O personal trainer e suas imagens : análise sobre o instagram baseadaem alguns aspectos da teoria bourdiesiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Leonardo Silva de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alves, Denise Fick, Myskiw, Mauro, Silveira, Raquel da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270961
Resumo: O artigo aqui apresentado se propõe a fazer uma reflexão acerca de alguns conceitos de Pierre Bourdieu e como eles emergem na rede social Instagram, através das publicações e interações entre os agentes ali presentes, as disputas por posições e os capitais envolvidos nessas disputas como por exemplo o capital cultural (quando os agentes utilizam uma abordagem mais técnica e conceitual) e o capital social (quando o perfil está mais voltado para a exposição íntima dos agentes). Para tal, buscamos esta compreensão através de um trabalho etnográfico realizado com um grupo de personal trainers atuantes na cidade de Porto Alegre, com perfis ativos na rede social e um fluxo de publicações que evidenciem seus trabalhos. Foram estabelecidas interações de forma pessoal e virtual com seis agentes, os quais retornaram o contato inicial e possibilitaram a entrada no campo. Como debate final, propomos através da teoria bourdieusiana, entender como o mundo virtual, baseado nas imagens publicadas nas redes digitais, gera influência e padrões de comportamento (em perfis profissionais) e consumo (personagens profissionais como produtos).
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Foram estabelecidas interações de forma pessoal e virtual com seis agentes, os quais retornaram o contato inicial e possibilitaram a entrada no campo. Como debate final, propomos através da teoria bourdieusiana, entender como o mundo virtual, baseado nas imagens publicadas nas redes digitais, gera influência e padrões de comportamento (em perfis profissionais) e consumo (personagens profissionais como produtos).The article presented here proposes to reflect on some of Pierre Bourdieu's concepts and how they emerge on the social network Instagram, through publications and interactions between the agents present there, the disputes for positions and the capital involved in these disputes such as cultural capital (when agents use more technical and conceptual approach) and social capital (when the profile is more focused on intimate exposure of agents). To this end, we seek this understanding through an ethnographic work conducted with a group of personal trainers working in the city of Porto Alegre, with active profiles on the social network and a flow of publications that demonstrate their work. Interactions were established in a personal and virtual way with six agents, who returned the initial contact and made it possible to enter the field. As a final debate, we propose, through Bourdieusian theory, to understand how the virtual world, based on images published on digital networks, generates influence and behavior patterns (in professional profiles) and consumption (professional characters as products).El artículo que aquí se presenta propone reflexionar sobre algunos conceptos de Pierre Bourdieu y cómo emergen en la red social Instagram, a través de publicaciones e interacciones entre los agentesallí presentes, las disputas por posiciones y los capitales involucrados en esas disputascomo el capital cultural (cuando los agentes utilizan un enfoque más técnico y conceptual) y el capital social (cuando el perfil está más centrado en la exposición íntima de los agentes). Para ello, buscamos esa comprensión a través de un trabajo etnográfico realizado con un grupo de entrenadores personales que actúan en la ciudad de Porto Alegre, con perfiles activos en la red social y un flujo de publicaciones que demuestran su trabajo. Se establecieron interacciones de manera personal y virtual con seis agentes, quienes devolvieron el contacto inicial y posibilitaron el ingreso al campo. Como debate final, proponemos, a través de la teoría bourdieusiana, comprender cómo el mundo virtual, a partir de imágenes publicadas en las redes digitales, genera influencia y patrones de comportamiento (en perfiles profesionales) y consumo (personajes profesionales como productos).application/pdfporMotrivivência. Florianópolis. Vol. 35, n.66 (2023), p. 01-21Treinador pessoalRedes sociaisCapital culturalCapital socialComportamento socialEtnografiaInstagramPersonal trainerHabitusEthnographicInstagramEntrenador personalHabitusEtnografíaO personal trainer e suas imagens : análise sobre o instagram baseadaem alguns aspectos da teoria bourdiesianaThe personal trainer and its images : instagram analysis based on some aspects of the bourdiesian theoryEl entrenador personal y sus imágenes : análisis de instagram a partir de algunosaspectos de la teoría bourdieusiana análisis de instagram a partir de algunosaspectos de la teoría bourdieusianainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001188408.pdf.txt001188408.pdf.txtExtracted Texttext/plain64684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270961/2/001188408.pdf.txte03b4469a048ca9e33b18d514cb8bfc5MD52ORIGINAL001188408.pdfTexto completoapplication/pdf308447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270961/1/001188408.pdf515ac0d202e77a479834174edcb76710MD5110183/2709612024-03-16 05:08:01.520385oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270961Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-16T08:08:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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