Sachete, Andréia dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas
Gomes, Raquel Salcedo
Mutz, Andresa Silva da Costa
Sachete, Andréia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção
Ciência
Tecnologia
Linguagem
Cultura digital
topic Percepção
Ciência
Tecnologia
Linguagem
Cultura digital
Teacher perception
Science
Technology and language
Digital culture
Percepción docente
Ciencia
Tecnología y lenguaje
Cultura digital
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher perception
Science
Technology and language
Digital culture
dc.subject.spa.fl_str_mv Percepción docente
Ciencia
Tecnología y lenguaje
Cultura digital
description Objetiva-se evidenciar a percepção de professores sobre proposta de alfabetização científico-tecnológica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a linguagem como interseção. Conduziu-se discussão focal e análise de conteúdo de Bardin. Destaca-se a demanda por formação dessa natureza.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-22T06:55:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/280294
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-6600
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001206254
identifier_str_mv 2175-6600
001206254
url http://hdl.handle.net/10183/280294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Debates em Educação. Macéio, AL : UFAL, 2024. Vol. 16, n. 38 (2024), 21 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280294/2/001206254.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280294/1/001206254.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4dee40f4467f470da1c2db716694726d
4d5ea3aeef038b6a856094ee842b51d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447867927560192