Uma análise semiótica do design gráfico retrô : os anúncios do evento “Maximídia 2010”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rafael Peduzzi
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Steffen, Cesar, Ribeiro, Vinicius Gadis, Corrêa, Ygor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224130
Resumo: O termo retrô surgiu no século XX, sendo hoje possivelmente banalizado como estilo gráfico, então, este estudo visa a compreender o conceito de retrô enquanto fenômeno no campo do design gráfico. Para tanto, são abordados aspectos formais e simbólicos do design gráfico, assim como investiga-se o retrô etimológica e historicamente. Adota-se a semiótica peirceana como base metodológica para analisar o conjunto de anúncios da campanha publicitária do evento MaxiMídia 2010. A partir da análise, inferiu-se que o retrô não trata apenas dos aspectos sígnicos de ícone e índice, associados a referências do passado, sendo interpretado apenas como símbolo. Nesse sentido, a campanha analisada, ao fazer uma reciclagem de estilos a partir da ironia e da nostalgia reflexiva, contempla algumas definições de retrô propostas pela literatura.
id UFRGS-2_0953009428262400e379dc44004a76d0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224130
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Rafael PeduzziSteffen, CesarRibeiro, Vinicius GadisCorrêa, Ygor2021-07-17T04:44:42Z20180102-4264http://hdl.handle.net/10183/224130001111294O termo retrô surgiu no século XX, sendo hoje possivelmente banalizado como estilo gráfico, então, este estudo visa a compreender o conceito de retrô enquanto fenômeno no campo do design gráfico. Para tanto, são abordados aspectos formais e simbólicos do design gráfico, assim como investiga-se o retrô etimológica e historicamente. Adota-se a semiótica peirceana como base metodológica para analisar o conjunto de anúncios da campanha publicitária do evento MaxiMídia 2010. A partir da análise, inferiu-se que o retrô não trata apenas dos aspectos sígnicos de ícone e índice, associados a referências do passado, sendo interpretado apenas como símbolo. Nesse sentido, a campanha analisada, ao fazer uma reciclagem de estilos a partir da ironia e da nostalgia reflexiva, contempla algumas definições de retrô propostas pela literatura.The term retro appeared in the twentieth century, and today is possibly banalized as a graphic style. In this study, it is intended to understand retro as a phenomenon, analyzing how it is presented in graphic design. For that, formal and symbolic aspects of graphic design are approached, and retro is etymologically and historically investigated. Peircean semiotics is used as a methodological basis for analyze the set of ads for the advertising campaign of the event MaxiMídia 2010. According to the analysis, the retro deals not only with the signic aspects of icon and index, with references to the past, but is only interpreted as a symbol. It was considered that the campaign, by doing a recycling of styles from the irony and reflective nostalgia, covers some definitions of retro proposed by the literature.application/pdfporActa semiotica et lingvistica [recurso eletrônico]. Vol. 23, n. 1 (2018), p. 63-78.Análise semióticaDesign gráficoAnúncio publicitárioSemioticsGraphic designStyleRetroAdvertising campaignUma análise semiótica do design gráfico retrô : os anúncios do evento “Maximídia 2010”A semiotic analysis of the retro graphic design : the ads of the event “Maximídia 2010”info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111294.pdf.txt001111294.pdf.txtExtracted Texttext/plain35421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224130/2/001111294.pdf.txtd2b10eda557ee4aa485d016f0b3adb8bMD52ORIGINAL001111294.pdfTexto completoapplication/pdf602632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224130/1/001111294.pdfce1e1a62793230a8c6b8bc5f2f50ff6eMD5110183/2241302022-04-20 04:48:13.976696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224130Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:48:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise semiótica do design gráfico retrô : os anúncios do evento “Maximídia 2010”
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A semiotic analysis of the retro graphic design : the ads of the event “Maximídia 2010”
title Uma análise semiótica do design gráfico retrô : os anúncios do evento “Maximídia 2010”
spellingShingle Uma análise semiótica do design gráfico retrô : os anúncios do evento “Maximídia 2010”
Gomes, Rafael Peduzzi
Análise semiótica
Design gráfico
Anúncio publicitário
Semiotics
Graphic design
Style
Retro
Advertising campaign
title_short Uma análise semiótica do design gráfico retrô : os anúncios do evento “Maximídia 2010”
title_full Uma análise semiótica do design gráfico retrô : os anúncios do evento “Maximídia 2010”
title_fullStr Uma análise semiótica do design gráfico retrô : os anúncios do evento “Maximídia 2010”
title_full_unstemmed Uma análise semiótica do design gráfico retrô : os anúncios do evento “Maximídia 2010”
title_sort Uma análise semiótica do design gráfico retrô : os anúncios do evento “Maximídia 2010”
author Gomes, Rafael Peduzzi
author_facet Gomes, Rafael Peduzzi
Steffen, Cesar
Ribeiro, Vinicius Gadis
Corrêa, Ygor
author_role author
author2 Steffen, Cesar
Ribeiro, Vinicius Gadis
Corrêa, Ygor
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rafael Peduzzi
Steffen, Cesar
Ribeiro, Vinicius Gadis
Corrêa, Ygor
dc.subject.por.fl_str_mv Análise semiótica
Design gráfico
Anúncio publicitário
topic Análise semiótica
Design gráfico
Anúncio publicitário
Semiotics
Graphic design
Style
Retro
Advertising campaign
dc.subject.eng.fl_str_mv Semiotics
Graphic design
Style
Retro
Advertising campaign
description O termo retrô surgiu no século XX, sendo hoje possivelmente banalizado como estilo gráfico, então, este estudo visa a compreender o conceito de retrô enquanto fenômeno no campo do design gráfico. Para tanto, são abordados aspectos formais e simbólicos do design gráfico, assim como investiga-se o retrô etimológica e historicamente. Adota-se a semiótica peirceana como base metodológica para analisar o conjunto de anúncios da campanha publicitária do evento MaxiMídia 2010. A partir da análise, inferiu-se que o retrô não trata apenas dos aspectos sígnicos de ícone e índice, associados a referências do passado, sendo interpretado apenas como símbolo. Nesse sentido, a campanha analisada, ao fazer uma reciclagem de estilos a partir da ironia e da nostalgia reflexiva, contempla algumas definições de retrô propostas pela literatura.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-17T04:44:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224130
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4264
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001111294
identifier_str_mv 0102-4264
001111294
url http://hdl.handle.net/10183/224130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Acta semiotica et lingvistica [recurso eletrônico]. Vol. 23, n. 1 (2018), p. 63-78.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224130/2/001111294.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224130/1/001111294.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d2b10eda557ee4aa485d016f0b3adb8b
ce1e1a62793230a8c6b8bc5f2f50ff6e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225026521792512