Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181111 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos é a modalidade de ensino que visa oportunizar a formação escolar para aqueles que não tiveram acesso ou não puderam concluir o ensino fundamental ou médio nas idades apropriadas. Essa modalidade de ensino exige um currículo reflexivo, que envolva conteúdos relacionados à realidade dos estudantes e projetos pedagógicos planejados de maneira que contemplem o multiculturalismo e a experiência de vida já adquirida pelos discentes. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Anne Frank, em Porto Alegre, e teve como objetivo realizar uma experimentação didática inspirada na abordagem freireana para a Educação de Jovens e Adultos. A fim de conhecer as turmas e a realidade de cada sujeito constituinte do grupo aplicou-se o instrumento inicial de levantamento de dados, a partir dessas informações escolheu-se o Tema Gerador para o desenvolvimento da Sequência Didática, posteriormente, o material produzido foi trabalhado em turmas da segunda etapa da EJA e, por fim, aplicou-se o questionário para diagnóstico final. Os dados obtidos durante a experimentação didática indicam que o Tema Gerador Alimentos e as aulas permitiram que os alunos enxergassem a disciplina e os conceitos trabalhados sob uma nova concepção, uma vez que buscou dialogar e relacionar a bagagem de conhecimentos prévios dos discentes com conceitos científicos, demonstrando assim o sucesso do tratamento didático adotado. |
id |
UFRGS-2_07ea1c595805966b5efaac327d42aaa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181111 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Viscardi, Janine RachelSantos, Flávia Maria Teixeira dos2018-08-18T03:01:12Z2017http://hdl.handle.net/10183/181111001073700A Educação de Jovens e Adultos é a modalidade de ensino que visa oportunizar a formação escolar para aqueles que não tiveram acesso ou não puderam concluir o ensino fundamental ou médio nas idades apropriadas. Essa modalidade de ensino exige um currículo reflexivo, que envolva conteúdos relacionados à realidade dos estudantes e projetos pedagógicos planejados de maneira que contemplem o multiculturalismo e a experiência de vida já adquirida pelos discentes. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Anne Frank, em Porto Alegre, e teve como objetivo realizar uma experimentação didática inspirada na abordagem freireana para a Educação de Jovens e Adultos. A fim de conhecer as turmas e a realidade de cada sujeito constituinte do grupo aplicou-se o instrumento inicial de levantamento de dados, a partir dessas informações escolheu-se o Tema Gerador para o desenvolvimento da Sequência Didática, posteriormente, o material produzido foi trabalhado em turmas da segunda etapa da EJA e, por fim, aplicou-se o questionário para diagnóstico final. Os dados obtidos durante a experimentação didática indicam que o Tema Gerador Alimentos e as aulas permitiram que os alunos enxergassem a disciplina e os conceitos trabalhados sob uma nova concepção, uma vez que buscou dialogar e relacionar a bagagem de conhecimentos prévios dos discentes com conceitos científicos, demonstrando assim o sucesso do tratamento didático adotado.The Youth and Adult Education is the modality of education that aims to provide school education for those who did not have access or could not complete primary or secondary education at the appropriate ages. This type of education requires a reflective curriculum that involves content related to students' reality and pedagogical projects designed in such a way as to contemplate multiculturalism and the experience of life already acquired by the students. The present work was developed at the Anne Frank State School in Porto Alegre, Brazil, and had as its objective to carry out a didactic experimentation inspired by the Freirean approach to Youth and Adult Education. In order to know the classes and the reality of each constituent subject of the group the initial instrument of data collection was applied, from this information the Generator Theme was chosen for the development of the Didactic Sequence, later the material produced was worked in groups of the second stage of the EJA and, finally, the questionnaire was applied for final diagnosis. The data obtained during the didactic experimentation indicate that the Food Generator Theme and the classes allowed the students to see the discipline and concepts worked under a new conception, since it sought to dialogue and to relate the baggage of previous knowledge of the students with scientific concepts, thus demonstrating the success of the didactic treatment adopted.application/pdfporEducação de jovens e adultosTema geradorEnsino de ciênciasDidáticaYouth and Adult Education ProgrammesGenerator ThemeFreirean approachUma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2017Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073700.pdfTexto completoapplication/pdf905769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181111/1/001073700.pdfbe19e5446d0842977472ed138b3e745cMD51TEXT001073700.pdf.txt001073700.pdf.txtExtracted Texttext/plain77557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181111/2/001073700.pdf.txt3b97c39d26845ed7a2560572d5be3e19MD52THUMBNAIL001073700.pdf.jpg001073700.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181111/3/001073700.pdf.jpga20477e9bd9e59e2a5e40b6318406a67MD5310183/1811112018-10-05 07:39:35.868oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181111Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:39:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA |
title |
Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA |
spellingShingle |
Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA Viscardi, Janine Rachel Educação de jovens e adultos Tema gerador Ensino de ciências Didática Youth and Adult Education Programmes Generator Theme Freirean approach |
title_short |
Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA |
title_full |
Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA |
title_fullStr |
Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA |
title_full_unstemmed |
Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA |
title_sort |
Uma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJA |
author |
Viscardi, Janine Rachel |
author_facet |
Viscardi, Janine Rachel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viscardi, Janine Rachel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
contributor_str_mv |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Tema gerador Ensino de ciências Didática |
topic |
Educação de jovens e adultos Tema gerador Ensino de ciências Didática Youth and Adult Education Programmes Generator Theme Freirean approach |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Youth and Adult Education Programmes Generator Theme Freirean approach |
description |
A Educação de Jovens e Adultos é a modalidade de ensino que visa oportunizar a formação escolar para aqueles que não tiveram acesso ou não puderam concluir o ensino fundamental ou médio nas idades apropriadas. Essa modalidade de ensino exige um currículo reflexivo, que envolva conteúdos relacionados à realidade dos estudantes e projetos pedagógicos planejados de maneira que contemplem o multiculturalismo e a experiência de vida já adquirida pelos discentes. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Anne Frank, em Porto Alegre, e teve como objetivo realizar uma experimentação didática inspirada na abordagem freireana para a Educação de Jovens e Adultos. A fim de conhecer as turmas e a realidade de cada sujeito constituinte do grupo aplicou-se o instrumento inicial de levantamento de dados, a partir dessas informações escolheu-se o Tema Gerador para o desenvolvimento da Sequência Didática, posteriormente, o material produzido foi trabalhado em turmas da segunda etapa da EJA e, por fim, aplicou-se o questionário para diagnóstico final. Os dados obtidos durante a experimentação didática indicam que o Tema Gerador Alimentos e as aulas permitiram que os alunos enxergassem a disciplina e os conceitos trabalhados sob uma nova concepção, uma vez que buscou dialogar e relacionar a bagagem de conhecimentos prévios dos discentes com conceitos científicos, demonstrando assim o sucesso do tratamento didático adotado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-18T03:01:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181111 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001073700 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181111 |
identifier_str_mv |
001073700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181111/1/001073700.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181111/2/001073700.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181111/3/001073700.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be19e5446d0842977472ed138b3e745c 3b97c39d26845ed7a2560572d5be3e19 a20477e9bd9e59e2a5e40b6318406a67 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224555482578944 |