Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toffolo, Gabriele Horn
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253458
Resumo: Ser personal trainer nos dias de hoje abrange mais do que a base de conhecimento sobre treinamento e prescrição de exercícios. O sucesso do profissional depende da incorporação de conhecimentos diversos, incluindo o marketing. Não só a captação de alunos, mas cada vez mais a retenção dos mesmos tem se revelado uma preocupação constante, demandando a construção de estratégias que envolvem, inclusive, a mobilização de redes sociais digitais. Nessa perspectiva o Instagram como uma rede social digital é uma ferramenta que vem sendo utilizada por profissionais da área para se relacionar com seus alunos e com diversos espectadores. Diante disso, o objetivo deste estudo foi compreender de que forma o aplicativo Instagram está sendo utilizados pelos personal trainers como uma ferramenta de marketing de serviços com o objetivo de desenvolver o engajamento dos alunos. Foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa e com delineamento exploratório, baseada em 03 entrevistas semiestruturadas com personal trainers que apresentaram distintos usos do Instagram. O produto das entrevistas foi submetido a uma análise baseada no conteúdo, tendo em vista 03 categorias: 1) uso do Instagram pelo personal trainer; 2) interações entre o personal trainer e seus alunos; e 3) efeitos percebidos sobre o engajamento que as interações produzem. Foi possível concluir que, guardadas as singularidades de cada entrevistado, de alguma maneira, utilizar a rede social fazendo postagens, oferecendo conteúdos e oportunizando aos alunos um meio de interagir e reforçar os laços sociais já existentes no cotidiano do próprio serviço, têm efeitos positivos no que diz respeito à construção da confiança, à valorização do relacionamento através do comprometimento e à satisfação dos alunos em relação aos serviços.
id UFRGS-2_3589ea91f8dedf6db3a5ec1b16c80b94
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253458
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Toffolo, Gabriele HornMyskiw, Mauro2023-01-06T05:01:26Z2019http://hdl.handle.net/10183/253458001159064Ser personal trainer nos dias de hoje abrange mais do que a base de conhecimento sobre treinamento e prescrição de exercícios. O sucesso do profissional depende da incorporação de conhecimentos diversos, incluindo o marketing. Não só a captação de alunos, mas cada vez mais a retenção dos mesmos tem se revelado uma preocupação constante, demandando a construção de estratégias que envolvem, inclusive, a mobilização de redes sociais digitais. Nessa perspectiva o Instagram como uma rede social digital é uma ferramenta que vem sendo utilizada por profissionais da área para se relacionar com seus alunos e com diversos espectadores. Diante disso, o objetivo deste estudo foi compreender de que forma o aplicativo Instagram está sendo utilizados pelos personal trainers como uma ferramenta de marketing de serviços com o objetivo de desenvolver o engajamento dos alunos. Foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa e com delineamento exploratório, baseada em 03 entrevistas semiestruturadas com personal trainers que apresentaram distintos usos do Instagram. O produto das entrevistas foi submetido a uma análise baseada no conteúdo, tendo em vista 03 categorias: 1) uso do Instagram pelo personal trainer; 2) interações entre o personal trainer e seus alunos; e 3) efeitos percebidos sobre o engajamento que as interações produzem. Foi possível concluir que, guardadas as singularidades de cada entrevistado, de alguma maneira, utilizar a rede social fazendo postagens, oferecendo conteúdos e oportunizando aos alunos um meio de interagir e reforçar os laços sociais já existentes no cotidiano do próprio serviço, têm efeitos positivos no que diz respeito à construção da confiança, à valorização do relacionamento através do comprometimento e à satisfação dos alunos em relação aos serviços.Being a personal trainer these days covers more than the knowledge base on training and exercise prescription. The success of the professional depends on incorporating diverse knowledge including marketing. Not only getting students, but increasingly their retention has been a constant concern, demanding the construction of strategies that even involve the mobilization of digital social networks. In this perspective Instagram as a digital social network is a tool that has been used by professionals in the field to relate with their students and various viewers. Given this, the objective of this study was to understand how the Instagram application is being used by personal trainers as a service marketing tool with the objective of developing student engagement. A qualitative and exploratory design investigation was conducted based on 03 semi-structured interviews with personal trainers who presented different uses of Instagram. The product of the interviews was subjected to a content-based analysis, considering 03 categories: 1) use of Instagram by the personal trainer; 2) interactions between the personal trainer and his students; and 3) perceived effects on the engagement that interactions produce. It was possible to conclude that, keeping the singularities of each interviewee, in some way, using the social network making posts, offering content and providing students with a way to interact and reinforce the social ties already existing in the daily life of the service itself, have positive effects on building trust, valuing relationships through commitment and student satisfaction with services.application/pdfporRede socialMarketing de relacionamentoTreinadorPersonal trainerInstagramEngagementPersonal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2019Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159064.pdf.txt001159064.pdf.txtExtracted Texttext/plain74216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253458/2/001159064.pdf.txt8731240ac0a4d25c9118af13965410b5MD52ORIGINAL001159064.pdfTexto completoapplication/pdf475529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253458/1/001159064.pdfaf586adaf1aaa2e7f701089d72b7f128MD5110183/2534582023-01-07 06:15:52.282457oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253458Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-07T08:15:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento
title Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento
spellingShingle Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento
Toffolo, Gabriele Horn
Rede social
Marketing de relacionamento
Treinador
Personal trainer
Instagram
Engagement
title_short Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento
title_full Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento
title_fullStr Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento
title_full_unstemmed Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento
title_sort Personal trainer e Instagram : uma perspectiva da utilização do aplicativo como ferramenta de engajamento
author Toffolo, Gabriele Horn
author_facet Toffolo, Gabriele Horn
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toffolo, Gabriele Horn
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Myskiw, Mauro
contributor_str_mv Myskiw, Mauro
dc.subject.por.fl_str_mv Rede social
Marketing de relacionamento
Treinador
topic Rede social
Marketing de relacionamento
Treinador
Personal trainer
Instagram
Engagement
dc.subject.eng.fl_str_mv Personal trainer
Instagram
Engagement
description Ser personal trainer nos dias de hoje abrange mais do que a base de conhecimento sobre treinamento e prescrição de exercícios. O sucesso do profissional depende da incorporação de conhecimentos diversos, incluindo o marketing. Não só a captação de alunos, mas cada vez mais a retenção dos mesmos tem se revelado uma preocupação constante, demandando a construção de estratégias que envolvem, inclusive, a mobilização de redes sociais digitais. Nessa perspectiva o Instagram como uma rede social digital é uma ferramenta que vem sendo utilizada por profissionais da área para se relacionar com seus alunos e com diversos espectadores. Diante disso, o objetivo deste estudo foi compreender de que forma o aplicativo Instagram está sendo utilizados pelos personal trainers como uma ferramenta de marketing de serviços com o objetivo de desenvolver o engajamento dos alunos. Foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa e com delineamento exploratório, baseada em 03 entrevistas semiestruturadas com personal trainers que apresentaram distintos usos do Instagram. O produto das entrevistas foi submetido a uma análise baseada no conteúdo, tendo em vista 03 categorias: 1) uso do Instagram pelo personal trainer; 2) interações entre o personal trainer e seus alunos; e 3) efeitos percebidos sobre o engajamento que as interações produzem. Foi possível concluir que, guardadas as singularidades de cada entrevistado, de alguma maneira, utilizar a rede social fazendo postagens, oferecendo conteúdos e oportunizando aos alunos um meio de interagir e reforçar os laços sociais já existentes no cotidiano do próprio serviço, têm efeitos positivos no que diz respeito à construção da confiança, à valorização do relacionamento através do comprometimento e à satisfação dos alunos em relação aos serviços.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-06T05:01:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253458
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001159064
url http://hdl.handle.net/10183/253458
identifier_str_mv 001159064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253458/2/001159064.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253458/1/001159064.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8731240ac0a4d25c9118af13965410b5
af586adaf1aaa2e7f701089d72b7f128
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224648495464448