Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232169 |
Resumo: | O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar o recurso de Big Data denominado Gapminder Tools, introduzir suas funcionalidades, bem como possibilitar a discussão da utilização de recursos de Big Data em sala de aula. Exploramos o que é chamado de Big Data a partir de uma breve revisão de literatura, abordando sua relação com a Educação e, principalmente, com a Educação Matemática. O Gapminder é um recurso de visualização de dados dinâmico e com potencialidades em diversas áreas, porém nosso enfoque, neste relato, é destacar as potencialidades de seu uso para o desenvolvimento de habilidades digitais, críticas e matemáticas. Concluímos o presente trabalho, apresentando possíveis tarefas e visando pesquisas futuras em relação ao recurso. |
id |
UFRGS-2_08cb3e8bbfc9a93e37c99f1b42cb50c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232169 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dal Agnol, CarolineDalla Vecchia, Rodrigo2021-11-25T04:36:54Z20201518-8221http://hdl.handle.net/10183/232169001132288O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar o recurso de Big Data denominado Gapminder Tools, introduzir suas funcionalidades, bem como possibilitar a discussão da utilização de recursos de Big Data em sala de aula. Exploramos o que é chamado de Big Data a partir de uma breve revisão de literatura, abordando sua relação com a Educação e, principalmente, com a Educação Matemática. O Gapminder é um recurso de visualização de dados dinâmico e com potencialidades em diversas áreas, porém nosso enfoque, neste relato, é destacar as potencialidades de seu uso para o desenvolvimento de habilidades digitais, críticas e matemáticas. Concluímos o presente trabalho, apresentando possíveis tarefas e visando pesquisas futuras em relação ao recurso.The present experience report aims to present the Big Data resource called Gapminder Tools, introduce its functionalities, as well as enable the discussion of the use of Big Data resources in the classroom. What is called Big Data is explored from a brief literature review, addressing its relationship with Education and, mainly, with Mathematical Education. Gapminder is a dynamic data visualization resource with potential in several areas, but our focus in this report is to highlight the potential for the development of digital, critical, and mathematical skills, through it. The study concludes by presenting possibilities for exploring the tool, aiming at future research in relation to the resource.application/pdfporEducação matemática em revista - RS. Lajeado, RS. Vol. 1, n. 21 (2020), p. 89 - 99Educação MatemáticaBig dataGapminder ToolsGapminderMathematics EducationBig Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso GapminderBig Data and Mathematics Education: possibilities of the Gapminder resource info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132288.pdf.txt001132288.pdf.txtExtracted Texttext/plain39383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232169/2/001132288.pdf.txt1f3a5ba529af260151ada9337a7dafb3MD52ORIGINAL001132288.pdfTexto completoapplication/pdf444868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232169/1/001132288.pdfbc9e67cab03a90e210bd923e2ed2ba13MD5110183/2321692021-12-06 05:38:37.113157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232169Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Big Data and Mathematics Education: possibilities of the Gapminder resource |
title |
Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder |
spellingShingle |
Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder Dal Agnol, Caroline Educação Matemática Big data Gapminder Tools Gapminder Mathematics Education |
title_short |
Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder |
title_full |
Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder |
title_fullStr |
Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder |
title_full_unstemmed |
Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder |
title_sort |
Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder |
author |
Dal Agnol, Caroline |
author_facet |
Dal Agnol, Caroline Dalla Vecchia, Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Dalla Vecchia, Rodrigo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dal Agnol, Caroline Dalla Vecchia, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Big data |
topic |
Educação Matemática Big data Gapminder Tools Gapminder Mathematics Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Gapminder Tools Gapminder Mathematics Education |
description |
O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar o recurso de Big Data denominado Gapminder Tools, introduzir suas funcionalidades, bem como possibilitar a discussão da utilização de recursos de Big Data em sala de aula. Exploramos o que é chamado de Big Data a partir de uma breve revisão de literatura, abordando sua relação com a Educação e, principalmente, com a Educação Matemática. O Gapminder é um recurso de visualização de dados dinâmico e com potencialidades em diversas áreas, porém nosso enfoque, neste relato, é destacar as potencialidades de seu uso para o desenvolvimento de habilidades digitais, críticas e matemáticas. Concluímos o presente trabalho, apresentando possíveis tarefas e visando pesquisas futuras em relação ao recurso. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-25T04:36:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232169 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-8221 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001132288 |
identifier_str_mv |
1518-8221 001132288 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação matemática em revista - RS. Lajeado, RS. Vol. 1, n. 21 (2020), p. 89 - 99 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232169/2/001132288.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232169/1/001132288.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f3a5ba529af260151ada9337a7dafb3 bc9e67cab03a90e210bd923e2ed2ba13 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447775240781824 |