Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253458 |
Resumo: | Ser personal trainer nos dias de hoje abrange mais do que a base de conhecimento sobre treinamento e prescrição de exercícios. O sucesso do profissional depende da incorporação de conhecimentos diversos, incluindo o marketing. Não só a captação de alunos, mas cada vez mais a retenção dos mesmos tem se revelado uma preocupação constante, demandando a construção de estratégias que envolvem, inclusive, a mobilização de redes sociais digitais. Nessa perspectiva o Instagram como uma rede social digital é uma ferramenta que vem sendo utilizada por profissionais da área para se relacionar com seus alunos e com diversos espectadores. Diante disso, o objetivo deste estudo foi compreender de que forma o aplicativo Instagram está sendo utilizados pelos personal trainers como uma ferramenta de marketing de serviços com o objetivo de desenvolver o engajamento dos alunos. Foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa e com delineamento exploratório, baseada em 03 entrevistas semiestruturadas com personal trainers que apresentaram distintos usos do Instagram. O produto das entrevistas foi submetido a uma análise baseada no conteúdo, tendo em vista 03 categorias: 1) uso do Instagram pelo personal trainer; 2) interações entre o personal trainer e seus alunos; e 3) efeitos percebidos sobre o engajamento que as interações produzem. Foi possível concluir que, guardadas as singularidades de cada entrevistado, de alguma maneira, utilizar a rede social fazendo postagens, oferecendo conteúdos e oportunizando aos alunos um meio de interagir e reforçar os laços sociais já existentes no cotidiano do próprio serviço, têm efeitos positivos no que diz respeito à construção da confiança, à valorização do relacionamento através do comprometimento e à satisfação dos alunos em relação aos serviços. |
id |
UFRGS-2_3589ea91f8dedf6db3a5ec1b16c80b94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253458 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Toffolo, Gabriele HornMyskiw, Mauro2023-01-06T05:01:26Z2019http://hdl.handle.net/10183/253458001159064Ser personal trainer nos dias de hoje abrange mais do que a base de conhecimento sobre treinamento e prescrição de exercícios. O sucesso do profissional depende da incorporação de conhecimentos diversos, incluindo o marketing. Não só a captação de alunos, mas cada vez mais a retenção dos mesmos tem se revelado uma preocupação constante, demandando a construção de estratégias que envolvem, inclusive, a mobilização de redes sociais digitais. Nessa perspectiva o Instagram como uma rede social digital é uma ferramenta que vem sendo utilizada por profissionais da área para se relacionar com seus alunos e com diversos espectadores. Diante disso, o objetivo deste estudo foi compreender de que forma o aplicativo Instagram está sendo utilizados pelos personal trainers como uma ferramenta de marketing de serviços com o objetivo de desenvolver o engajamento dos alunos. Foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa e com delineamento exploratório, baseada em 03 entrevistas semiestruturadas com personal trainers que apresentaram distintos usos do Instagram. O produto das entrevistas foi submetido a uma análise baseada no conteúdo, tendo em vista 03 categorias: 1) uso do Instagram pelo personal trainer; 2) interações entre o personal trainer e seus alunos; e 3) efeitos percebidos sobre o engajamento que as interações produzem. Foi possível concluir que, guardadas as singularidades de cada entrevistado, de alguma maneira, utilizar a rede social fazendo postagens, oferecendo conteúdos e oportunizando aos alunos um meio de interagir e reforçar os laços sociais já existentes no cotidiano do próprio serviço, têm efeitos positivos no que diz respeito à construção da confiança, à valorização do relacionamento através do comprometimento e à satisfação dos alunos em relação aos serviços.Being a personal trainer these days covers more than the knowledge base on training and exercise prescription. The success of the professional depends on incorporating diverse knowledge including marketing. Not only getting students, but increasingly their retention has been a constant concern, demanding the construction of strategies that even involve the mobilization of digital social networks. In this perspective Instagram as a digital social network is a tool that has been used by professionals in the field to relate with their students and various viewers. Given this, the objective of this study was to understand how the Instagram application is being used by personal trainers as a service marketing tool with the objective of developing student engagement. A qualitative and exploratory design investigation was conducted based on 03 semi-structured interviews with personal trainers who presented different uses of Instagram. The product of the interviews was subjected to a content-based analysis, considering 03 categories: 1) use of Instagram by the personal trainer; 2) interactions between the personal trainer and his students; and 3) perceived effects on the engagement that interactions produce. It was possible to conclude that, keeping the singularities of each interviewee, in some way, using the social network making posts, offering content and providing students with a way to interact and reinforce the social ties already existing in the daily life of the service itself, have positive effects on building trust, valuing relationships through commitment and student satisfaction with services.application/pdfporRede socialMarketing de relacionamentoTreinadorPersonal trainerInstagramEngagementPersonal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2019Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159064.pdf.txt001159064.pdf.txtExtracted Texttext/plain74216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253458/2/001159064.pdf.txt8731240ac0a4d25c9118af13965410b5MD52ORIGINAL001159064.pdfTexto completoapplication/pdf475529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253458/1/001159064.pdfaf586adaf1aaa2e7f701089d72b7f128MD5110183/2534582023-01-07 06:15:52.282457oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253458Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-07T08:15:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento |
title |
Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento |
spellingShingle |
Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento Toffolo, Gabriele Horn Rede social Marketing de relacionamento Treinador Personal trainer Engagement |
title_short |
Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento |
title_full |
Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento |
title_fullStr |
Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento |
title_full_unstemmed |
Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento |
title_sort |
Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento |
author |
Toffolo, Gabriele Horn |
author_facet |
Toffolo, Gabriele Horn |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toffolo, Gabriele Horn |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Myskiw, Mauro |
contributor_str_mv |
Myskiw, Mauro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rede social Marketing de relacionamento Treinador |
topic |
Rede social Marketing de relacionamento Treinador Personal trainer Engagement |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Personal trainer Engagement |
description |
Ser personal trainer nos dias de hoje abrange mais do que a base de conhecimento sobre treinamento e prescrição de exercícios. O sucesso do profissional depende da incorporação de conhecimentos diversos, incluindo o marketing. Não só a captação de alunos, mas cada vez mais a retenção dos mesmos tem se revelado uma preocupação constante, demandando a construção de estratégias que envolvem, inclusive, a mobilização de redes sociais digitais. Nessa perspectiva o Instagram como uma rede social digital é uma ferramenta que vem sendo utilizada por profissionais da área para se relacionar com seus alunos e com diversos espectadores. Diante disso, o objetivo deste estudo foi compreender de que forma o aplicativo Instagram está sendo utilizados pelos personal trainers como uma ferramenta de marketing de serviços com o objetivo de desenvolver o engajamento dos alunos. Foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa e com delineamento exploratório, baseada em 03 entrevistas semiestruturadas com personal trainers que apresentaram distintos usos do Instagram. O produto das entrevistas foi submetido a uma análise baseada no conteúdo, tendo em vista 03 categorias: 1) uso do Instagram pelo personal trainer; 2) interações entre o personal trainer e seus alunos; e 3) efeitos percebidos sobre o engajamento que as interações produzem. Foi possível concluir que, guardadas as singularidades de cada entrevistado, de alguma maneira, utilizar a rede social fazendo postagens, oferecendo conteúdos e oportunizando aos alunos um meio de interagir e reforçar os laços sociais já existentes no cotidiano do próprio serviço, têm efeitos positivos no que diz respeito à construção da confiança, à valorização do relacionamento através do comprometimento e à satisfação dos alunos em relação aos serviços. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-06T05:01:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253458 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001159064 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253458 |
identifier_str_mv |
001159064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253458/2/001159064.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253458/1/001159064.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8731240ac0a4d25c9118af13965410b5 af586adaf1aaa2e7f701089d72b7f128 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224648495464448 |