Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolim, Rosmari de Matos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115673
Resumo: Este trabalho apresenta a trajetória de uma acadêmica construindo a identidade como professora em sua primeira experiência docente. O propósito dessa apresentação é contribuir para os registros de práticas de educação linguística e compartilhar conhecimentos que possam ser relevantes aos acadêmicos e professores de Letras. A exposição dessa memória pretende suscitar reflexões, evidenciar dificuldades e questionar mitos e práticas tradicionais de ensino de Língua Portuguesa e de Redação, apontando possibilidades de boas práticas. O relato tem início com a experiência da acadêmica de Letras descobrindo-se como educadora a partir de uma questão colocada em uma disciplina do currículo da licenciatura. Ao aplicar os conhecimentos construídos a partir desse período de sua formação, como professora de Redação em um curso pré-vestibular, evidencia-se o conflito entre a visão do ensino dessa educadora e as expectativas de aprendizagem dos alunos. A constatação de que esse conflito engessa a prática de alunos e de professores levou à elaboração de uma proposta didática que, ao colocar os alunos em ação pela linguagem, criou oportunidades de superação do medo da escrita. O detalhamento da proposta, alguns resultados de sua aplicação e as considerações sobre o desenvolvimento do processo encerram a exposição.
id UFRGS-2_08a5df466c67a4697a0a0c9764f6c6bd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115673
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rolim, Rosmari de MatosGarcez, Pedro de Moraes2015-04-29T02:00:10Z2014http://hdl.handle.net/10183/115673000955383Este trabalho apresenta a trajetória de uma acadêmica construindo a identidade como professora em sua primeira experiência docente. O propósito dessa apresentação é contribuir para os registros de práticas de educação linguística e compartilhar conhecimentos que possam ser relevantes aos acadêmicos e professores de Letras. A exposição dessa memória pretende suscitar reflexões, evidenciar dificuldades e questionar mitos e práticas tradicionais de ensino de Língua Portuguesa e de Redação, apontando possibilidades de boas práticas. O relato tem início com a experiência da acadêmica de Letras descobrindo-se como educadora a partir de uma questão colocada em uma disciplina do currículo da licenciatura. Ao aplicar os conhecimentos construídos a partir desse período de sua formação, como professora de Redação em um curso pré-vestibular, evidencia-se o conflito entre a visão do ensino dessa educadora e as expectativas de aprendizagem dos alunos. A constatação de que esse conflito engessa a prática de alunos e de professores levou à elaboração de uma proposta didática que, ao colocar os alunos em ação pela linguagem, criou oportunidades de superação do medo da escrita. O detalhamento da proposta, alguns resultados de sua aplicação e as considerações sobre o desenvolvimento do processo encerram a exposição.Este trabajo presenta la trayectoria de una académica construyendo la identidad como profesora en su primera experiencia docente. El propósito de esa presentación es contribuir a los registros de prácticas de enseñanza lingüística y compartir conocimientos que puedan ser relevantes a los académicos y profesores de Letras. Esta exposición memorial pretende promover reflexiones, evidenciar dificultades y cuestionar mitos y prácticas tradicionales de la enseñanza de Lengua Portuguesa y de Redacción, señalando buenas prácticas posibles. El relato comienza con la experiencia de la académica de Letras descubriéndose como educadora a partir de una cuestión puesta en una asignatura del currículo de la licenciatura. Al emplear los conocimientos construidos a partir de este periodo de la formación como profesora de Redacción en un curso preuniversitario, quedó evidente el conflicto entre la visión de la enseñanza de esta educadora y las expectativas de aprendizaje de los estudiantes. El hecho de que esto detiene la práctica de los estudiantes y profesores llevó al desarrollo de una propuesta didáctica que, al poner a los estudiantes en acción por el lenguaje, creó oportunidades de superar el miedo a la escritura. Los detalles de la propuesta, algunos resultados de su aplicación y las consideraciones sobre el desarrollo del proceso cierran la exposición.application/pdfporUso da linguagemLetramentoLíngua portuguesaRedaçãoEducacao e linguisticaEnseñanza lingüísticaAlfabetismoLengua portuguesaRedacciónUso del lenguajeRedação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955383.pdf000955383.pdfTexto completoapplication/pdf191349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115673/1/000955383.pdf05a0985dac87bc581cdc1d8744b46bb0MD51TEXT000955383.pdf.txt000955383.pdf.txtExtracted Texttext/plain80891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115673/2/000955383.pdf.txt9f4f113d6d69858d2e4880d71c8d1feaMD52THUMBNAIL000955383.pdf.jpg000955383.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115673/3/000955383.pdf.jpg898fac9464e3de0dd10fdf23dbd8ce60MD5310183/1156732022-08-06 04:51:53.438611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115673Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem
title Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem
spellingShingle Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem
Rolim, Rosmari de Matos
Uso da linguagem
Letramento
Língua portuguesa
Redação
Educacao e linguistica
Enseñanza lingüística
Alfabetismo
Lengua portuguesa
Redacción
Uso del lenguaje
title_short Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem
title_full Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem
title_fullStr Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem
title_full_unstemmed Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem
title_sort Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem
author Rolim, Rosmari de Matos
author_facet Rolim, Rosmari de Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolim, Rosmari de Matos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcez, Pedro de Moraes
contributor_str_mv Garcez, Pedro de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Uso da linguagem
Letramento
Língua portuguesa
Redação
Educacao e linguistica
topic Uso da linguagem
Letramento
Língua portuguesa
Redação
Educacao e linguistica
Enseñanza lingüística
Alfabetismo
Lengua portuguesa
Redacción
Uso del lenguaje
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza lingüística
Alfabetismo
Lengua portuguesa
Redacción
Uso del lenguaje
description Este trabalho apresenta a trajetória de uma acadêmica construindo a identidade como professora em sua primeira experiência docente. O propósito dessa apresentação é contribuir para os registros de práticas de educação linguística e compartilhar conhecimentos que possam ser relevantes aos acadêmicos e professores de Letras. A exposição dessa memória pretende suscitar reflexões, evidenciar dificuldades e questionar mitos e práticas tradicionais de ensino de Língua Portuguesa e de Redação, apontando possibilidades de boas práticas. O relato tem início com a experiência da acadêmica de Letras descobrindo-se como educadora a partir de uma questão colocada em uma disciplina do currículo da licenciatura. Ao aplicar os conhecimentos construídos a partir desse período de sua formação, como professora de Redação em um curso pré-vestibular, evidencia-se o conflito entre a visão do ensino dessa educadora e as expectativas de aprendizagem dos alunos. A constatação de que esse conflito engessa a prática de alunos e de professores levou à elaboração de uma proposta didática que, ao colocar os alunos em ação pela linguagem, criou oportunidades de superação do medo da escrita. O detalhamento da proposta, alguns resultados de sua aplicação e as considerações sobre o desenvolvimento do processo encerram a exposição.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-29T02:00:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115673
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000955383
url http://hdl.handle.net/10183/115673
identifier_str_mv 000955383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115673/1/000955383.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115673/2/000955383.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115673/3/000955383.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 05a0985dac87bc581cdc1d8744b46bb0
9f4f113d6d69858d2e4880d71c8d1fea
898fac9464e3de0dd10fdf23dbd8ce60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483792486400