Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172471 |
Resumo: | A formação de professores na cultura digital traduz a necessidade de investigarmos como esse processo vem ocorrendo atualmente no campo da educação. Neste contexto, esta tese teve como objeto de estudo a formação de professores na cultura digital e objetivou analisar como ocorreu o processo de construção de concepções de uso pedagógico das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para a sua integração ao currículo, a partir das interações interindividuais dos professores no curso de especialização Educação na Cultura Digital. O curso objetivou oferecer formação continuada aos professores e gestores da rede pública de educação para a integração criativa e crítica das Tecnologias Digitais de Informação ao currículo da educação básica. Fundamentou-se teoricamente a partir das leituras contemporâneas em torno da expansão das tecnologias digitais e seu uso pedagógico. A base teórica que deu sustentação a análise da construção de concepções e das trocas interindividuais havidas entre as alunas-professoras, se constituiu a partir da Teoria de Jean Piaget, por meio da qual discutimos e exploramos os referenciais teóricos relativos a tais processos. Para fins de pesquisa, foram analisados os dados relativos à formação dos professores cursistas da Universidade Federal de Roraima. Os dados da pesquisa foram organizados e categorizados no software Nvivo. A análise dos dados foi realizada por meio da síntese cruzada dos dados, conforme Yin (2015), dentro de uma abordagem qualitativa, o que possibilitou compreender a construção de concepções e a produção coletiva de propostas para integração das tecnologias aos currículos, buscando perceber como esse processo foi concebido e vivenciado pelos professores em formação, dando visibilidade aos processos de interação estabelecidos no decorrer do curso. |
id |
URGS_f54f2f7f6fff640ada640df47c6113de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172471 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Nascimento, Selma Maria Silva doAragón, Rosane2018-02-07T02:40:39Z2017http://hdl.handle.net/10183/172471001059334A formação de professores na cultura digital traduz a necessidade de investigarmos como esse processo vem ocorrendo atualmente no campo da educação. Neste contexto, esta tese teve como objeto de estudo a formação de professores na cultura digital e objetivou analisar como ocorreu o processo de construção de concepções de uso pedagógico das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para a sua integração ao currículo, a partir das interações interindividuais dos professores no curso de especialização Educação na Cultura Digital. O curso objetivou oferecer formação continuada aos professores e gestores da rede pública de educação para a integração criativa e crítica das Tecnologias Digitais de Informação ao currículo da educação básica. Fundamentou-se teoricamente a partir das leituras contemporâneas em torno da expansão das tecnologias digitais e seu uso pedagógico. A base teórica que deu sustentação a análise da construção de concepções e das trocas interindividuais havidas entre as alunas-professoras, se constituiu a partir da Teoria de Jean Piaget, por meio da qual discutimos e exploramos os referenciais teóricos relativos a tais processos. Para fins de pesquisa, foram analisados os dados relativos à formação dos professores cursistas da Universidade Federal de Roraima. Os dados da pesquisa foram organizados e categorizados no software Nvivo. A análise dos dados foi realizada por meio da síntese cruzada dos dados, conforme Yin (2015), dentro de uma abordagem qualitativa, o que possibilitou compreender a construção de concepções e a produção coletiva de propostas para integração das tecnologias aos currículos, buscando perceber como esse processo foi concebido e vivenciado pelos professores em formação, dando visibilidade aos processos de interação estabelecidos no decorrer do curso.The teacher formation in the digital culture translates the necessity of investigating how this process is occurring currently in the field of education. In this context, this thesis had as goal of study the teacher education in digital culture and aimed to analyze how the process of construction of conceptions of pedagogical technology use in school and the collective production of proposals of actions for their integration to the curriculum occured, starting from the interindividual interactions of teachers in the course of especialization Education in Digital Culture. The course aimed to offer continued training to teachers and managers from the public education network for the creative and critical integration of the Digital Technologies of Information to the curriculum of basic education. It based itself theoretically starting from the contemporary readings around the expansion of digital technologies and their pedagogical use. The theoric basis that gave support to the analysis of the construction of conceptions and interindividual exchanges between the student-teachers, constituted itself from the Theory of Jean Piaget, by which we discussed and explored the theoretical references relative to the processes. To research ends, data relative to the education of teacher students of the Federal University of Roraima were analyzed. The data of the research were organized and categorized in the Nvivo software. The data analysis was realized by the cross syntesis of data, according to Yin (2015), inside a qualitative approach, which made possible the comprehension of the construction of conceptions and the collective production of proposals for the integration of technologies to the curriculum, searching to perceive how this process was conceived and lived by the teachers in formation, giving visibility to the processes of interation, established during the course.application/pdfporCultura digitalFormação de professoresTecnologia digitalTeacher’s formationDigital cultureCooperationDigital technologiesFormação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículoTeachers formation in digital culture: construction of conceptions of technology use in school and the Collective production of proposals of action for their integration to the Curriculuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059334.pdf001059334.pdfTexto completoapplication/pdf2101452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172471/1/001059334.pdfd4b852fc45d4678045ae7e0322383b25MD51TEXT001059334.pdf.txt001059334.pdf.txtExtracted Texttext/plain528130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172471/2/001059334.pdf.txtc83edf0edfccbde6dd45b14725137ed1MD52THUMBNAIL001059334.pdf.jpg001059334.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172471/3/001059334.pdf.jpgfe80a12bd500b2bc9e08f15daf1fd672MD5310183/1724712018-10-25 10:07:48.741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172471Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T13:07:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teachers formation in digital culture: construction of conceptions of technology use in school and the Collective production of proposals of action for their integration to the Curriculum |
title |
Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo |
spellingShingle |
Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo Nascimento, Selma Maria Silva do Cultura digital Formação de professores Tecnologia digital Teacher’s formation Digital culture Cooperation Digital technologies |
title_short |
Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo |
title_full |
Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo |
title_fullStr |
Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo |
title_full_unstemmed |
Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo |
title_sort |
Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo |
author |
Nascimento, Selma Maria Silva do |
author_facet |
Nascimento, Selma Maria Silva do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Selma Maria Silva do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aragón, Rosane |
contributor_str_mv |
Aragón, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura digital Formação de professores Tecnologia digital |
topic |
Cultura digital Formação de professores Tecnologia digital Teacher’s formation Digital culture Cooperation Digital technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher’s formation Digital culture Cooperation Digital technologies |
description |
A formação de professores na cultura digital traduz a necessidade de investigarmos como esse processo vem ocorrendo atualmente no campo da educação. Neste contexto, esta tese teve como objeto de estudo a formação de professores na cultura digital e objetivou analisar como ocorreu o processo de construção de concepções de uso pedagógico das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para a sua integração ao currículo, a partir das interações interindividuais dos professores no curso de especialização Educação na Cultura Digital. O curso objetivou oferecer formação continuada aos professores e gestores da rede pública de educação para a integração criativa e crítica das Tecnologias Digitais de Informação ao currículo da educação básica. Fundamentou-se teoricamente a partir das leituras contemporâneas em torno da expansão das tecnologias digitais e seu uso pedagógico. A base teórica que deu sustentação a análise da construção de concepções e das trocas interindividuais havidas entre as alunas-professoras, se constituiu a partir da Teoria de Jean Piaget, por meio da qual discutimos e exploramos os referenciais teóricos relativos a tais processos. Para fins de pesquisa, foram analisados os dados relativos à formação dos professores cursistas da Universidade Federal de Roraima. Os dados da pesquisa foram organizados e categorizados no software Nvivo. A análise dos dados foi realizada por meio da síntese cruzada dos dados, conforme Yin (2015), dentro de uma abordagem qualitativa, o que possibilitou compreender a construção de concepções e a produção coletiva de propostas para integração das tecnologias aos currículos, buscando perceber como esse processo foi concebido e vivenciado pelos professores em formação, dando visibilidade aos processos de interação estabelecidos no decorrer do curso. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-07T02:40:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/172471 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001059334 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/172471 |
identifier_str_mv |
001059334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172471/1/001059334.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172471/2/001059334.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172471/3/001059334.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d4b852fc45d4678045ae7e0322383b25 c83edf0edfccbde6dd45b14725137ed1 fe80a12bd500b2bc9e08f15daf1fd672 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085432348639232 |