Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Agnol, Caroline
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dalla Vecchia, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232169
Resumo: O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar o recurso de Big Data denominado Gapminder Tools, introduzir suas funcionalidades, bem como possibilitar a discussão da utilização de recursos de Big Data em sala de aula. Exploramos o que é chamado de Big Data a partir de uma breve revisão de literatura, abordando sua relação com a Educação e, principalmente, com a Educação Matemática. O Gapminder é um recurso de visualização de dados dinâmico e com potencialidades em diversas áreas, porém nosso enfoque, neste relato, é destacar as potencialidades de seu uso para o desenvolvimento de habilidades digitais, críticas e matemáticas. Concluímos o presente trabalho, apresentando possíveis tarefas e visando pesquisas futuras em relação ao recurso.
id UFRGS-2_08cb3e8bbfc9a93e37c99f1b42cb50c4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232169
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dal Agnol, CarolineDalla Vecchia, Rodrigo2021-11-25T04:36:54Z20201518-8221http://hdl.handle.net/10183/232169001132288O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar o recurso de Big Data denominado Gapminder Tools, introduzir suas funcionalidades, bem como possibilitar a discussão da utilização de recursos de Big Data em sala de aula. Exploramos o que é chamado de Big Data a partir de uma breve revisão de literatura, abordando sua relação com a Educação e, principalmente, com a Educação Matemática. O Gapminder é um recurso de visualização de dados dinâmico e com potencialidades em diversas áreas, porém nosso enfoque, neste relato, é destacar as potencialidades de seu uso para o desenvolvimento de habilidades digitais, críticas e matemáticas. Concluímos o presente trabalho, apresentando possíveis tarefas e visando pesquisas futuras em relação ao recurso.The present experience report aims to present the Big Data resource called Gapminder Tools, introduce its functionalities, as well as enable the discussion of the use of Big Data resources in the classroom. What is called Big Data is explored from a brief literature review, addressing its relationship with Education and, mainly, with Mathematical Education. Gapminder is a dynamic data visualization resource with potential in several areas, but our focus in this report is to highlight the potential for the development of digital, critical, and mathematical skills, through it. The study concludes by presenting possibilities for exploring the tool, aiming at future research in relation to the resource.application/pdfporEducação matemática em revista - RS. Lajeado, RS. Vol. 1, n. 21 (2020), p. 89 - 99Educação MatemáticaBig dataGapminder ToolsGapminderMathematics EducationBig Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso GapminderBig Data and Mathematics Education: possibilities of the Gapminder resource info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132288.pdf.txt001132288.pdf.txtExtracted Texttext/plain39383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232169/2/001132288.pdf.txt1f3a5ba529af260151ada9337a7dafb3MD52ORIGINAL001132288.pdfTexto completoapplication/pdf444868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232169/1/001132288.pdfbc9e67cab03a90e210bd923e2ed2ba13MD5110183/2321692021-12-06 05:38:37.113157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232169Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Big Data and Mathematics Education: possibilities of the Gapminder resource
title Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder
spellingShingle Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder
Dal Agnol, Caroline
Educação Matemática
Big data
Gapminder Tools
Gapminder
Mathematics Education
title_short Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder
title_full Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder
title_fullStr Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder
title_full_unstemmed Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder
title_sort Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder
author Dal Agnol, Caroline
author_facet Dal Agnol, Caroline
Dalla Vecchia, Rodrigo
author_role author
author2 Dalla Vecchia, Rodrigo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Agnol, Caroline
Dalla Vecchia, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Big data
topic Educação Matemática
Big data
Gapminder Tools
Gapminder
Mathematics Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Gapminder Tools
Gapminder
Mathematics Education
description O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar o recurso de Big Data denominado Gapminder Tools, introduzir suas funcionalidades, bem como possibilitar a discussão da utilização de recursos de Big Data em sala de aula. Exploramos o que é chamado de Big Data a partir de uma breve revisão de literatura, abordando sua relação com a Educação e, principalmente, com a Educação Matemática. O Gapminder é um recurso de visualização de dados dinâmico e com potencialidades em diversas áreas, porém nosso enfoque, neste relato, é destacar as potencialidades de seu uso para o desenvolvimento de habilidades digitais, críticas e matemáticas. Concluímos o presente trabalho, apresentando possíveis tarefas e visando pesquisas futuras em relação ao recurso.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-25T04:36:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232169
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8221
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132288
identifier_str_mv 1518-8221
001132288
url http://hdl.handle.net/10183/232169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática em revista - RS. Lajeado, RS. Vol. 1, n. 21 (2020), p. 89 - 99
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232169/2/001132288.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232169/1/001132288.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f3a5ba529af260151ada9337a7dafb3
bc9e67cab03a90e210bd923e2ed2ba13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447775240781824