O sexo feminino nos livros didáticos de Biologia: uma análise na EJA na Escola Nova Sociedade no município de Nova Santa Rita-RS. educação do campo enraizada e contextualizada na ilha da pintada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alonso, Ana Rafaela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221114
Resumo: Para cumprir sua função social a escola deve se preocupar não apenas em transmitir conhecimentos as alunas/os, mas em formar cidadãs/ãos com capacidade crítica dentro do espaço e cultura em que vivem. As meninas precisam ser representadas dentro do currículo escolar, que a história das mulheres seja contextualizada e que elas sintam parte do processo de aprendizagem. O presente estudo analisou o livro didático de Biologia da escola do campo Nova Sociedade, localizada no assentamento Itapuí, no município de Nova Santa Rita–RS, município conhecido pela maior produção de arroz orgânico da américa latina. O Trabalho apresentado é resultado de uma pesquisa documental, sendo o livro didático como fonte de análise. O objetivo foi investigar como o sexo feminino é representado no livro didático público impulsionado pela política do PNLD. A pesquisa é justificada pela importância do livro didático como instrumento metodológico e artefato cultural de conhecimento, se faz a problematização do livro e da política do PNLD e como se faz a representação do sexo feminino se este instrumento é ideológico e se reproduz as estruturas patriarcais da sociedade.
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