Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/87004 |
Resumo: | O presente ensaio pretende articular conceitos de habitus profissional, currículo oculto e cultura docente, como instrumentos de análise das práticas pedagógicas dos professores de educação física. Ao conceber a prática pedagógica como resultado de um contexto e de um habitus profissional, o texto discute a produção de um currículo oculto a partir da prática docente, considerando que o currículo oculto pode ser fruto das relações interpessoais, das normas escolares e dos conteúdos de uma disciplina/componente curricular. O ensaio mostra, ainda, como o fenômeno da intensificação reforça as rotinas dos professores e dificulta a reflexão a partir da prática. |
id |
UFRGS-2_08d0dab134009abe696007a490b5d4b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87004 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sanchotene, Mônica UrrozMolina Neto, Vicente2014-01-30T01:51:51Z20061415-4676http://hdl.handle.net/10183/87004000714940O presente ensaio pretende articular conceitos de habitus profissional, currículo oculto e cultura docente, como instrumentos de análise das práticas pedagógicas dos professores de educação física. Ao conceber a prática pedagógica como resultado de um contexto e de um habitus profissional, o texto discute a produção de um currículo oculto a partir da prática docente, considerando que o currículo oculto pode ser fruto das relações interpessoais, das normas escolares e dos conteúdos de uma disciplina/componente curricular. O ensaio mostra, ainda, como o fenômeno da intensificação reforça as rotinas dos professores e dificulta a reflexão a partir da prática.This paper intends to articulate the concepts of professional habitus, hidden syllabus, and teacher culture as instruments for the analysis of pedagogical practices among physical education teachers. By conceiving pedagogical practice as a product of a context and of a professional habitus, this text discusses the production of a hidden syllabus that originates from teacher practices, considering that such a hidden syllabus can be the result of interpersonal relationships, school regulations and of the contents of a school subject or syllabus component. This paper also shows how the phenomenon of intensification reinforces teacher routines and hinders reflection derived from practice.El presente ensayo pretende articular conceptos de habitus profesional, currículo oculto y cultura docente como instrumentos de análisis de las prácticas pedagógicas de los profesores de educación física. Al concebir la práctica pedagógica como resultado de un contexto y de un habitus profesional, el texto discute la producción de un currículo oculto a partir de la práctica docente, considerando que el currículo oculto puede ser fruto de las relaciones interpersonales, de las normas escolares y de los contenidos de una asignatura/componente curricular. Incluso, el ensayo muestra como el fenómeno de la intensificación refuerza las rutinas de los profesores y dificulta la reflexión a partir de la práctica.application/pdfporPensar a prática. Goiânia. Vol. 9, n.2 (jul.dez. 2006), p. 267-280Prática pedagógicaPedagogical practiceProfessional habitusHidden syllabusHabitus profesionalCurrículo ocultoHabitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação físicaProfessional habitus, hidden syllabus and teacher culture : perspectives in the analysis of pedagogical practices of physical education teachersHabitus profesional, currículum oculto y cultura docente : perspectivas para el análisis de la práctica pedagógica de los professores de educación físicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000714940.pdf000714940.pdfTexto completoapplication/pdf275176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87004/1/000714940.pdf3f4943b42c1194815dad48e633b8a196MD51TEXT000714940.pdf.txt000714940.pdf.txtExtracted Texttext/plain31565http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87004/2/000714940.pdf.txt6f720693b5c2626c4b2f93af9b8c6b9cMD52THUMBNAIL000714940.pdf.jpg000714940.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87004/3/000714940.pdf.jpg32bdc51aa0406831c4371efab33648b0MD5310183/870042018-10-17 09:16:46.837oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87004Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-17T12:16:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Professional habitus, hidden syllabus and teacher culture : perspectives in the analysis of pedagogical practices of physical education teachers |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Habitus profesional, currículum oculto y cultura docente : perspectivas para el análisis de la práctica pedagógica de los professores de educación física |
title |
Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física |
spellingShingle |
Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física Sanchotene, Mônica Urroz Prática pedagógica Pedagogical practice Professional habitus Hidden syllabus Habitus profesional Currículo oculto |
title_short |
Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física |
title_full |
Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física |
title_fullStr |
Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física |
title_full_unstemmed |
Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física |
title_sort |
Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física |
author |
Sanchotene, Mônica Urroz |
author_facet |
Sanchotene, Mônica Urroz Molina Neto, Vicente |
author_role |
author |
author2 |
Molina Neto, Vicente |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanchotene, Mônica Urroz Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica |
topic |
Prática pedagógica Pedagogical practice Professional habitus Hidden syllabus Habitus profesional Currículo oculto |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical practice Professional habitus Hidden syllabus |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Habitus profesional Currículo oculto |
description |
O presente ensaio pretende articular conceitos de habitus profissional, currículo oculto e cultura docente, como instrumentos de análise das práticas pedagógicas dos professores de educação física. Ao conceber a prática pedagógica como resultado de um contexto e de um habitus profissional, o texto discute a produção de um currículo oculto a partir da prática docente, considerando que o currículo oculto pode ser fruto das relações interpessoais, das normas escolares e dos conteúdos de uma disciplina/componente curricular. O ensaio mostra, ainda, como o fenômeno da intensificação reforça as rotinas dos professores e dificulta a reflexão a partir da prática. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-30T01:51:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/87004 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-4676 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000714940 |
identifier_str_mv |
1415-4676 000714940 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/87004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Pensar a prática. Goiânia. Vol. 9, n.2 (jul.dez. 2006), p. 267-280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87004/1/000714940.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87004/2/000714940.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87004/3/000714940.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f4943b42c1194815dad48e633b8a196 6f720693b5c2626c4b2f93af9b8c6b9c 32bdc51aa0406831c4371efab33648b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724909814546432 |