Mercado e estratégias de comercialização da carne bovina : uma pesquisa de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liz, Nathalia de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251556
Resumo: A pecuária nacional passou por uma modernização que revolucionou seu modo de produção, fazendo com que o Brasil se tornasse o maior exportador e o segundo maior produtor de carne bovina do mundo. Por conta disso, o varejo da carne bovina se torna cada vez mais competitivo, e como forma de diferenciação e estratégia de comercialização, se instala as alianças mercadológicas, com o objetivo de levar ao consumidor final um produto de maior valor agregado, qualidade e origem conhecida. Frente a isso, um dos maiores grupos varejistas do Brasil, o Grupo Pão de Açúcar, criou um programa intitulado ‘’Qualidade desde a origem’’, onde ele determina importantes pontos de controle ao longo da cadeia de produção, considerando desde o produtor até o elo final da cadeia, o cliente, e com isso consegue assegurar que informações do processo produtivo chegue ao consumidor, para que ele seja capaz de identificar atributos de qualidade desejáveis no produto final. Assim, o presente trabalho visou agrupar informações sobre estratégias de comercialização e realizar uma pesquisa de caso do Grupo Pão de Açúcar, através de pesquisas em bases de dados a fim de entender como o programa utiliza as estratégias a seu favor. Após estudo, foi identificado que o programa ‘’Qualidade desde a Origem’’ utiliza como estratégia de comercialização as alianças mercadológicas, a fim de se possuir uma maior diferenciação do seu produto e assim conseguir se posicionar no mercado para possuir um valor agregado maior.
id UFRGS-2_0776801a9d2c9218ce05fac2be296386
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251556
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Liz, Nathalia deKindlein, Líris2022-11-18T04:55:34Z2022http://hdl.handle.net/10183/251556001152811A pecuária nacional passou por uma modernização que revolucionou seu modo de produção, fazendo com que o Brasil se tornasse o maior exportador e o segundo maior produtor de carne bovina do mundo. Por conta disso, o varejo da carne bovina se torna cada vez mais competitivo, e como forma de diferenciação e estratégia de comercialização, se instala as alianças mercadológicas, com o objetivo de levar ao consumidor final um produto de maior valor agregado, qualidade e origem conhecida. Frente a isso, um dos maiores grupos varejistas do Brasil, o Grupo Pão de Açúcar, criou um programa intitulado ‘’Qualidade desde a origem’’, onde ele determina importantes pontos de controle ao longo da cadeia de produção, considerando desde o produtor até o elo final da cadeia, o cliente, e com isso consegue assegurar que informações do processo produtivo chegue ao consumidor, para que ele seja capaz de identificar atributos de qualidade desejáveis no produto final. Assim, o presente trabalho visou agrupar informações sobre estratégias de comercialização e realizar uma pesquisa de caso do Grupo Pão de Açúcar, através de pesquisas em bases de dados a fim de entender como o programa utiliza as estratégias a seu favor. Após estudo, foi identificado que o programa ‘’Qualidade desde a Origem’’ utiliza como estratégia de comercialização as alianças mercadológicas, a fim de se possuir uma maior diferenciação do seu produto e assim conseguir se posicionar no mercado para possuir um valor agregado maior.National livestock has undergone a modernization that has revolutionized its mode of production, making Brazil the largest exporter and second largest producer of beef in the world. Because of this, beef retail becomes increasingly competitive, and as a form of differentiation and marketing strategy, marketing alliances are established, with the objective of bringing to the final consumer a product with greater added value, quality and origin. known. Faced with this, one of the largest retail groups in Brazil, Grupo Pão de Açúcar, created a program entitled ''Quality from origin'', where it determines important control points along the production chain, considering from the producer to the the final link in the chain, the customer, and with this it is able to ensure that information on the production process reaches the consumer, so that he is able to identify desirable quality attributes in the final product. Thus, the present work aimed to gather information about marketing strategies and carry out a case research of Grupo Pão de Açúcar, through research in databases in order to understand how the program uses the strategies in its favor. After a study, it was identified that the program ''Quality from the Origin'' uses marketing alliances as a marketing strategy, in order to have a greater differentiation of its product and thus be able to position itself in the market to have a greater added value.application/pdfporCarneGadoComercializaçãoQualidade da carneConsumo alimentarAlliancesMeatCommercializationConsumerMarketTrendsQuality from the originMercado e estratégias de comercialização da carne bovina : uma pesquisa de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de AgronomiaPorto Alegre, BR-RS2022Zootecnia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152811.pdf.txt001152811.pdf.txtExtracted Texttext/plain72077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251556/2/001152811.pdf.txt1d7324c131247151cba9bbc1e2bc0c99MD52ORIGINAL001152811.pdfTexto completoapplication/pdf980853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251556/1/001152811.pdf3566d299f660d145c922eccebeeebcc1MD5110183/2515562022-11-19 05:58:59.218051oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251556Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-19T07:58:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mercado e estratégias de comercialização da carne bovina : uma pesquisa de caso
title Mercado e estratégias de comercialização da carne bovina : uma pesquisa de caso
spellingShingle Mercado e estratégias de comercialização da carne bovina : uma pesquisa de caso
Liz, Nathalia de
Carne
Gado
Comercialização
Qualidade da carne
Consumo alimentar
Alliances
Meat
Commercialization
Consumer
Market
Trends
Quality from the origin
title_short Mercado e estratégias de comercialização da carne bovina : uma pesquisa de caso
title_full Mercado e estratégias de comercialização da carne bovina : uma pesquisa de caso
title_fullStr Mercado e estratégias de comercialização da carne bovina : uma pesquisa de caso
title_full_unstemmed Mercado e estratégias de comercialização da carne bovina : uma pesquisa de caso
title_sort Mercado e estratégias de comercialização da carne bovina : uma pesquisa de caso
author Liz, Nathalia de
author_facet Liz, Nathalia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Liz, Nathalia de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kindlein, Líris
contributor_str_mv Kindlein, Líris
dc.subject.por.fl_str_mv Carne
Gado
Comercialização
Qualidade da carne
Consumo alimentar
topic Carne
Gado
Comercialização
Qualidade da carne
Consumo alimentar
Alliances
Meat
Commercialization
Consumer
Market
Trends
Quality from the origin
dc.subject.eng.fl_str_mv Alliances
Meat
Commercialization
Consumer
Market
Trends
Quality from the origin
description A pecuária nacional passou por uma modernização que revolucionou seu modo de produção, fazendo com que o Brasil se tornasse o maior exportador e o segundo maior produtor de carne bovina do mundo. Por conta disso, o varejo da carne bovina se torna cada vez mais competitivo, e como forma de diferenciação e estratégia de comercialização, se instala as alianças mercadológicas, com o objetivo de levar ao consumidor final um produto de maior valor agregado, qualidade e origem conhecida. Frente a isso, um dos maiores grupos varejistas do Brasil, o Grupo Pão de Açúcar, criou um programa intitulado ‘’Qualidade desde a origem’’, onde ele determina importantes pontos de controle ao longo da cadeia de produção, considerando desde o produtor até o elo final da cadeia, o cliente, e com isso consegue assegurar que informações do processo produtivo chegue ao consumidor, para que ele seja capaz de identificar atributos de qualidade desejáveis no produto final. Assim, o presente trabalho visou agrupar informações sobre estratégias de comercialização e realizar uma pesquisa de caso do Grupo Pão de Açúcar, através de pesquisas em bases de dados a fim de entender como o programa utiliza as estratégias a seu favor. Após estudo, foi identificado que o programa ‘’Qualidade desde a Origem’’ utiliza como estratégia de comercialização as alianças mercadológicas, a fim de se possuir uma maior diferenciação do seu produto e assim conseguir se posicionar no mercado para possuir um valor agregado maior.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-18T04:55:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/251556
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001152811
url http://hdl.handle.net/10183/251556
identifier_str_mv 001152811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251556/2/001152811.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251556/1/001152811.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d7324c131247151cba9bbc1e2bc0c99
3566d299f660d145c922eccebeeebcc1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224644278091776