Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Wagner
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179140
Resumo: Este trabalho trata da constituição de aulas de dança contemporânea, discutindo educação, pesquisa e criação como seus aspectos constituidores. Parte-se do seguinte problema: Como ministrar uma aula de dança e ao mesmo tempo acompanhar seus processos de realização, tomando-os por processos de pesquisa, educação e criação, tendo em vista a constituição de um corpo que se coloca a dançar? Para isso objetiva-se apresentar questões acercas das aulas de dança do projeto Cartografar Corpos a dançar, dos Estudos do Corpo, discutindo seus processos de realização. Metodologicamente buscou-se acompanhar os processos das aulas com inspiração na cartografia de Deleuze & Guattari (1992), mapeando pistas que possam dar indicações do próprio processo. As referências utilizadas são oriundas do campo da dança e educação com atravessamentos com a filosofia, sendo alguns: Dantas (2004, 2009 e 2011), Deleuze (1992, 2002 e 2012), Deleuze e Guatarri (1992 e1995), Corazza (2012 e 2013), Fernandes (2006, 2014, 2015a e 2015b), Fortyn (1998 e 1999), Foucault (1984, 1985, 1987, 2010a, 2010b), Paludo (2015), Rocha (2012 e 2014), Sastre (2015), Strazzacappa (2009 e 2012) e Valle (2012). Assim, é possível dizer que no citado projeto, as aulas estão focadas nos processos que podem ser chamados de um pesquisar criação, uma educação criadora e uma criação educadora.
id UFRGS-2_08277b715c8ee6088c4879d5aacd4783
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179140
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferraz, WagnerValle, Flavia Pilla do2018-06-06T02:30:27Z2017http://hdl.handle.net/10183/179140001067189Este trabalho trata da constituição de aulas de dança contemporânea, discutindo educação, pesquisa e criação como seus aspectos constituidores. Parte-se do seguinte problema: Como ministrar uma aula de dança e ao mesmo tempo acompanhar seus processos de realização, tomando-os por processos de pesquisa, educação e criação, tendo em vista a constituição de um corpo que se coloca a dançar? Para isso objetiva-se apresentar questões acercas das aulas de dança do projeto Cartografar Corpos a dançar, dos Estudos do Corpo, discutindo seus processos de realização. Metodologicamente buscou-se acompanhar os processos das aulas com inspiração na cartografia de Deleuze & Guattari (1992), mapeando pistas que possam dar indicações do próprio processo. As referências utilizadas são oriundas do campo da dança e educação com atravessamentos com a filosofia, sendo alguns: Dantas (2004, 2009 e 2011), Deleuze (1992, 2002 e 2012), Deleuze e Guatarri (1992 e1995), Corazza (2012 e 2013), Fernandes (2006, 2014, 2015a e 2015b), Fortyn (1998 e 1999), Foucault (1984, 1985, 1987, 2010a, 2010b), Paludo (2015), Rocha (2012 e 2014), Sastre (2015), Strazzacappa (2009 e 2012) e Valle (2012). Assim, é possível dizer que no citado projeto, as aulas estão focadas nos processos que podem ser chamados de um pesquisar criação, uma educação criadora e uma criação educadora.This work deals with the constitution of contemporary dance classes, discussing education, research and creation as its constituent aspects. It starts with the following problem: How to teach a dance class and at the same time follow its processes of achievement, taking them through research, education and creation processes, with a view to the constitution of a dancing body? In order to do so, the objective is to present questions about the dance classes of the Cartografar Corpos to dance project, from the Studies of the Body, discussing its processes of achievement. Methodologically, we tried to follow the class processes with inspiration in the cartography of Deleuze & Guattari (1992), mapping clues that can give indications of the process itself. The references used come from the field of dance and education with crosses with the philosophy, being some: Dantas (2004, 2009 and 2011), Deleuze (1992, 2002 and 2012), Deleuze and Guatarri (1992 and 1995), Corazza (1990), Fernandes (2006, 2014, 2015a and 2015b), Foucault (1984, 1985, 1987, 2010a, 2010b), Paludo (2015), Rocha (2012 and 2014), Sastre (2015) , Strazzacappa (2009 and 2012) and Valle (2012). Thus, it is possible to say that in the mentioned project, the classes are focused on the processes that can be called a research creation, a creative education and an educative creation.application/pdfporDança contemporâneaCorpoEnsino e aprendizagemDance classBodyResearchEducationCreationCartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067189.pdf001067189.pdfTexto completoapplication/pdf121231395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179140/1/001067189.pdf70fc8b3f986e210e0e164c4332b47964MD51TEXT001067189.pdf.txt001067189.pdf.txtExtracted Texttext/plain209319http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179140/2/001067189.pdf.txtcc89ff3707067bd3c76b88b737a16761MD5210183/1791402018-06-07 02:31:58.141755oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179140Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:31:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança
title Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança
spellingShingle Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança
Ferraz, Wagner
Dança contemporânea
Corpo
Ensino e aprendizagem
Dance class
Body
Research
Education
Creation
title_short Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança
title_full Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança
title_fullStr Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança
title_full_unstemmed Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança
title_sort Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança
author Ferraz, Wagner
author_facet Ferraz, Wagner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Wagner
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valle, Flavia Pilla do
contributor_str_mv Valle, Flavia Pilla do
dc.subject.por.fl_str_mv Dança contemporânea
Corpo
Ensino e aprendizagem
topic Dança contemporânea
Corpo
Ensino e aprendizagem
Dance class
Body
Research
Education
Creation
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance class
Body
Research
Education
Creation
description Este trabalho trata da constituição de aulas de dança contemporânea, discutindo educação, pesquisa e criação como seus aspectos constituidores. Parte-se do seguinte problema: Como ministrar uma aula de dança e ao mesmo tempo acompanhar seus processos de realização, tomando-os por processos de pesquisa, educação e criação, tendo em vista a constituição de um corpo que se coloca a dançar? Para isso objetiva-se apresentar questões acercas das aulas de dança do projeto Cartografar Corpos a dançar, dos Estudos do Corpo, discutindo seus processos de realização. Metodologicamente buscou-se acompanhar os processos das aulas com inspiração na cartografia de Deleuze & Guattari (1992), mapeando pistas que possam dar indicações do próprio processo. As referências utilizadas são oriundas do campo da dança e educação com atravessamentos com a filosofia, sendo alguns: Dantas (2004, 2009 e 2011), Deleuze (1992, 2002 e 2012), Deleuze e Guatarri (1992 e1995), Corazza (2012 e 2013), Fernandes (2006, 2014, 2015a e 2015b), Fortyn (1998 e 1999), Foucault (1984, 1985, 1987, 2010a, 2010b), Paludo (2015), Rocha (2012 e 2014), Sastre (2015), Strazzacappa (2009 e 2012) e Valle (2012). Assim, é possível dizer que no citado projeto, as aulas estão focadas nos processos que podem ser chamados de um pesquisar criação, uma educação criadora e uma criação educadora.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-06T02:30:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179140
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001067189
url http://hdl.handle.net/10183/179140
identifier_str_mv 001067189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179140/1/001067189.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179140/2/001067189.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 70fc8b3f986e210e0e164c4332b47964
cc89ff3707067bd3c76b88b737a16761
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224552146010112