Requisitos exigidos na seleção e o desvio de função de estagiários do curso de administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiane Dias Maia e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184971
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender as exigências requeridas nas seleções de estágio, assim como analisar desvios de função e utilizações equivocadas das noções de estágio, a partir da ótica dos pesquisados. O método utilizado foi quanti-quali, que desenvolveu-se em duas etapas: primeiramente, com a realização de um survey com aplicação de questionário; após, com realização de entrevistas em profundidade. As entrevistas seguiram um roteiro semiestruturado, baseado nos resultados da primeira etapa do estudo. Na primeira etapa, foram recebidas 146 respostas e, na segunda, foram entrevistados quatro alunos de cursos de graduação em Administração, de universidades públicas e privadas, que estagiaram pelo menos uma vez durante o curso. A partir da análise dos resultados, foi possível identificar os métodos e requisitos exigidos nas seleções de estágio, bem como atividades realizadas pelos estudantes nas experiências, muitas vezes indevidas e/ou com exigência demasiada. Também ficou evidenciado o desenvolvimento de habilidades e competências, como: capacidade de identificação e resolução de problemas, relacionamento interpessoal, iniciativa, criatividade, entre outras. Em relação ao acompanhamento de supervisores internos e da universidade, identificou-se que o processo é falho, visto que não há assistência e auxílio adequados aos estudantes. No que diz respeito ao desvio de função de estagiários, verificou-se que os estudantes possuem atividades e responsabilidades excessivas, prejudicando seu desenvolvimento. Dessa forma, foram evidenciadas falhas e possíveis melhorias que os programas de estágio podem realizar. Verificou-se, em relação aos processos seletivos de estágio, que as experiências anteriores são sempre questionadas aos estudantes, sendo um fator de relevância na decisão dos recrutadores. Por fim, notou-se também que o desvio de função ocorre em muitas empresas, e que se mostra necessária mais fiscalização, supervisão e organização dos programas de estágio, a fim de estruturar as atividades que os estagiários realizarão.
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A partir da análise dos resultados, foi possível identificar os métodos e requisitos exigidos nas seleções de estágio, bem como atividades realizadas pelos estudantes nas experiências, muitas vezes indevidas e/ou com exigência demasiada. Também ficou evidenciado o desenvolvimento de habilidades e competências, como: capacidade de identificação e resolução de problemas, relacionamento interpessoal, iniciativa, criatividade, entre outras. Em relação ao acompanhamento de supervisores internos e da universidade, identificou-se que o processo é falho, visto que não há assistência e auxílio adequados aos estudantes. No que diz respeito ao desvio de função de estagiários, verificou-se que os estudantes possuem atividades e responsabilidades excessivas, prejudicando seu desenvolvimento. Dessa forma, foram evidenciadas falhas e possíveis melhorias que os programas de estágio podem realizar. Verificou-se, em relação aos processos seletivos de estágio, que as experiências anteriores são sempre questionadas aos estudantes, sendo um fator de relevância na decisão dos recrutadores. Por fim, notou-se também que o desvio de função ocorre em muitas empresas, e que se mostra necessária mais fiscalização, supervisão e organização dos programas de estágio, a fim de estruturar as atividades que os estagiários realizarão.The present work has the objective of comprehending the requirements on internship recruitment processes, such as analyzing job role deviations and mistaken utilization of internship notions, by the perspective of the surveyed students. The utilized research method was the quantitative-qualitative, which was developed in two steps: firstly, a survey execution with questionnaire application; afterwards, with in-depth interviews execution. The interviews followed a semi-structured script, based on the research first step’s results. On this first step, 146 answers were received, and on the second, four students from Administration graduation courses were interviewed, from both public and private universities, which have worked at least once during their course. From the results’ analysis, it was possible to identify methods and requirements of internship selections, as well as the activities performed by the students on their experiences, most of them improper and/or with excessive exigencies. It became also evident the development of skills and competences, such as: problem identification and resolution capacity, interpersonal relationship, initiative, creativity, between others. Regarding the internal and university supervisors’ monitoring, it was possible to identify that the process is flawed, since there is no adequate assistance and monitoring to the students. Concerning the role deviation, it was verified that the students are designed to excessive activities and responsibilities, prejudicing their personal development. This way, flaws and possible improvement opportunities were evidenced on the internship programs. It was also possible to observe that during the internship recruitment processes, the previous experiences are always questioned to the students, becoming a relevant factor on the recruiters’ decision making. Finally, it was observed that the role deviation occurs in many companies, and its visibly necessary more fiscalization, supervision and organization in internship programs, in order to structure the activities the interns will perform.application/pdfporCurso de administraçãoEstagiáriosProcesso seletivoEstágioAdministrationStudentsInternshipRole deviationSkillsRequirementsRecruitment processRequisitos exigidos na seleção e o desvio de função de estagiários do curso de administraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001077566.pdf.txt001077566.pdf.txtExtracted Texttext/plain143141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184971/2/001077566.pdf.txta912fa6dc83db711f5e2f847f2fbf333MD52ORIGINAL001077566.pdfTexto completoapplication/pdf642290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184971/1/001077566.pdf95fb3c9bc9cc226279fb5ea9f53f6c50MD5110183/1849712018-11-24 03:14:40.063126oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184971Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-24T05:14:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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