Pé de acerola : performance, criação e ancestralidade a partir de contrabaixos, vozes, computador e formação de redes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274591 |
Resumo: | Neste trabalho, busco relatar, a partir de um memorial descritivo, o processo de criação e as decisões técnicas e subjetivas, tomadas para a realização e produção audiovisual da performance “Pé de Acerola”, que teve como inspiração a casa de meus avós, onde cresci. Nele, busco refletir sobre as interrelações entre performance, criação e ancestralidade, tendo o contrabaixo e o computador como ferramentas. A partir das epistemologias feministas (RAGO, 1998) como uma lente para questionar as relações de poder na criação musical, construo essa performance associando minhas vivências como mulher instrumentista e também aspectos da minha subjetividade. Discorro sobre os processos de produção da performance e também de criação do material musical. Busco com isso relacionar as histórias que vivi e escutei naquela casa, a partir de registros de áudio e vídeo, e também rearranjar peças que foram importantes durante minha trajetória como instrumentista. |
id |
UFRGS-2_093e0c3a6707d2e0579cc2b9d10e79a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274591 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferranddis, Ariadyne GomesPrass, Luciana2024-04-11T06:25:47Z2024http://hdl.handle.net/10183/274591001200464Neste trabalho, busco relatar, a partir de um memorial descritivo, o processo de criação e as decisões técnicas e subjetivas, tomadas para a realização e produção audiovisual da performance “Pé de Acerola”, que teve como inspiração a casa de meus avós, onde cresci. Nele, busco refletir sobre as interrelações entre performance, criação e ancestralidade, tendo o contrabaixo e o computador como ferramentas. A partir das epistemologias feministas (RAGO, 1998) como uma lente para questionar as relações de poder na criação musical, construo essa performance associando minhas vivências como mulher instrumentista e também aspectos da minha subjetividade. Discorro sobre os processos de produção da performance e também de criação do material musical. Busco com isso relacionar as histórias que vivi e escutei naquela casa, a partir de registros de áudio e vídeo, e também rearranjar peças que foram importantes durante minha trajetória como instrumentista.In this work, I try to describe, through a descriptive memoir, the process of creation and the technical and subjective decisions made for the realization and audiovisual production of the performance "Pé de Acerola", which is inspired by my grandparents' house, where I grew up. In it, I try to reflect on the interrelations between performance and creation, using the double bass and the computer as tools. Using feminist epistemologies (RAGO, 1998) as a lens to question power relations in musical creation, I construct this performance by associating my experiences as a female instrumentalist with aspects of my subjectivity. I discuss the processes of producing the performance and also of creating the musical material. I try to relate the stories I experienced and heard in that house, based on audio and video recordings, and also rearrange pieces that were important during my career as an instrumentalist.application/pdfporMúsica popularMúsicaGêneroContrabaixo (Música)PerformanceCriação musicalPopular musicMusic and genderDouble bassPerformance and creationPé de acerola : performance, criação e ancestralidade a partir de contrabaixos, vozes, computador e formação de redesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2024Música: Habilitação em Música Popular: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200464.pdf.txt001200464.pdf.txtExtracted Texttext/plain89415http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274591/2/001200464.pdf.txt7ebb4a454724e597ca68d7a98d6c4936MD52ORIGINAL001200464.pdfTexto completoapplication/pdf14195730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274591/1/001200464.pdfc12d65835d7e66cb18c448b85104678fMD5110183/2745912024-04-12 06:20:27.456358oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274591Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-12T09:20:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pé de acerola : performance, criação e ancestralidade a partir de contrabaixos, vozes, computador e formação de redes |
title |
Pé de acerola : performance, criação e ancestralidade a partir de contrabaixos, vozes, computador e formação de redes |
spellingShingle |
Pé de acerola : performance, criação e ancestralidade a partir de contrabaixos, vozes, computador e formação de redes Ferranddis, Ariadyne Gomes Música popular Música Gênero Contrabaixo (Música) Performance Criação musical Popular music Music and gender Double bass Performance and creation |
title_short |
Pé de acerola : performance, criação e ancestralidade a partir de contrabaixos, vozes, computador e formação de redes |
title_full |
Pé de acerola : performance, criação e ancestralidade a partir de contrabaixos, vozes, computador e formação de redes |
title_fullStr |
Pé de acerola : performance, criação e ancestralidade a partir de contrabaixos, vozes, computador e formação de redes |
title_full_unstemmed |
Pé de acerola : performance, criação e ancestralidade a partir de contrabaixos, vozes, computador e formação de redes |
title_sort |
Pé de acerola : performance, criação e ancestralidade a partir de contrabaixos, vozes, computador e formação de redes |
author |
Ferranddis, Ariadyne Gomes |
author_facet |
Ferranddis, Ariadyne Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferranddis, Ariadyne Gomes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Prass, Luciana |
contributor_str_mv |
Prass, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música popular Música Gênero Contrabaixo (Música) Performance Criação musical |
topic |
Música popular Música Gênero Contrabaixo (Música) Performance Criação musical Popular music Music and gender Double bass Performance and creation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Popular music Music and gender Double bass Performance and creation |
description |
Neste trabalho, busco relatar, a partir de um memorial descritivo, o processo de criação e as decisões técnicas e subjetivas, tomadas para a realização e produção audiovisual da performance “Pé de Acerola”, que teve como inspiração a casa de meus avós, onde cresci. Nele, busco refletir sobre as interrelações entre performance, criação e ancestralidade, tendo o contrabaixo e o computador como ferramentas. A partir das epistemologias feministas (RAGO, 1998) como uma lente para questionar as relações de poder na criação musical, construo essa performance associando minhas vivências como mulher instrumentista e também aspectos da minha subjetividade. Discorro sobre os processos de produção da performance e também de criação do material musical. Busco com isso relacionar as histórias que vivi e escutei naquela casa, a partir de registros de áudio e vídeo, e também rearranjar peças que foram importantes durante minha trajetória como instrumentista. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-11T06:25:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/274591 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001200464 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/274591 |
identifier_str_mv |
001200464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274591/2/001200464.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274591/1/001200464.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ebb4a454724e597ca68d7a98d6c4936 c12d65835d7e66cb18c448b85104678f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224681833889792 |