Memorização e compreensão : aulas de matemática na Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199247 |
Resumo: | Este trabalho situa-se no campo de pesquisa em História da Educação Matemática e tem como objetivo reconstituir traços das aulas de matemática da Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960, a partir de memórias e documentos. A escola, que se originou a partir da vinda de imigrantes alemães no século XIX, está localizada no município de Sapiranga – RS. A partir do contexto histórico, comentamos as mudanças pelas quais a escola passou, desde sua criação como Associação Escolar em meados de 1850, até os dias atuais, integrando a Rede Sinodal de Educação. Para a pesquisa foram realizadas entrevistas com ex-alunas da instituição na década de 1960 – Claudete, Elaine, Neiva e Vera – e com a professora Jussara, do mesmo período. As escritas do relatório de estágio de 1967 da normalista Ivonne Loth Peters indicam o uso das orientações presentes nos Boletins produzidos pelo Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais do Rio Grande do Sul. Além disso, encontramos registros do uso de livros didáticos nas aulas de matemática. A partir do cruzamento das fontes encontradas, concluímos que a memorização da tabuada fazia parte das aulas de matemática, já que é a reminiscência mais presente nas falas das ex-alunas. Porém havia uma preocupação com a aprendizagem do aluno expressa, por exemplo, na construção de materiais didáticos para que os alunos compreendessem os conteúdos, numa tentativa da professora em conciliar memorização e compreensão. |
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