Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Agnol, Caroline
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199253
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso traz a utilização de um recurso de Big Data, chamado Gapminder, com o objetivo de buscar indícios do desenvolvimento da Literacia Digital e do pensamento crítico dos estudantes envolvidos. A pergunta diretriz que orientou este trabalho foi a seguinte: Como se mostra o processo de construção de habilidades relacionadas à Literacia Digital e ao desenvolvimento do pensamento crítico, quando estudantes do Ensino Médio da rede pública utilizam o recurso de Big Data, Gapminder? A proposta foi realizada em cinco encontros com duas turmas de Ensino Médio de uma Escola Pública de Porto Alegre, tendo como referencial, conceitos presentes na Educação Crítica e na Educação Matemática Crítica, tratando-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. A proposta preocupou-se em ter os estudantes como centro do processo educacional, dando relevância a seus interesses de pesquisa. Com temas escolhidos por eles, para investigação e análise, os estudantes utilizaram do Gapminder e de outras fontes para chegar a suas conclusões. Os dados foram produzidos por meio de vídeos, transcrições e relatos escritos dos estudantes, bem como observações por meio do diário de campo. A análise dos dados indica que pode ter ocorrido o desenvolvimento das habilidades: Apropriação, Inteligência Coletiva, Julgamento e Networking que estão relacionadas a Literacia Digital. Também foi possível observar indícios do desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes analisados. Além disso, o Gapminder como recurso, mostrou-se associado ao desenvolvimento crítico e também, de forma consonante, ressaltou a importância das preocupações com as fontes do conteúdo da Internet, o que também é evidenciado no desenvolvimento da Literacia Digital.
id UFRGS-2_b3a6a9447a2b55b8b56f18a4990e2eb7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199253
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dal Agnol, CarolineDalla Vecchia, Rodrigo2019-09-13T03:49:50Z2019http://hdl.handle.net/10183/199253001100672O presente Trabalho de Conclusão de Curso traz a utilização de um recurso de Big Data, chamado Gapminder, com o objetivo de buscar indícios do desenvolvimento da Literacia Digital e do pensamento crítico dos estudantes envolvidos. A pergunta diretriz que orientou este trabalho foi a seguinte: Como se mostra o processo de construção de habilidades relacionadas à Literacia Digital e ao desenvolvimento do pensamento crítico, quando estudantes do Ensino Médio da rede pública utilizam o recurso de Big Data, Gapminder? A proposta foi realizada em cinco encontros com duas turmas de Ensino Médio de uma Escola Pública de Porto Alegre, tendo como referencial, conceitos presentes na Educação Crítica e na Educação Matemática Crítica, tratando-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. A proposta preocupou-se em ter os estudantes como centro do processo educacional, dando relevância a seus interesses de pesquisa. Com temas escolhidos por eles, para investigação e análise, os estudantes utilizaram do Gapminder e de outras fontes para chegar a suas conclusões. Os dados foram produzidos por meio de vídeos, transcrições e relatos escritos dos estudantes, bem como observações por meio do diário de campo. A análise dos dados indica que pode ter ocorrido o desenvolvimento das habilidades: Apropriação, Inteligência Coletiva, Julgamento e Networking que estão relacionadas a Literacia Digital. Também foi possível observar indícios do desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes analisados. Além disso, o Gapminder como recurso, mostrou-se associado ao desenvolvimento crítico e também, de forma consonante, ressaltou a importância das preocupações com as fontes do conteúdo da Internet, o que também é evidenciado no desenvolvimento da Literacia Digital.This Final Project brings the use of a Big Data tool, called Gapminder, with the objective to identify indications of the development of Digital Literacy and the critical thinking of the students involved. The main question that guided this work was: How does the process of building skills related to Digital Literacy and the development of critical thinking show, when high school students of the public schools use the Big Data tool, Gapminder? The proposal was made in five meetings with two high school classes of a Public School of Porto Alegre, having as reference concepts present in Critical Education and Critical Mathematics Education, being a qualitative research. The proposal was concerned with having students as the center of the educational process, giving relevance to their research interests. With themes chosen by them, for research and analysis, students used Gapminder and other sources to come to their conclusions. The data were produced through videos, transcripts and written reports of the students, as well as observations through the field diary. The analysis of the data indicates that the development of the abilities: Appropriation, Collective Intelligence, Judgment and Networking related to Digital Literacy may have occurred. It was also possible to observe evidence of the development of the critical thinking of the analyzed students. In addition, Gapminder as a resource, has been associated with critical development and also, consonantly, stressed the importance of concerns with the sources of Internet content, which is also evidenced in the development of Digital Literacy.application/pdfporBig dataEducação MatemáticaComputador : Educacao matematicaGapminderBig DataMathematical EducationDigital LiteracyCritical ThinkingUtilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100672.pdf.txt001100672.pdf.txtExtracted Texttext/plain149654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199253/2/001100672.pdf.txt43054c7cd526c388ffd18a20a4568d55MD52ORIGINAL001100672.pdfTexto completoapplication/pdf2146887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199253/1/001100672.pdf6a5261401a3ff80fa5996ccfe37fa84fMD5110183/1992532019-09-14 03:54:26.117503oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199253Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:54:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática
title Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática
spellingShingle Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática
Dal Agnol, Caroline
Big data
Educação Matemática
Computador : Educacao matematica
Gapminder
Big Data
Mathematical Education
Digital Literacy
Critical Thinking
title_short Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática
title_full Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática
title_fullStr Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática
title_full_unstemmed Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática
title_sort Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática
author Dal Agnol, Caroline
author_facet Dal Agnol, Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Agnol, Caroline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Vecchia, Rodrigo
contributor_str_mv Dalla Vecchia, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Big data
Educação Matemática
Computador : Educacao matematica
topic Big data
Educação Matemática
Computador : Educacao matematica
Gapminder
Big Data
Mathematical Education
Digital Literacy
Critical Thinking
dc.subject.eng.fl_str_mv Gapminder
Big Data
Mathematical Education
Digital Literacy
Critical Thinking
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso traz a utilização de um recurso de Big Data, chamado Gapminder, com o objetivo de buscar indícios do desenvolvimento da Literacia Digital e do pensamento crítico dos estudantes envolvidos. A pergunta diretriz que orientou este trabalho foi a seguinte: Como se mostra o processo de construção de habilidades relacionadas à Literacia Digital e ao desenvolvimento do pensamento crítico, quando estudantes do Ensino Médio da rede pública utilizam o recurso de Big Data, Gapminder? A proposta foi realizada em cinco encontros com duas turmas de Ensino Médio de uma Escola Pública de Porto Alegre, tendo como referencial, conceitos presentes na Educação Crítica e na Educação Matemática Crítica, tratando-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. A proposta preocupou-se em ter os estudantes como centro do processo educacional, dando relevância a seus interesses de pesquisa. Com temas escolhidos por eles, para investigação e análise, os estudantes utilizaram do Gapminder e de outras fontes para chegar a suas conclusões. Os dados foram produzidos por meio de vídeos, transcrições e relatos escritos dos estudantes, bem como observações por meio do diário de campo. A análise dos dados indica que pode ter ocorrido o desenvolvimento das habilidades: Apropriação, Inteligência Coletiva, Julgamento e Networking que estão relacionadas a Literacia Digital. Também foi possível observar indícios do desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes analisados. Além disso, o Gapminder como recurso, mostrou-se associado ao desenvolvimento crítico e também, de forma consonante, ressaltou a importância das preocupações com as fontes do conteúdo da Internet, o que também é evidenciado no desenvolvimento da Literacia Digital.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T03:49:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199253
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100672
url http://hdl.handle.net/10183/199253
identifier_str_mv 001100672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199253/2/001100672.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199253/1/001100672.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43054c7cd526c388ffd18a20a4568d55
6a5261401a3ff80fa5996ccfe37fa84f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447249231020032