O blogue enquanto fonte de informação: o poder dos conteúdos partilhados online no processo de decisão de compra do consumidor de moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/8050 |
Resumo: | Numa era digital, onde o poder da recomendação em ambientes online é amplificado e tido como confiável em comparação com outras fontes, e o blogue um espaço privilegiado na interação online e expressão dos consumidores, torna-se conveniente e necessário compreender qual o poder de influência dos bloggers, enquanto “novos” influenciadores sociais, na formação de opinião e consideração à compra do consumidor de moda, e qual o impacto da recomendação feita pelos mesmos durante o processo de decisão de compra. A realização de uma investigação online a uma amostra de conveniência de 379 jovens portugueses entre os 16 e 29 anos com acesso à Internet que utilizam a blogosfera como fonte de informação revelou fortes hábitos de leitura de blogues de moda nacionais e elevada predisposição para despender tempo na blogosfera. A avaliação da importância da recomendação online no processo de tomada de decisão revelou uma posição favorável por parte dos jovens inquiridos para com as informações partilhadas nos blogues de moda sobre produtos e marcas. A investigação permitiu também o reconhecimento da blogosfera enquanto meio privilegiado para a atualização acerca do que as marcas se encontram a desenvolver, sendo essa informação considerada útil para encontrar produtos e marcas que os jovens possam vir a comprar. Porém, a afirmação do blogue enquanto fonte de recomendação online, parece estar, ainda, num estádio inicial pois, em oposição a essa perceção positiva da informação partilhada nos blogues de moda e o seu crescimento em comparação com outros meios, os níveis de confiança na mesma são consideravelmente baixos. |
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O blogue enquanto fonte de informação: o poder dos conteúdos partilhados online no processo de decisão de compra do consumidor de modaBlogue de modaRecomendação onlineProcesso de decisão de compraInfluênciaComportamento do consumidorFashion blogOnline recommendationPurchase decision processInfluenceConsumer behaviorNuma era digital, onde o poder da recomendação em ambientes online é amplificado e tido como confiável em comparação com outras fontes, e o blogue um espaço privilegiado na interação online e expressão dos consumidores, torna-se conveniente e necessário compreender qual o poder de influência dos bloggers, enquanto “novos” influenciadores sociais, na formação de opinião e consideração à compra do consumidor de moda, e qual o impacto da recomendação feita pelos mesmos durante o processo de decisão de compra. A realização de uma investigação online a uma amostra de conveniência de 379 jovens portugueses entre os 16 e 29 anos com acesso à Internet que utilizam a blogosfera como fonte de informação revelou fortes hábitos de leitura de blogues de moda nacionais e elevada predisposição para despender tempo na blogosfera. A avaliação da importância da recomendação online no processo de tomada de decisão revelou uma posição favorável por parte dos jovens inquiridos para com as informações partilhadas nos blogues de moda sobre produtos e marcas. A investigação permitiu também o reconhecimento da blogosfera enquanto meio privilegiado para a atualização acerca do que as marcas se encontram a desenvolver, sendo essa informação considerada útil para encontrar produtos e marcas que os jovens possam vir a comprar. Porém, a afirmação do blogue enquanto fonte de recomendação online, parece estar, ainda, num estádio inicial pois, em oposição a essa perceção positiva da informação partilhada nos blogues de moda e o seu crescimento em comparação com outros meios, os níveis de confiança na mesma são consideravelmente baixos.In a digital age where the power of recommendation in online environments is amplified and taken as reliable compared with other sources and the blog is considered a privileged space in online interaction and expression of consumers, it is convenient and necessary to understand the power of influence of bloggers, as "new" social influencers, in shaping the opinion and purchase consideration of the fashion consumer, and the impact of the recommendation made by them during the purchase decision. An online research conducted to a convenience sample of 379 Portuguese youth between 16 and 29 years old with Internet access using the blogosphere as a source of information showed strong reading habits towards national fashion blogs and high predisposition to spend time in the blogosphere. The evaluation of the importance of the online recommendation process of decision making revealed a favorable position among the young respondents towards shared information in blogs about fashion products and brands. The investigation also allowed the recognition of the blogosphere as a privileged means for the update of current developments of the brands, and this information deemed useful in finding products and brands that young people can come to buy. However, the assertion of the blog as a source of online recommendation, seems to be still at an early stage because, in contrast to this positive perception of shared information on fashion blogs and their growth compared to other means, the confidence levels in the same are considerably lower.2014-12-09T18:21:40Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/8050TID:201030071porAugusto, Ana Rita Rosmaninhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:58Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:26.586940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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