Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115673 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a trajetória de uma acadêmica construindo a identidade como professora em sua primeira experiência docente. O propósito dessa apresentação é contribuir para os registros de práticas de educação linguística e compartilhar conhecimentos que possam ser relevantes aos acadêmicos e professores de Letras. A exposição dessa memória pretende suscitar reflexões, evidenciar dificuldades e questionar mitos e práticas tradicionais de ensino de Língua Portuguesa e de Redação, apontando possibilidades de boas práticas. O relato tem início com a experiência da acadêmica de Letras descobrindo-se como educadora a partir de uma questão colocada em uma disciplina do currículo da licenciatura. Ao aplicar os conhecimentos construídos a partir desse período de sua formação, como professora de Redação em um curso pré-vestibular, evidencia-se o conflito entre a visão do ensino dessa educadora e as expectativas de aprendizagem dos alunos. A constatação de que esse conflito engessa a prática de alunos e de professores levou à elaboração de uma proposta didática que, ao colocar os alunos em ação pela linguagem, criou oportunidades de superação do medo da escrita. O detalhamento da proposta, alguns resultados de sua aplicação e as considerações sobre o desenvolvimento do processo encerram a exposição. |
id |
UFRGS-2_08a5df466c67a4697a0a0c9764f6c6bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115673 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rolim, Rosmari de MatosGarcez, Pedro de Moraes2015-04-29T02:00:10Z2014http://hdl.handle.net/10183/115673000955383Este trabalho apresenta a trajetória de uma acadêmica construindo a identidade como professora em sua primeira experiência docente. O propósito dessa apresentação é contribuir para os registros de práticas de educação linguística e compartilhar conhecimentos que possam ser relevantes aos acadêmicos e professores de Letras. A exposição dessa memória pretende suscitar reflexões, evidenciar dificuldades e questionar mitos e práticas tradicionais de ensino de Língua Portuguesa e de Redação, apontando possibilidades de boas práticas. O relato tem início com a experiência da acadêmica de Letras descobrindo-se como educadora a partir de uma questão colocada em uma disciplina do currículo da licenciatura. Ao aplicar os conhecimentos construídos a partir desse período de sua formação, como professora de Redação em um curso pré-vestibular, evidencia-se o conflito entre a visão do ensino dessa educadora e as expectativas de aprendizagem dos alunos. A constatação de que esse conflito engessa a prática de alunos e de professores levou à elaboração de uma proposta didática que, ao colocar os alunos em ação pela linguagem, criou oportunidades de superação do medo da escrita. O detalhamento da proposta, alguns resultados de sua aplicação e as considerações sobre o desenvolvimento do processo encerram a exposição.Este trabajo presenta la trayectoria de una académica construyendo la identidad como profesora en su primera experiencia docente. El propósito de esa presentación es contribuir a los registros de prácticas de enseñanza lingüística y compartir conocimientos que puedan ser relevantes a los académicos y profesores de Letras. Esta exposición memorial pretende promover reflexiones, evidenciar dificultades y cuestionar mitos y prácticas tradicionales de la enseñanza de Lengua Portuguesa y de Redacción, señalando buenas prácticas posibles. El relato comienza con la experiencia de la académica de Letras descubriéndose como educadora a partir de una cuestión puesta en una asignatura del currículo de la licenciatura. Al emplear los conocimientos construidos a partir de este periodo de la formación como profesora de Redacción en un curso preuniversitario, quedó evidente el conflicto entre la visión de la enseñanza de esta educadora y las expectativas de aprendizaje de los estudiantes. El hecho de que esto detiene la práctica de los estudiantes y profesores llevó al desarrollo de una propuesta didáctica que, al poner a los estudiantes en acción por el lenguaje, creó oportunidades de superar el miedo a la escritura. Los detalles de la propuesta, algunos resultados de su aplicación y las consideraciones sobre el desarrollo del proceso cierran la exposición.application/pdfporUso da linguagemLetramentoLíngua portuguesaRedaçãoEducacao e linguisticaEnseñanza lingüísticaAlfabetismoLengua portuguesaRedacciónUso del lenguajeRedação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955383.pdf000955383.pdfTexto completoapplication/pdf191349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115673/1/000955383.pdf05a0985dac87bc581cdc1d8744b46bb0MD51TEXT000955383.pdf.txt000955383.pdf.txtExtracted Texttext/plain80891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115673/2/000955383.pdf.txt9f4f113d6d69858d2e4880d71c8d1feaMD52THUMBNAIL000955383.pdf.jpg000955383.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115673/3/000955383.pdf.jpg898fac9464e3de0dd10fdf23dbd8ce60MD5310183/1156732022-08-06 04:51:53.438611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115673Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem |
title |
Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem |
spellingShingle |
Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem Rolim, Rosmari de Matos Uso da linguagem Letramento Língua portuguesa Redação Educacao e linguistica Enseñanza lingüística Alfabetismo Lengua portuguesa Redacción Uso del lenguaje |
title_short |
Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem |
title_full |
Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem |
title_fullStr |
Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem |
title_full_unstemmed |
Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem |
title_sort |
Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem |
author |
Rolim, Rosmari de Matos |
author_facet |
Rolim, Rosmari de Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rolim, Rosmari de Matos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcez, Pedro de Moraes |
contributor_str_mv |
Garcez, Pedro de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Uso da linguagem Letramento Língua portuguesa Redação Educacao e linguistica |
topic |
Uso da linguagem Letramento Língua portuguesa Redação Educacao e linguistica Enseñanza lingüística Alfabetismo Lengua portuguesa Redacción Uso del lenguaje |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza lingüística Alfabetismo Lengua portuguesa Redacción Uso del lenguaje |
description |
Este trabalho apresenta a trajetória de uma acadêmica construindo a identidade como professora em sua primeira experiência docente. O propósito dessa apresentação é contribuir para os registros de práticas de educação linguística e compartilhar conhecimentos que possam ser relevantes aos acadêmicos e professores de Letras. A exposição dessa memória pretende suscitar reflexões, evidenciar dificuldades e questionar mitos e práticas tradicionais de ensino de Língua Portuguesa e de Redação, apontando possibilidades de boas práticas. O relato tem início com a experiência da acadêmica de Letras descobrindo-se como educadora a partir de uma questão colocada em uma disciplina do currículo da licenciatura. Ao aplicar os conhecimentos construídos a partir desse período de sua formação, como professora de Redação em um curso pré-vestibular, evidencia-se o conflito entre a visão do ensino dessa educadora e as expectativas de aprendizagem dos alunos. A constatação de que esse conflito engessa a prática de alunos e de professores levou à elaboração de uma proposta didática que, ao colocar os alunos em ação pela linguagem, criou oportunidades de superação do medo da escrita. O detalhamento da proposta, alguns resultados de sua aplicação e as considerações sobre o desenvolvimento do processo encerram a exposição. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-29T02:00:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115673 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000955383 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115673 |
identifier_str_mv |
000955383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115673/1/000955383.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115673/2/000955383.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115673/3/000955383.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
05a0985dac87bc581cdc1d8744b46bb0 9f4f113d6d69858d2e4880d71c8d1fea 898fac9464e3de0dd10fdf23dbd8ce60 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447146224156672 |