Uma análise semiótica do design gráfico retrô : os anúncios do evento “Maximídia 2010”
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224130 |
Resumo: | O termo retrô surgiu no século XX, sendo hoje possivelmente banalizado como estilo gráfico, então, este estudo visa a compreender o conceito de retrô enquanto fenômeno no campo do design gráfico. Para tanto, são abordados aspectos formais e simbólicos do design gráfico, assim como investiga-se o retrô etimológica e historicamente. Adota-se a semiótica peirceana como base metodológica para analisar o conjunto de anúncios da campanha publicitária do evento MaxiMídia 2010. A partir da análise, inferiu-se que o retrô não trata apenas dos aspectos sígnicos de ícone e índice, associados a referências do passado, sendo interpretado apenas como símbolo. Nesse sentido, a campanha analisada, ao fazer uma reciclagem de estilos a partir da ironia e da nostalgia reflexiva, contempla algumas definições de retrô propostas pela literatura. |
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Gomes, Rafael PeduzziSteffen, CesarRibeiro, Vinicius GadisCorrêa, Ygor2021-07-17T04:44:42Z20180102-4264http://hdl.handle.net/10183/224130001111294O termo retrô surgiu no século XX, sendo hoje possivelmente banalizado como estilo gráfico, então, este estudo visa a compreender o conceito de retrô enquanto fenômeno no campo do design gráfico. Para tanto, são abordados aspectos formais e simbólicos do design gráfico, assim como investiga-se o retrô etimológica e historicamente. Adota-se a semiótica peirceana como base metodológica para analisar o conjunto de anúncios da campanha publicitária do evento MaxiMídia 2010. A partir da análise, inferiu-se que o retrô não trata apenas dos aspectos sígnicos de ícone e índice, associados a referências do passado, sendo interpretado apenas como símbolo. Nesse sentido, a campanha analisada, ao fazer uma reciclagem de estilos a partir da ironia e da nostalgia reflexiva, contempla algumas definições de retrô propostas pela literatura.The term retro appeared in the twentieth century, and today is possibly banalized as a graphic style. In this study, it is intended to understand retro as a phenomenon, analyzing how it is presented in graphic design. For that, formal and symbolic aspects of graphic design are approached, and retro is etymologically and historically investigated. Peircean semiotics is used as a methodological basis for analyze the set of ads for the advertising campaign of the event MaxiMídia 2010. According to the analysis, the retro deals not only with the signic aspects of icon and index, with references to the past, but is only interpreted as a symbol. It was considered that the campaign, by doing a recycling of styles from the irony and reflective nostalgia, covers some definitions of retro proposed by the literature.application/pdfporActa semiotica et lingvistica [recurso eletrônico]. Vol. 23, n. 1 (2018), p. 63-78.Análise semióticaDesign gráficoAnúncio publicitárioSemioticsGraphic designStyleRetroAdvertising campaignUma análise semiótica do design gráfico retrô : os anúncios do evento “Maximídia 2010”A semiotic analysis of the retro graphic design : the ads of the event “Maximídia 2010”info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111294.pdf.txt001111294.pdf.txtExtracted Texttext/plain35421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224130/2/001111294.pdf.txtd2b10eda557ee4aa485d016f0b3adb8bMD52ORIGINAL001111294.pdfTexto completoapplication/pdf602632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224130/1/001111294.pdfce1e1a62793230a8c6b8bc5f2f50ff6eMD5110183/2241302022-04-20 04:48:13.976696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224130Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:48:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O termo retrô surgiu no século XX, sendo hoje possivelmente banalizado como estilo gráfico, então, este estudo visa a compreender o conceito de retrô enquanto fenômeno no campo do design gráfico. Para tanto, são abordados aspectos formais e simbólicos do design gráfico, assim como investiga-se o retrô etimológica e historicamente. Adota-se a semiótica peirceana como base metodológica para analisar o conjunto de anúncios da campanha publicitária do evento MaxiMídia 2010. A partir da análise, inferiu-se que o retrô não trata apenas dos aspectos sígnicos de ícone e índice, associados a referências do passado, sendo interpretado apenas como símbolo. Nesse sentido, a campanha analisada, ao fazer uma reciclagem de estilos a partir da ironia e da nostalgia reflexiva, contempla algumas definições de retrô propostas pela literatura. |
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