Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179140 |
Resumo: | Este trabalho trata da constituição de aulas de dança contemporânea, discutindo educação, pesquisa e criação como seus aspectos constituidores. Parte-se do seguinte problema: Como ministrar uma aula de dança e ao mesmo tempo acompanhar seus processos de realização, tomando-os por processos de pesquisa, educação e criação, tendo em vista a constituição de um corpo que se coloca a dançar? Para isso objetiva-se apresentar questões acercas das aulas de dança do projeto Cartografar Corpos a dançar, dos Estudos do Corpo, discutindo seus processos de realização. Metodologicamente buscou-se acompanhar os processos das aulas com inspiração na cartografia de Deleuze & Guattari (1992), mapeando pistas que possam dar indicações do próprio processo. As referências utilizadas são oriundas do campo da dança e educação com atravessamentos com a filosofia, sendo alguns: Dantas (2004, 2009 e 2011), Deleuze (1992, 2002 e 2012), Deleuze e Guatarri (1992 e1995), Corazza (2012 e 2013), Fernandes (2006, 2014, 2015a e 2015b), Fortyn (1998 e 1999), Foucault (1984, 1985, 1987, 2010a, 2010b), Paludo (2015), Rocha (2012 e 2014), Sastre (2015), Strazzacappa (2009 e 2012) e Valle (2012). Assim, é possível dizer que no citado projeto, as aulas estão focadas nos processos que podem ser chamados de um pesquisar criação, uma educação criadora e uma criação educadora. |
id |
UFRGS-2_08277b715c8ee6088c4879d5aacd4783 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179140 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferraz, WagnerValle, Flavia Pilla do2018-06-06T02:30:27Z2017http://hdl.handle.net/10183/179140001067189Este trabalho trata da constituição de aulas de dança contemporânea, discutindo educação, pesquisa e criação como seus aspectos constituidores. Parte-se do seguinte problema: Como ministrar uma aula de dança e ao mesmo tempo acompanhar seus processos de realização, tomando-os por processos de pesquisa, educação e criação, tendo em vista a constituição de um corpo que se coloca a dançar? Para isso objetiva-se apresentar questões acercas das aulas de dança do projeto Cartografar Corpos a dançar, dos Estudos do Corpo, discutindo seus processos de realização. Metodologicamente buscou-se acompanhar os processos das aulas com inspiração na cartografia de Deleuze & Guattari (1992), mapeando pistas que possam dar indicações do próprio processo. As referências utilizadas são oriundas do campo da dança e educação com atravessamentos com a filosofia, sendo alguns: Dantas (2004, 2009 e 2011), Deleuze (1992, 2002 e 2012), Deleuze e Guatarri (1992 e1995), Corazza (2012 e 2013), Fernandes (2006, 2014, 2015a e 2015b), Fortyn (1998 e 1999), Foucault (1984, 1985, 1987, 2010a, 2010b), Paludo (2015), Rocha (2012 e 2014), Sastre (2015), Strazzacappa (2009 e 2012) e Valle (2012). Assim, é possível dizer que no citado projeto, as aulas estão focadas nos processos que podem ser chamados de um pesquisar criação, uma educação criadora e uma criação educadora.This work deals with the constitution of contemporary dance classes, discussing education, research and creation as its constituent aspects. It starts with the following problem: How to teach a dance class and at the same time follow its processes of achievement, taking them through research, education and creation processes, with a view to the constitution of a dancing body? In order to do so, the objective is to present questions about the dance classes of the Cartografar Corpos to dance project, from the Studies of the Body, discussing its processes of achievement. Methodologically, we tried to follow the class processes with inspiration in the cartography of Deleuze & Guattari (1992), mapping clues that can give indications of the process itself. The references used come from the field of dance and education with crosses with the philosophy, being some: Dantas (2004, 2009 and 2011), Deleuze (1992, 2002 and 2012), Deleuze and Guatarri (1992 and 1995), Corazza (1990), Fernandes (2006, 2014, 2015a and 2015b), Foucault (1984, 1985, 1987, 2010a, 2010b), Paludo (2015), Rocha (2012 and 2014), Sastre (2015) , Strazzacappa (2009 and 2012) and Valle (2012). Thus, it is possible to say that in the mentioned project, the classes are focused on the processes that can be called a research creation, a creative education and an educative creation.application/pdfporDança contemporâneaCorpoEnsino e aprendizagemDance classBodyResearchEducationCreationCartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067189.pdf001067189.pdfTexto completoapplication/pdf121231395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179140/1/001067189.pdf70fc8b3f986e210e0e164c4332b47964MD51TEXT001067189.pdf.txt001067189.pdf.txtExtracted Texttext/plain209319http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179140/2/001067189.pdf.txtcc89ff3707067bd3c76b88b737a16761MD5210183/1791402018-06-07 02:31:58.141755oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179140Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:31:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança |
title |
Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança |
spellingShingle |
Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança Ferraz, Wagner Dança contemporânea Corpo Ensino e aprendizagem Dance class Body Research Education Creation |
title_short |
Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança |
title_full |
Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança |
title_fullStr |
Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança |
title_full_unstemmed |
Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança |
title_sort |
Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança |
author |
Ferraz, Wagner |
author_facet |
Ferraz, Wagner |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Wagner |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Valle, Flavia Pilla do |
contributor_str_mv |
Valle, Flavia Pilla do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança contemporânea Corpo Ensino e aprendizagem |
topic |
Dança contemporânea Corpo Ensino e aprendizagem Dance class Body Research Education Creation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dance class Body Research Education Creation |
description |
Este trabalho trata da constituição de aulas de dança contemporânea, discutindo educação, pesquisa e criação como seus aspectos constituidores. Parte-se do seguinte problema: Como ministrar uma aula de dança e ao mesmo tempo acompanhar seus processos de realização, tomando-os por processos de pesquisa, educação e criação, tendo em vista a constituição de um corpo que se coloca a dançar? Para isso objetiva-se apresentar questões acercas das aulas de dança do projeto Cartografar Corpos a dançar, dos Estudos do Corpo, discutindo seus processos de realização. Metodologicamente buscou-se acompanhar os processos das aulas com inspiração na cartografia de Deleuze & Guattari (1992), mapeando pistas que possam dar indicações do próprio processo. As referências utilizadas são oriundas do campo da dança e educação com atravessamentos com a filosofia, sendo alguns: Dantas (2004, 2009 e 2011), Deleuze (1992, 2002 e 2012), Deleuze e Guatarri (1992 e1995), Corazza (2012 e 2013), Fernandes (2006, 2014, 2015a e 2015b), Fortyn (1998 e 1999), Foucault (1984, 1985, 1987, 2010a, 2010b), Paludo (2015), Rocha (2012 e 2014), Sastre (2015), Strazzacappa (2009 e 2012) e Valle (2012). Assim, é possível dizer que no citado projeto, as aulas estão focadas nos processos que podem ser chamados de um pesquisar criação, uma educação criadora e uma criação educadora. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-06T02:30:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/179140 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001067189 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/179140 |
identifier_str_mv |
001067189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179140/1/001067189.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179140/2/001067189.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
70fc8b3f986e210e0e164c4332b47964 cc89ff3707067bd3c76b88b737a16761 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224552146010112 |