Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199253 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso traz a utilização de um recurso de Big Data, chamado Gapminder, com o objetivo de buscar indícios do desenvolvimento da Literacia Digital e do pensamento crítico dos estudantes envolvidos. A pergunta diretriz que orientou este trabalho foi a seguinte: Como se mostra o processo de construção de habilidades relacionadas à Literacia Digital e ao desenvolvimento do pensamento crítico, quando estudantes do Ensino Médio da rede pública utilizam o recurso de Big Data, Gapminder? A proposta foi realizada em cinco encontros com duas turmas de Ensino Médio de uma Escola Pública de Porto Alegre, tendo como referencial, conceitos presentes na Educação Crítica e na Educação Matemática Crítica, tratando-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. A proposta preocupou-se em ter os estudantes como centro do processo educacional, dando relevância a seus interesses de pesquisa. Com temas escolhidos por eles, para investigação e análise, os estudantes utilizaram do Gapminder e de outras fontes para chegar a suas conclusões. Os dados foram produzidos por meio de vídeos, transcrições e relatos escritos dos estudantes, bem como observações por meio do diário de campo. A análise dos dados indica que pode ter ocorrido o desenvolvimento das habilidades: Apropriação, Inteligência Coletiva, Julgamento e Networking que estão relacionadas a Literacia Digital. Também foi possível observar indícios do desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes analisados. Além disso, o Gapminder como recurso, mostrou-se associado ao desenvolvimento crítico e também, de forma consonante, ressaltou a importância das preocupações com as fontes do conteúdo da Internet, o que também é evidenciado no desenvolvimento da Literacia Digital. |
id |
UFRGS-2_b3a6a9447a2b55b8b56f18a4990e2eb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199253 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dal Agnol, CarolineDalla Vecchia, Rodrigo2019-09-13T03:49:50Z2019http://hdl.handle.net/10183/199253001100672O presente Trabalho de Conclusão de Curso traz a utilização de um recurso de Big Data, chamado Gapminder, com o objetivo de buscar indícios do desenvolvimento da Literacia Digital e do pensamento crítico dos estudantes envolvidos. A pergunta diretriz que orientou este trabalho foi a seguinte: Como se mostra o processo de construção de habilidades relacionadas à Literacia Digital e ao desenvolvimento do pensamento crítico, quando estudantes do Ensino Médio da rede pública utilizam o recurso de Big Data, Gapminder? A proposta foi realizada em cinco encontros com duas turmas de Ensino Médio de uma Escola Pública de Porto Alegre, tendo como referencial, conceitos presentes na Educação Crítica e na Educação Matemática Crítica, tratando-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. A proposta preocupou-se em ter os estudantes como centro do processo educacional, dando relevância a seus interesses de pesquisa. Com temas escolhidos por eles, para investigação e análise, os estudantes utilizaram do Gapminder e de outras fontes para chegar a suas conclusões. Os dados foram produzidos por meio de vídeos, transcrições e relatos escritos dos estudantes, bem como observações por meio do diário de campo. A análise dos dados indica que pode ter ocorrido o desenvolvimento das habilidades: Apropriação, Inteligência Coletiva, Julgamento e Networking que estão relacionadas a Literacia Digital. Também foi possível observar indícios do desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes analisados. Além disso, o Gapminder como recurso, mostrou-se associado ao desenvolvimento crítico e também, de forma consonante, ressaltou a importância das preocupações com as fontes do conteúdo da Internet, o que também é evidenciado no desenvolvimento da Literacia Digital.This Final Project brings the use of a Big Data tool, called Gapminder, with the objective to identify indications of the development of Digital Literacy and the critical thinking of the students involved. The main question that guided this work was: How does the process of building skills related to Digital Literacy and the development of critical thinking show, when high school students of the public schools use the Big Data tool, Gapminder? The proposal was made in five meetings with two high school classes of a Public School of Porto Alegre, having as reference concepts present in Critical Education and Critical Mathematics Education, being a qualitative research. The proposal was concerned with having students as the center of the educational process, giving relevance to their research interests. With themes chosen by them, for research and analysis, students used Gapminder and other sources to come to their conclusions. The data were produced through videos, transcripts and written reports of the students, as well as observations through the field diary. The analysis of the data indicates that the development of the abilities: Appropriation, Collective Intelligence, Judgment and Networking related to Digital Literacy may have occurred. It was also possible to observe evidence of the development of the critical thinking of the analyzed students. In addition, Gapminder as a resource, has been associated with critical development and also, consonantly, stressed the importance of concerns with the sources of Internet content, which is also evidenced in the development of Digital Literacy.application/pdfporBig dataEducação MatemáticaComputador : Educacao matematicaGapminderBig DataMathematical EducationDigital LiteracyCritical ThinkingUtilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100672.pdf.txt001100672.pdf.txtExtracted Texttext/plain149654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199253/2/001100672.pdf.txt43054c7cd526c388ffd18a20a4568d55MD52ORIGINAL001100672.pdfTexto completoapplication/pdf2146887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199253/1/001100672.pdf6a5261401a3ff80fa5996ccfe37fa84fMD5110183/1992532019-09-14 03:54:26.117503oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199253Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:54:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática |
title |
Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática |
spellingShingle |
Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática Dal Agnol, Caroline Big data Educação Matemática Computador : Educacao matematica Gapminder Big Data Mathematical Education Digital Literacy Critical Thinking |
title_short |
Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática |
title_full |
Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática |
title_fullStr |
Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática |
title_full_unstemmed |
Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática |
title_sort |
Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática |
author |
Dal Agnol, Caroline |
author_facet |
Dal Agnol, Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dal Agnol, Caroline |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalla Vecchia, Rodrigo |
contributor_str_mv |
Dalla Vecchia, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Big data Educação Matemática Computador : Educacao matematica |
topic |
Big data Educação Matemática Computador : Educacao matematica Gapminder Big Data Mathematical Education Digital Literacy Critical Thinking |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Gapminder Big Data Mathematical Education Digital Literacy Critical Thinking |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso traz a utilização de um recurso de Big Data, chamado Gapminder, com o objetivo de buscar indícios do desenvolvimento da Literacia Digital e do pensamento crítico dos estudantes envolvidos. A pergunta diretriz que orientou este trabalho foi a seguinte: Como se mostra o processo de construção de habilidades relacionadas à Literacia Digital e ao desenvolvimento do pensamento crítico, quando estudantes do Ensino Médio da rede pública utilizam o recurso de Big Data, Gapminder? A proposta foi realizada em cinco encontros com duas turmas de Ensino Médio de uma Escola Pública de Porto Alegre, tendo como referencial, conceitos presentes na Educação Crítica e na Educação Matemática Crítica, tratando-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. A proposta preocupou-se em ter os estudantes como centro do processo educacional, dando relevância a seus interesses de pesquisa. Com temas escolhidos por eles, para investigação e análise, os estudantes utilizaram do Gapminder e de outras fontes para chegar a suas conclusões. Os dados foram produzidos por meio de vídeos, transcrições e relatos escritos dos estudantes, bem como observações por meio do diário de campo. A análise dos dados indica que pode ter ocorrido o desenvolvimento das habilidades: Apropriação, Inteligência Coletiva, Julgamento e Networking que estão relacionadas a Literacia Digital. Também foi possível observar indícios do desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes analisados. Além disso, o Gapminder como recurso, mostrou-se associado ao desenvolvimento crítico e também, de forma consonante, ressaltou a importância das preocupações com as fontes do conteúdo da Internet, o que também é evidenciado no desenvolvimento da Literacia Digital. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-13T03:49:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199253 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100672 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199253 |
identifier_str_mv |
001100672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199253/2/001100672.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199253/1/001100672.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43054c7cd526c388ffd18a20a4568d55 6a5261401a3ff80fa5996ccfe37fa84f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447249231020032 |