A comunicação interna da empresa TIM celular S/A: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142911 |
Resumo: | Para conquistar os consumidores, é fundamental que as operadoras de telecomunicações trabalhem, antes de qualquer coisa, a excelência na comunicação com seus funcionários e prestadores de serviço buscando sua satisfação e aumentando sua motivação. Como conseqüência, ocorrerá um melhor atendimento que posteriormente será convertido em vendas com aumento de receitas e participação de mercado. Para fins desta pesquisa, tomou-se como objeto de análise a operadora TIM Celular S/A, avaliando como são os processos e a gestão de sua comunicação interna. Para averiguar o que está sendo proposto foi realizado um estudo de caso da operadora avaliando sua comunicação interna com foco em seus colaboradores próprios. Como metodologia de pesquisa, buscou-se conhecer quais as ferramentas que são usadas para isso e o impacto de uma delas chamada “Nação TIM” no quadro funcional do Rio Grande do Sul. Para avaliação dessa ferramenta, foi feita uma entrevista semiestruturada com a responsável pelo programa e questionários exploratórios com os funcionários para verificar a sua efetividade quanto aos objetivos propostos. Através deste estudo, constatou-se que a comunicação interna da organização ainda não opera de forma integrada e seu principal programa de relacionamento com os funcionários, ainda tem pouquíssimas interações no estado |
id |
UFRGS-2_06d1514c1c8585bac80110a054486772 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142911 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kessler, Fernando SilveiraCarvalho, Helenice2016-06-23T02:12:00Z2012http://hdl.handle.net/10183/142911000855574Para conquistar os consumidores, é fundamental que as operadoras de telecomunicações trabalhem, antes de qualquer coisa, a excelência na comunicação com seus funcionários e prestadores de serviço buscando sua satisfação e aumentando sua motivação. Como conseqüência, ocorrerá um melhor atendimento que posteriormente será convertido em vendas com aumento de receitas e participação de mercado. Para fins desta pesquisa, tomou-se como objeto de análise a operadora TIM Celular S/A, avaliando como são os processos e a gestão de sua comunicação interna. Para averiguar o que está sendo proposto foi realizado um estudo de caso da operadora avaliando sua comunicação interna com foco em seus colaboradores próprios. Como metodologia de pesquisa, buscou-se conhecer quais as ferramentas que são usadas para isso e o impacto de uma delas chamada “Nação TIM” no quadro funcional do Rio Grande do Sul. Para avaliação dessa ferramenta, foi feita uma entrevista semiestruturada com a responsável pelo programa e questionários exploratórios com os funcionários para verificar a sua efetividade quanto aos objetivos propostos. Através deste estudo, constatou-se que a comunicação interna da organização ainda não opera de forma integrada e seu principal programa de relacionamento com os funcionários, ainda tem pouquíssimas interações no estadoapplication/pdfporComunicação internaCultura organizacionalA comunicação interna da empresa TIM celular S/A: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000855574.pdf000855574.pdfTexto completoapplication/pdf1692131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142911/1/000855574.pdf5f927bcdaa85264d8a3d8300bb6f55aeMD51TEXT000855574.pdf.txt000855574.pdf.txtExtracted Texttext/plain147222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142911/2/000855574.pdf.txt231c3800e31f03ec74d1d28a36f0e3fbMD52THUMBNAIL000855574.pdf.jpg000855574.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142911/3/000855574.pdf.jpgcaec8189abb260f29483ba631a039b23MD5310183/1429112018-10-26 10:03:56.109oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142911Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:03:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A comunicação interna da empresa TIM celular S/A: um estudo de caso |
title |
A comunicação interna da empresa TIM celular S/A: um estudo de caso |
spellingShingle |
A comunicação interna da empresa TIM celular S/A: um estudo de caso Kessler, Fernando Silveira Comunicação interna Cultura organizacional |
title_short |
A comunicação interna da empresa TIM celular S/A: um estudo de caso |
title_full |
A comunicação interna da empresa TIM celular S/A: um estudo de caso |
title_fullStr |
A comunicação interna da empresa TIM celular S/A: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A comunicação interna da empresa TIM celular S/A: um estudo de caso |
title_sort |
A comunicação interna da empresa TIM celular S/A: um estudo de caso |
author |
Kessler, Fernando Silveira |
author_facet |
Kessler, Fernando Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kessler, Fernando Silveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Helenice |
contributor_str_mv |
Carvalho, Helenice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação interna Cultura organizacional |
topic |
Comunicação interna Cultura organizacional |
description |
Para conquistar os consumidores, é fundamental que as operadoras de telecomunicações trabalhem, antes de qualquer coisa, a excelência na comunicação com seus funcionários e prestadores de serviço buscando sua satisfação e aumentando sua motivação. Como conseqüência, ocorrerá um melhor atendimento que posteriormente será convertido em vendas com aumento de receitas e participação de mercado. Para fins desta pesquisa, tomou-se como objeto de análise a operadora TIM Celular S/A, avaliando como são os processos e a gestão de sua comunicação interna. Para averiguar o que está sendo proposto foi realizado um estudo de caso da operadora avaliando sua comunicação interna com foco em seus colaboradores próprios. Como metodologia de pesquisa, buscou-se conhecer quais as ferramentas que são usadas para isso e o impacto de uma delas chamada “Nação TIM” no quadro funcional do Rio Grande do Sul. Para avaliação dessa ferramenta, foi feita uma entrevista semiestruturada com a responsável pelo programa e questionários exploratórios com os funcionários para verificar a sua efetividade quanto aos objetivos propostos. Através deste estudo, constatou-se que a comunicação interna da organização ainda não opera de forma integrada e seu principal programa de relacionamento com os funcionários, ainda tem pouquíssimas interações no estado |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-23T02:12:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142911 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000855574 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142911 |
identifier_str_mv |
000855574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142911/1/000855574.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142911/2/000855574.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142911/3/000855574.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f927bcdaa85264d8a3d8300bb6f55ae 231c3800e31f03ec74d1d28a36f0e3fb caec8189abb260f29483ba631a039b23 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224511389958144 |