Políticas públicas de formação continuada de professores dos anos iniciais e a qualidade da educação básica : uma análise da rede municipal de educação do município de Gravataí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicca, Juliana Correa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262771
Resumo: Esta pesquisa buscou responder qual a relação entre a qualidade da educação básica e as políticas públicas para formação continuada docente nos anos iniciais da rede municipal de Gravataí. Seu objetivo central foi compreender como a rede municipal de Gravataí tem se organizado e implementado as políticas públicas para a formação continuada dos professores nos últimos 2 anos, analisando de que forma a qualidade da educação pode estar comprometida pela formação continuada docente nos anos iniciais na rede municipal de Gravataí. A pesquisa foi constituída na análise documental e estudo de caso com entrevistas semiestruturadas a partir de uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida no período de novembro de 2022 a março de 2023. A pesquisa tem sua fundamentação teórica nos conceitos de políticas públicas, formação docente, qualidade da educação e gerencialismo. Os resultados da pesquisa apontam a parceria público privada que está estabelecida no município, tendo como consequência a desresponsabilização do Estado nas políticas públicas de formação continuada docente da rede municipal de ensino, comprometendo a qualidade da educação que possui dentre os seus indicadores, este tipo de formação.
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