Quais habilidades cognitivas podem impactar o desempenho matemático das crianças?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torma, Ingrid da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nogues, Camila Peres, Luna, Fabiana de Miranda Rocha
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265689
Resumo: As habilidades cognitivas sejam de domínio geral, como funções executivas, ou de domínio específico, como a contagem, são consideradas fundamentais para a aprendizagem da matemática de forma a influenciar o desempenho posterior dos estudantes. Assim, a fragilidade nessas habilidades está subjacente à maioria das dificuldades de aprendizagem da matemática, bem como uma boa capacidade nessas habilidades pode favorecer a proficiência na referida área ao longo da trajetória escolar. Quando as crianças ingressam na escola, já possuem conhecimentos numéricos e habilidades cognitivas gerais em desenvolvimento que servirão de base para a aprendizagem da matemática formal. Além disso, diferenças nas competências numéricas, bem como em habilidades como memória de trabalho, já podem ser encontradas entre as crianças desde a Educação Infantil. Diante disso, este capítulo tem como objetivo aprofundar o conhecimento a respeito de algumas habilidades de domínio geral e específico, discutindo o seu papel para o desempenho matemático futuro dos alunos por meio de evidências que possam beneficiar a prática docente nas etapas iniciais da escolarização.
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