Marketing de relacionamento nas redes sociais digitais: análise da startup Nubank

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Amanda Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157305
Resumo: As redes sociais digitais transformaram a comunicação das pessoas e das marcas no ambiente da internet. Essas mudanças estendem-se para o relacionamento entre organizações e seus públicos, trazendo novas possibilidades de atuação para os profissionais de relações públicas. Esse trabalho dedicou-se a estudar sobre as redes sociais digitais, o marketing de relacionamento e as relações públicas. O estudo traz, também, uma parte empírica, desenvolvida através da metodologia de análise de conteúdo. Nela é analisada a comunicação da startup Nubank e a interação percebida entre ela e os seus seguidores nas redes sociais digitais, com enfoque maior à rede social Facebook. Os principais resultados mostram que, embora a empresa esteja construindo uma imagem positiva nas redes sociais digitais através da publicação de postagens relevantes, com uma linguagem próxima de seus usuários, gerando um bom engajamento e ganhando a admiração de seu público, ainda há o que melhorar no sentido de dar retorno aos clientes que desejam ser atendidos por ela nas redes sociais, questão fundamental no desenvolvimento de um bom relacionamento.
id UFRGS-2_098732aece472e6f3b997f0d0529e639
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157305
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pedroso, Amanda PereiraCarvalho, Helenice2017-05-04T02:35:22Z2016http://hdl.handle.net/10183/157305001013049As redes sociais digitais transformaram a comunicação das pessoas e das marcas no ambiente da internet. Essas mudanças estendem-se para o relacionamento entre organizações e seus públicos, trazendo novas possibilidades de atuação para os profissionais de relações públicas. Esse trabalho dedicou-se a estudar sobre as redes sociais digitais, o marketing de relacionamento e as relações públicas. O estudo traz, também, uma parte empírica, desenvolvida através da metodologia de análise de conteúdo. Nela é analisada a comunicação da startup Nubank e a interação percebida entre ela e os seus seguidores nas redes sociais digitais, com enfoque maior à rede social Facebook. Os principais resultados mostram que, embora a empresa esteja construindo uma imagem positiva nas redes sociais digitais através da publicação de postagens relevantes, com uma linguagem próxima de seus usuários, gerando um bom engajamento e ganhando a admiração de seu público, ainda há o que melhorar no sentido de dar retorno aos clientes que desejam ser atendidos por ela nas redes sociais, questão fundamental no desenvolvimento de um bom relacionamento.The social networks have transformed the communication of people and brands into the internet environment. These changes extend to the relationship between organizations and their publics, bringing new possibilities of action to the public relations professionals. This work was dedicated to studying social networks, relationship marketing and public relations. The study brings, also, an empirical part, developed through the content analysis methodology. It analyzes the communication of the startup Nubank and the perceived interaction between her and her followers in digital social networks, with a greater focus on the Facebook. The main results show that althoug the company is constructing a positive image in the networks by publishing relevant postings, with a language close to its users, generating engagement and gaining the admiration of its audience, there is still things to improve in order to give return to customers who wish to be served by it in social networks, a fundamental issue in the development of a good relationship.application/pdfporMarketing de relacionamentoRedes sociaisSocial networksPublic relationsSocial communicationRelationship marketingMarketing de relacionamento nas redes sociais digitais: análise da startup Nubankinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013049.pdf001013049.pdfTexto completoapplication/pdf1910391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157305/1/001013049.pdfcf74839f89c2e6b92b61b1a74f0350d7MD51TEXT001013049.pdf.txt001013049.pdf.txtExtracted Texttext/plain118610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157305/2/001013049.pdf.txtf674c70a2af283d0ffcdb6171ad76aa4MD52THUMBNAIL001013049.pdf.jpg001013049.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157305/3/001013049.pdf.jpgf25067b12d57efa7625eebf5f087aa24MD5310183/1573052018-10-29 08:59:17.878oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157305Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:59:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing de relacionamento nas redes sociais digitais: análise da startup Nubank
title Marketing de relacionamento nas redes sociais digitais: análise da startup Nubank
spellingShingle Marketing de relacionamento nas redes sociais digitais: análise da startup Nubank
Pedroso, Amanda Pereira
Marketing de relacionamento
Redes sociais
Social networks
Public relations
Social communication
Relationship marketing
title_short Marketing de relacionamento nas redes sociais digitais: análise da startup Nubank
title_full Marketing de relacionamento nas redes sociais digitais: análise da startup Nubank
title_fullStr Marketing de relacionamento nas redes sociais digitais: análise da startup Nubank
title_full_unstemmed Marketing de relacionamento nas redes sociais digitais: análise da startup Nubank
title_sort Marketing de relacionamento nas redes sociais digitais: análise da startup Nubank
author Pedroso, Amanda Pereira
author_facet Pedroso, Amanda Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Amanda Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Helenice
contributor_str_mv Carvalho, Helenice
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Redes sociais
topic Marketing de relacionamento
Redes sociais
Social networks
Public relations
Social communication
Relationship marketing
dc.subject.eng.fl_str_mv Social networks
Public relations
Social communication
Relationship marketing
description As redes sociais digitais transformaram a comunicação das pessoas e das marcas no ambiente da internet. Essas mudanças estendem-se para o relacionamento entre organizações e seus públicos, trazendo novas possibilidades de atuação para os profissionais de relações públicas. Esse trabalho dedicou-se a estudar sobre as redes sociais digitais, o marketing de relacionamento e as relações públicas. O estudo traz, também, uma parte empírica, desenvolvida através da metodologia de análise de conteúdo. Nela é analisada a comunicação da startup Nubank e a interação percebida entre ela e os seus seguidores nas redes sociais digitais, com enfoque maior à rede social Facebook. Os principais resultados mostram que, embora a empresa esteja construindo uma imagem positiva nas redes sociais digitais através da publicação de postagens relevantes, com uma linguagem próxima de seus usuários, gerando um bom engajamento e ganhando a admiração de seu público, ainda há o que melhorar no sentido de dar retorno aos clientes que desejam ser atendidos por ela nas redes sociais, questão fundamental no desenvolvimento de um bom relacionamento.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-04T02:35:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157305
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013049
url http://hdl.handle.net/10183/157305
identifier_str_mv 001013049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157305/1/001013049.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157305/2/001013049.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157305/3/001013049.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cf74839f89c2e6b92b61b1a74f0350d7
f674c70a2af283d0ffcdb6171ad76aa4
f25067b12d57efa7625eebf5f087aa24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224528549904384