Estudo aerodinâmico de uma aeronave utilizando mecânica dos fluidos computacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79790 |
Resumo: | Resultados de simulações do modelo de aeronave NASA Common Research Model, do IV AIAA Drag Prediction Workshop, obtidos com o pacote comercial de volumes finitos ANSYS® Fluent são apresentados e discutidos neste trabalho. Um estudo de qualidade de malha é realizado utilizando-se a metodologia do GCI (Grid Convergence Index). O trabalho insere-se no contexto de contribuir com a melhoria da capacidade de previsão do arrasto de aeronaves através da utilização de métodos numéricos para a solução das equações da mecânica dos fluidos. Os resultados são validados através da comparação com resultados numéricos e experimentais publicados por outros autores. Os resultados obtidos para o coeficiente de arrasto e de pressão apresentam boa aproximação quando comparados com os obtidos pelos participantes do Workshop e também com resultados de simulações realizadas em túnel de vento. |
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Moschetta, BrunoPetry, Adriane PriscoAwruch, Armando Miguel2013-11-01T01:56:55Z2013http://hdl.handle.net/10183/79790000900288Resultados de simulações do modelo de aeronave NASA Common Research Model, do IV AIAA Drag Prediction Workshop, obtidos com o pacote comercial de volumes finitos ANSYS® Fluent são apresentados e discutidos neste trabalho. Um estudo de qualidade de malha é realizado utilizando-se a metodologia do GCI (Grid Convergence Index). O trabalho insere-se no contexto de contribuir com a melhoria da capacidade de previsão do arrasto de aeronaves através da utilização de métodos numéricos para a solução das equações da mecânica dos fluidos. Os resultados são validados através da comparação com resultados numéricos e experimentais publicados por outros autores. Os resultados obtidos para o coeficiente de arrasto e de pressão apresentam boa aproximação quando comparados com os obtidos pelos participantes do Workshop e também com resultados de simulações realizadas em túnel de vento.Results of numerical simulations of the NASA Common Research Model, from the IV AIAA Drag Prediction Workshop, obtained with the finite volume commercial software ANSYS® Fluent are presented and discussed in this work. A grid quality study is performed using a GCI (Grid Convergence Index) methodology. This work may be considered as a contribution to the improvement of the capacity of aircraft drag prediction using numerical methods for the solution of the fluid dynamics equations. Results are validated through a comparison with numerical and experimental results published by other researchers. Results obtained for the drag and pressure coefficients are in good agreement with those obtained by the Workshop participants and also with simulations carried in wind tunnel tests.application/pdfporEngenharia mecânicaAerodynamicsCFDNASA CRMAIAA drag prediction workshopEstudo aerodinâmico de uma aeronave utilizando mecânica dos fluidos computacionalAerodynamic analysis of an aircraft using computational fluid dynamics info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2013Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000900288.pdf000900288.pdfTexto completoapplication/pdf1942795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79790/1/000900288.pdf11c0d9d024c4177943e07c7d10c74dc9MD51TEXT000900288.pdf.txt000900288.pdf.txtExtracted Texttext/plain47038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79790/2/000900288.pdf.txt4e8f3c98e96a9adb1c8ea8b68c954502MD52THUMBNAIL000900288.pdf.jpg000900288.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79790/3/000900288.pdf.jpgc7a1b96a6ef2d081d903e4bc37b24281MD5310183/797902018-10-17 09:02:53.941oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79790Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:02:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Resultados de simulações do modelo de aeronave NASA Common Research Model, do IV AIAA Drag Prediction Workshop, obtidos com o pacote comercial de volumes finitos ANSYS® Fluent são apresentados e discutidos neste trabalho. Um estudo de qualidade de malha é realizado utilizando-se a metodologia do GCI (Grid Convergence Index). O trabalho insere-se no contexto de contribuir com a melhoria da capacidade de previsão do arrasto de aeronaves através da utilização de métodos numéricos para a solução das equações da mecânica dos fluidos. Os resultados são validados através da comparação com resultados numéricos e experimentais publicados por outros autores. Os resultados obtidos para o coeficiente de arrasto e de pressão apresentam boa aproximação quando comparados com os obtidos pelos participantes do Workshop e também com resultados de simulações realizadas em túnel de vento. |
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