Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Selma Maria Silva do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172471
Resumo: A formação de professores na cultura digital traduz a necessidade de investigarmos como esse processo vem ocorrendo atualmente no campo da educação. Neste contexto, esta tese teve como objeto de estudo a formação de professores na cultura digital e objetivou analisar como ocorreu o processo de construção de concepções de uso pedagógico das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para a sua integração ao currículo, a partir das interações interindividuais dos professores no curso de especialização Educação na Cultura Digital. O curso objetivou oferecer formação continuada aos professores e gestores da rede pública de educação para a integração criativa e crítica das Tecnologias Digitais de Informação ao currículo da educação básica. Fundamentou-se teoricamente a partir das leituras contemporâneas em torno da expansão das tecnologias digitais e seu uso pedagógico. A base teórica que deu sustentação a análise da construção de concepções e das trocas interindividuais havidas entre as alunas-professoras, se constituiu a partir da Teoria de Jean Piaget, por meio da qual discutimos e exploramos os referenciais teóricos relativos a tais processos. Para fins de pesquisa, foram analisados os dados relativos à formação dos professores cursistas da Universidade Federal de Roraima. Os dados da pesquisa foram organizados e categorizados no software Nvivo. A análise dos dados foi realizada por meio da síntese cruzada dos dados, conforme Yin (2015), dentro de uma abordagem qualitativa, o que possibilitou compreender a construção de concepções e a produção coletiva de propostas para integração das tecnologias aos currículos, buscando perceber como esse processo foi concebido e vivenciado pelos professores em formação, dando visibilidade aos processos de interação estabelecidos no decorrer do curso.
id URGS_f54f2f7f6fff640ada640df47c6113de
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172471
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Nascimento, Selma Maria Silva doAragón, Rosane2018-02-07T02:40:39Z2017http://hdl.handle.net/10183/172471001059334A formação de professores na cultura digital traduz a necessidade de investigarmos como esse processo vem ocorrendo atualmente no campo da educação. Neste contexto, esta tese teve como objeto de estudo a formação de professores na cultura digital e objetivou analisar como ocorreu o processo de construção de concepções de uso pedagógico das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para a sua integração ao currículo, a partir das interações interindividuais dos professores no curso de especialização Educação na Cultura Digital. O curso objetivou oferecer formação continuada aos professores e gestores da rede pública de educação para a integração criativa e crítica das Tecnologias Digitais de Informação ao currículo da educação básica. Fundamentou-se teoricamente a partir das leituras contemporâneas em torno da expansão das tecnologias digitais e seu uso pedagógico. A base teórica que deu sustentação a análise da construção de concepções e das trocas interindividuais havidas entre as alunas-professoras, se constituiu a partir da Teoria de Jean Piaget, por meio da qual discutimos e exploramos os referenciais teóricos relativos a tais processos. Para fins de pesquisa, foram analisados os dados relativos à formação dos professores cursistas da Universidade Federal de Roraima. Os dados da pesquisa foram organizados e categorizados no software Nvivo. A análise dos dados foi realizada por meio da síntese cruzada dos dados, conforme Yin (2015), dentro de uma abordagem qualitativa, o que possibilitou compreender a construção de concepções e a produção coletiva de propostas para integração das tecnologias aos currículos, buscando perceber como esse processo foi concebido e vivenciado pelos professores em formação, dando visibilidade aos processos de interação estabelecidos no decorrer do curso.The teacher formation in the digital culture translates the necessity of investigating how this process is occurring currently in the field of education. In this context, this thesis had as goal of study the teacher education in digital culture and aimed to analyze how the process of construction of conceptions of pedagogical technology use in school and the collective production of proposals of actions for their integration to the curriculum occured, starting from the interindividual interactions of teachers in the course of especialization Education in Digital Culture. The course aimed to offer continued training to teachers and managers from the public education network for the creative and critical integration of the Digital Technologies of Information to the curriculum of basic education. It based itself theoretically starting from the contemporary readings around the expansion of digital technologies and their pedagogical use. The theoric basis that gave support to the analysis of the construction of conceptions and interindividual exchanges between the student-teachers, constituted itself from the Theory of Jean Piaget, by which we discussed and explored the theoretical references relative to the processes. To research ends, data relative to the education of teacher students of the Federal University of Roraima were analyzed. The data of the research were organized and categorized in the Nvivo software. The data analysis was realized by the cross syntesis of data, according to Yin (2015), inside a qualitative approach, which made possible the comprehension of the construction of conceptions and the collective production of proposals for the integration of technologies to the curriculum, searching to perceive how this process was conceived and lived by the teachers in formation, giving visibility to the processes of interation, established during the course.application/pdfporCultura digitalFormação de professoresTecnologia digitalTeacher’s formationDigital cultureCooperationDigital technologiesFormação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículoTeachers formation in digital culture: construction of conceptions of technology use in school and the Collective production of proposals of action for their integration to the Curriculuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059334.pdf001059334.pdfTexto completoapplication/pdf2101452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172471/1/001059334.pdfd4b852fc45d4678045ae7e0322383b25MD51TEXT001059334.pdf.txt001059334.pdf.txtExtracted Texttext/plain528130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172471/2/001059334.pdf.txtc83edf0edfccbde6dd45b14725137ed1MD52THUMBNAIL001059334.pdf.jpg001059334.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172471/3/001059334.pdf.jpgfe80a12bd500b2bc9e08f15daf1fd672MD5310183/1724712018-10-25 10:07:48.741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172471Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T13:07:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teachers formation in digital culture: construction of conceptions of technology use in school and the Collective production of proposals of action for their integration to the Curriculum
title Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo
spellingShingle Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo
Nascimento, Selma Maria Silva do
Cultura digital
Formação de professores
Tecnologia digital
Teacher’s formation
Digital culture
Cooperation
Digital technologies
title_short Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo
title_full Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo
title_fullStr Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo
title_full_unstemmed Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo
title_sort Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo
author Nascimento, Selma Maria Silva do
author_facet Nascimento, Selma Maria Silva do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Selma Maria Silva do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aragón, Rosane
contributor_str_mv Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura digital
Formação de professores
Tecnologia digital
topic Cultura digital
Formação de professores
Tecnologia digital
Teacher’s formation
Digital culture
Cooperation
Digital technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher’s formation
Digital culture
Cooperation
Digital technologies
description A formação de professores na cultura digital traduz a necessidade de investigarmos como esse processo vem ocorrendo atualmente no campo da educação. Neste contexto, esta tese teve como objeto de estudo a formação de professores na cultura digital e objetivou analisar como ocorreu o processo de construção de concepções de uso pedagógico das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para a sua integração ao currículo, a partir das interações interindividuais dos professores no curso de especialização Educação na Cultura Digital. O curso objetivou oferecer formação continuada aos professores e gestores da rede pública de educação para a integração criativa e crítica das Tecnologias Digitais de Informação ao currículo da educação básica. Fundamentou-se teoricamente a partir das leituras contemporâneas em torno da expansão das tecnologias digitais e seu uso pedagógico. A base teórica que deu sustentação a análise da construção de concepções e das trocas interindividuais havidas entre as alunas-professoras, se constituiu a partir da Teoria de Jean Piaget, por meio da qual discutimos e exploramos os referenciais teóricos relativos a tais processos. Para fins de pesquisa, foram analisados os dados relativos à formação dos professores cursistas da Universidade Federal de Roraima. Os dados da pesquisa foram organizados e categorizados no software Nvivo. A análise dos dados foi realizada por meio da síntese cruzada dos dados, conforme Yin (2015), dentro de uma abordagem qualitativa, o que possibilitou compreender a construção de concepções e a produção coletiva de propostas para integração das tecnologias aos currículos, buscando perceber como esse processo foi concebido e vivenciado pelos professores em formação, dando visibilidade aos processos de interação estabelecidos no decorrer do curso.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-07T02:40:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172471
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001059334
url http://hdl.handle.net/10183/172471
identifier_str_mv 001059334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172471/1/001059334.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172471/2/001059334.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172471/3/001059334.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d4b852fc45d4678045ae7e0322383b25
c83edf0edfccbde6dd45b14725137ed1
fe80a12bd500b2bc9e08f15daf1fd672
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085432348639232