Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas Júnior, Jorge Olmar
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257877
Resumo: A internacionalização dos negócios das organizações brasileiras é um processo em constante evolução, desde a abertura econômica ocorrida na década de 1990. Esta pesquisa buscou trazer à tona aspectos fundamentais para o planejamento estratégico daquelas companhias que almejam expandir seus negócios para além das fronteiras domésticas, através da estruturação do seu processo de internacionalização. Para isto, foi realizado um estudo de caso com a Maxiforja Componentes Automotivos Ltda, uma organização que deseja aumentar a parcela dos mercados estrangeiros em seu faturamento. Fundamentando-se em aspectos culturais e econômicos da literatura sobre internacionalização, estágio de internacionalização, formulação de estratégia de internacionalização e concepção do plano de marketing internacional, buscou-se enquadrar o processo vivido pela organização até o presente, classificar o seu atual estágio de internacionalização, levantar dados sobre o processo vivenciado pela empresa, caracterizar empresa e mercado e assim, apontar alternativas que potencializem a capacidade de internacionalização da organização e que possam propiciar o incremento desejado. Aumentar a fatia de negócios estrangeiros no faturamento é estratégico para o crescimento da organização, e os resultados da pesquisa indicam que a estruturação do planejamento dos negócios internacionais carece de atenção mais apropriada, uma vez que os resultados registrados até então são fortemente influenciados por estímulos externos.
id UFRGS-2_08cd657cec2f49e0d60d46758a472be9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257877
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vargas Júnior, Jorge OlmarNique, Walter Meucci2023-05-10T03:27:16Z2009http://hdl.handle.net/10183/257877000993096A internacionalização dos negócios das organizações brasileiras é um processo em constante evolução, desde a abertura econômica ocorrida na década de 1990. Esta pesquisa buscou trazer à tona aspectos fundamentais para o planejamento estratégico daquelas companhias que almejam expandir seus negócios para além das fronteiras domésticas, através da estruturação do seu processo de internacionalização. Para isto, foi realizado um estudo de caso com a Maxiforja Componentes Automotivos Ltda, uma organização que deseja aumentar a parcela dos mercados estrangeiros em seu faturamento. Fundamentando-se em aspectos culturais e econômicos da literatura sobre internacionalização, estágio de internacionalização, formulação de estratégia de internacionalização e concepção do plano de marketing internacional, buscou-se enquadrar o processo vivido pela organização até o presente, classificar o seu atual estágio de internacionalização, levantar dados sobre o processo vivenciado pela empresa, caracterizar empresa e mercado e assim, apontar alternativas que potencializem a capacidade de internacionalização da organização e que possam propiciar o incremento desejado. Aumentar a fatia de negócios estrangeiros no faturamento é estratégico para o crescimento da organização, e os resultados da pesquisa indicam que a estruturação do planejamento dos negócios internacionais carece de atenção mais apropriada, uma vez que os resultados registrados até então são fortemente influenciados por estímulos externos.The internationalization of the organizations’ businesses in Brazil is a constantly evolving process, since the commerce liberalization occurred in the 1990s. This research aimed to bring out key issues for strategic planning of those companies that wish to expand its business beyond its domestic borders, by structuring its internationalization process. For this, we performed a case study with Maxiforja Componentes Automotivos Ltda, an organization that wants to increase the share of foreign markets on its revenues. Relying on cultural and economic literature on internationalization, the internationalization stage, formulating the internationalization strategy and creation of an international marketing plan, we sought to portrait the process experienced by the organization, to rank its current stage of internationalization, to collect data about the internationalization process experienced by the company, featuring business and market and therefore suggest alternative solutions that could optimize the ability of internationalization of the firm and provide the desired revenue share. Increasing the amount of foreign sales is strategic for the organization growth, and the survey results indicate that the structure of the international business planning could be optimized, since the results reported so far are heavily influenced by external stimulation.application/pdfporInternacionalização de empresasPlanejamento estratégicoPlanejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltdainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Empresarial 2008 - Turma 23 ou Turma Ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000993096.pdf.txt000993096.pdf.txtExtracted Texttext/plain118626http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257877/2/000993096.pdf.txt721d7b1103206a5ecae7b55c7ca40a5aMD52ORIGINAL000993096.pdfTexto parcialapplication/pdf468611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257877/1/000993096.pdfe4b5aac4fb3d40b25e2ccd6dc09e12d2MD5110183/2578772023-05-11 03:38:53.38364oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257877Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-11T06:38:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda
title Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda
spellingShingle Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda
Vargas Júnior, Jorge Olmar
Internacionalização de empresas
Planejamento estratégico
title_short Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda
title_full Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda
title_fullStr Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda
title_full_unstemmed Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda
title_sort Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda
author Vargas Júnior, Jorge Olmar
author_facet Vargas Júnior, Jorge Olmar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas Júnior, Jorge Olmar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nique, Walter Meucci
contributor_str_mv Nique, Walter Meucci
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização de empresas
Planejamento estratégico
topic Internacionalização de empresas
Planejamento estratégico
description A internacionalização dos negócios das organizações brasileiras é um processo em constante evolução, desde a abertura econômica ocorrida na década de 1990. Esta pesquisa buscou trazer à tona aspectos fundamentais para o planejamento estratégico daquelas companhias que almejam expandir seus negócios para além das fronteiras domésticas, através da estruturação do seu processo de internacionalização. Para isto, foi realizado um estudo de caso com a Maxiforja Componentes Automotivos Ltda, uma organização que deseja aumentar a parcela dos mercados estrangeiros em seu faturamento. Fundamentando-se em aspectos culturais e econômicos da literatura sobre internacionalização, estágio de internacionalização, formulação de estratégia de internacionalização e concepção do plano de marketing internacional, buscou-se enquadrar o processo vivido pela organização até o presente, classificar o seu atual estágio de internacionalização, levantar dados sobre o processo vivenciado pela empresa, caracterizar empresa e mercado e assim, apontar alternativas que potencializem a capacidade de internacionalização da organização e que possam propiciar o incremento desejado. Aumentar a fatia de negócios estrangeiros no faturamento é estratégico para o crescimento da organização, e os resultados da pesquisa indicam que a estruturação do planejamento dos negócios internacionais carece de atenção mais apropriada, uma vez que os resultados registrados até então são fortemente influenciados por estímulos externos.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-10T03:27:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257877
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993096
url http://hdl.handle.net/10183/257877
identifier_str_mv 000993096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257877/2/000993096.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257877/1/000993096.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 721d7b1103206a5ecae7b55c7ca40a5a
e4b5aac4fb3d40b25e2ccd6dc09e12d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224658978078720