Uma análise semiótica do design gráfico retrô : os anúncios do evento “Maximídia 2010”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rafael Peduzzi
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Steffen, Cesar, Ribeiro, Vinicius Gadis, Corrêa, Ygor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224130
Resumo: O termo retrô surgiu no século XX, sendo hoje possivelmente banalizado como estilo gráfico, então, este estudo visa a compreender o conceito de retrô enquanto fenômeno no campo do design gráfico. Para tanto, são abordados aspectos formais e simbólicos do design gráfico, assim como investiga-se o retrô etimológica e historicamente. Adota-se a semiótica peirceana como base metodológica para analisar o conjunto de anúncios da campanha publicitária do evento MaxiMídia 2010. A partir da análise, inferiu-se que o retrô não trata apenas dos aspectos sígnicos de ícone e índice, associados a referências do passado, sendo interpretado apenas como símbolo. Nesse sentido, a campanha analisada, ao fazer uma reciclagem de estilos a partir da ironia e da nostalgia reflexiva, contempla algumas definições de retrô propostas pela literatura.
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