Impactos da pandemia de Covid-19 na saúde mental de professores sob a perspectiva de gestores de escolas públicas estaduais de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236491 |
Resumo: | O desenvolvimento da pandemia da COVID-19 trouxe diversos desafios para a área da educação no Brasil, em grande parte devido ao fechamento das escolas e à consequente necessidade do ensino remoto. Portanto, o objetivo do presente estudo é examinar os principais impactos causados pela pandemia e o ensino remoto na saúde mental de docentes sob a perspectiva de gestores de escolas públicas estaduais de Porto Alegre-RS, abrangendo todos os níveis de ensino. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de corte transversal e quantitativo. A amostra foi composta por 51 gestores de escolas que pertencem a Primeira Coordenadoria de Educação do Estado (01 CRE), os quais responderam a um questionário on-line, cujos dados foram analisados por meio de estatística descritiva e correlação. Os resultados indicaram que os gestores têm percebido os professores mais sobrecarregados e expressando sentimentos de medo, frustração e incerteza perante as novas demandas como o manuseio de recursos tecnológicos/digitais, a readaptação do conteúdo e das formas de avaliação, bem como do calendário letivo. Frente a isso, o efetivo apoio institucional tem sido indicado como fundamental para orientar os professores e acolhê-los em suas demandas emocionais frente ao atual momento da educação no Brasil. |
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