Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257877 |
Resumo: | A internacionalização dos negócios das organizações brasileiras é um processo em constante evolução, desde a abertura econômica ocorrida na década de 1990. Esta pesquisa buscou trazer à tona aspectos fundamentais para o planejamento estratégico daquelas companhias que almejam expandir seus negócios para além das fronteiras domésticas, através da estruturação do seu processo de internacionalização. Para isto, foi realizado um estudo de caso com a Maxiforja Componentes Automotivos Ltda, uma organização que deseja aumentar a parcela dos mercados estrangeiros em seu faturamento. Fundamentando-se em aspectos culturais e econômicos da literatura sobre internacionalização, estágio de internacionalização, formulação de estratégia de internacionalização e concepção do plano de marketing internacional, buscou-se enquadrar o processo vivido pela organização até o presente, classificar o seu atual estágio de internacionalização, levantar dados sobre o processo vivenciado pela empresa, caracterizar empresa e mercado e assim, apontar alternativas que potencializem a capacidade de internacionalização da organização e que possam propiciar o incremento desejado. Aumentar a fatia de negócios estrangeiros no faturamento é estratégico para o crescimento da organização, e os resultados da pesquisa indicam que a estruturação do planejamento dos negócios internacionais carece de atenção mais apropriada, uma vez que os resultados registrados até então são fortemente influenciados por estímulos externos. |
id |
UFRGS-2_08cd657cec2f49e0d60d46758a472be9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257877 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vargas Júnior, Jorge OlmarNique, Walter Meucci2023-05-10T03:27:16Z2009http://hdl.handle.net/10183/257877000993096A internacionalização dos negócios das organizações brasileiras é um processo em constante evolução, desde a abertura econômica ocorrida na década de 1990. Esta pesquisa buscou trazer à tona aspectos fundamentais para o planejamento estratégico daquelas companhias que almejam expandir seus negócios para além das fronteiras domésticas, através da estruturação do seu processo de internacionalização. Para isto, foi realizado um estudo de caso com a Maxiforja Componentes Automotivos Ltda, uma organização que deseja aumentar a parcela dos mercados estrangeiros em seu faturamento. Fundamentando-se em aspectos culturais e econômicos da literatura sobre internacionalização, estágio de internacionalização, formulação de estratégia de internacionalização e concepção do plano de marketing internacional, buscou-se enquadrar o processo vivido pela organização até o presente, classificar o seu atual estágio de internacionalização, levantar dados sobre o processo vivenciado pela empresa, caracterizar empresa e mercado e assim, apontar alternativas que potencializem a capacidade de internacionalização da organização e que possam propiciar o incremento desejado. Aumentar a fatia de negócios estrangeiros no faturamento é estratégico para o crescimento da organização, e os resultados da pesquisa indicam que a estruturação do planejamento dos negócios internacionais carece de atenção mais apropriada, uma vez que os resultados registrados até então são fortemente influenciados por estímulos externos.The internationalization of the organizations’ businesses in Brazil is a constantly evolving process, since the commerce liberalization occurred in the 1990s. This research aimed to bring out key issues for strategic planning of those companies that wish to expand its business beyond its domestic borders, by structuring its internationalization process. For this, we performed a case study with Maxiforja Componentes Automotivos Ltda, an organization that wants to increase the share of foreign markets on its revenues. Relying on cultural and economic literature on internationalization, the internationalization stage, formulating the internationalization strategy and creation of an international marketing plan, we sought to portrait the process experienced by the organization, to rank its current stage of internationalization, to collect data about the internationalization process experienced by the company, featuring business and market and therefore suggest alternative solutions that could optimize the ability of internationalization of the firm and provide the desired revenue share. Increasing the amount of foreign sales is strategic for the organization growth, and the survey results indicate that the structure of the international business planning could be optimized, since the results reported so far are heavily influenced by external stimulation.application/pdfporInternacionalização de empresasPlanejamento estratégicoPlanejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltdainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Empresarial 2008 - Turma 23 ou Turma Ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000993096.pdf.txt000993096.pdf.txtExtracted Texttext/plain118626http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257877/2/000993096.pdf.txt721d7b1103206a5ecae7b55c7ca40a5aMD52ORIGINAL000993096.pdfTexto parcialapplication/pdf468611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257877/1/000993096.pdfe4b5aac4fb3d40b25e2ccd6dc09e12d2MD5110183/2578772023-05-11 03:38:53.38364oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257877Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-11T06:38:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda |
title |
Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda |
spellingShingle |
Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda Vargas Júnior, Jorge Olmar Internacionalização de empresas Planejamento estratégico |
title_short |
Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda |
title_full |
Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda |
title_fullStr |
Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda |
title_full_unstemmed |
Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda |
title_sort |
Planejamento estratégico de internacionalização : estudo de caso : Maxiforja Componentes Automotivos Ltda |
author |
Vargas Júnior, Jorge Olmar |
author_facet |
Vargas Júnior, Jorge Olmar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas Júnior, Jorge Olmar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
contributor_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização de empresas Planejamento estratégico |
topic |
Internacionalização de empresas Planejamento estratégico |
description |
A internacionalização dos negócios das organizações brasileiras é um processo em constante evolução, desde a abertura econômica ocorrida na década de 1990. Esta pesquisa buscou trazer à tona aspectos fundamentais para o planejamento estratégico daquelas companhias que almejam expandir seus negócios para além das fronteiras domésticas, através da estruturação do seu processo de internacionalização. Para isto, foi realizado um estudo de caso com a Maxiforja Componentes Automotivos Ltda, uma organização que deseja aumentar a parcela dos mercados estrangeiros em seu faturamento. Fundamentando-se em aspectos culturais e econômicos da literatura sobre internacionalização, estágio de internacionalização, formulação de estratégia de internacionalização e concepção do plano de marketing internacional, buscou-se enquadrar o processo vivido pela organização até o presente, classificar o seu atual estágio de internacionalização, levantar dados sobre o processo vivenciado pela empresa, caracterizar empresa e mercado e assim, apontar alternativas que potencializem a capacidade de internacionalização da organização e que possam propiciar o incremento desejado. Aumentar a fatia de negócios estrangeiros no faturamento é estratégico para o crescimento da organização, e os resultados da pesquisa indicam que a estruturação do planejamento dos negócios internacionais carece de atenção mais apropriada, uma vez que os resultados registrados até então são fortemente influenciados por estímulos externos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-10T03:27:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257877 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993096 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257877 |
identifier_str_mv |
000993096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257877/2/000993096.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257877/1/000993096.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
721d7b1103206a5ecae7b55c7ca40a5a e4b5aac4fb3d40b25e2ccd6dc09e12d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224658978078720 |