Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77987 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo de caso da campanha institucional Sicredi 2012 - Ano Internacional das Cooperativas, e objetiva compreender que estratégias de comunicação e relacionamento foram adotadas durante a campanha e de que forma a missão e valores da organização foram consideradas. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, sendo que o aprofundamento do estudo ocorreu através de pesquisa documental e análise de conteúdo dos materiais de comunicação da campanha. Para embasar a análise, aprofundamos temas como a comunicação organizacional, planejamento estratégico da comunicação, comunicação estratégica, comunicação dirigida e públicos, campanha institucional e relacionamento, através da revisão bibliográfica. Após a realização da análise, as primeiras conclusões indicam que o Sicredi, através de ações de relacionamento desenvolvidas ao longo da campanha, utilizou estratégias que preservavam a sua natureza cooperativa, faziam referência aos seus produtos e serviços, valorizavam o relacionamento e as pessoas. Dessa forma, a organização conseguiu interagir, através de ações coletivas, com seus públicos de interesse e fortalecer o seu posicionamento como instituição cooperativa. |
id |
UFRGS-2_09cd20928b551b487d9ef76f80d24cb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77987 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Rafaela RichterBaldissera, Rudimar2013-09-13T01:45:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/77987000898319Este trabalho apresenta um estudo de caso da campanha institucional Sicredi 2012 - Ano Internacional das Cooperativas, e objetiva compreender que estratégias de comunicação e relacionamento foram adotadas durante a campanha e de que forma a missão e valores da organização foram consideradas. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, sendo que o aprofundamento do estudo ocorreu através de pesquisa documental e análise de conteúdo dos materiais de comunicação da campanha. Para embasar a análise, aprofundamos temas como a comunicação organizacional, planejamento estratégico da comunicação, comunicação estratégica, comunicação dirigida e públicos, campanha institucional e relacionamento, através da revisão bibliográfica. Após a realização da análise, as primeiras conclusões indicam que o Sicredi, através de ações de relacionamento desenvolvidas ao longo da campanha, utilizou estratégias que preservavam a sua natureza cooperativa, faziam referência aos seus produtos e serviços, valorizavam o relacionamento e as pessoas. Dessa forma, a organização conseguiu interagir, através de ações coletivas, com seus públicos de interesse e fortalecer o seu posicionamento como instituição cooperativa.application/pdfporComunicação organizacionalMarketing de relacionamentoEstratégia de comunicaçãoComunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000898319.pdf000898319.pdfTexto completoapplication/pdf10479806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77987/1/000898319.pdff1234db8a49b899ac7b1d978479cbe4dMD51TEXT000898319.pdf.txt000898319.pdf.txtExtracted Texttext/plain171291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77987/2/000898319.pdf.txt9e90bd5935ad0f4c6f76b6809918d650MD52THUMBNAIL000898319.pdf.jpg000898319.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77987/3/000898319.pdf.jpg468a5710f934f7d9e215ecfc0c1a827eMD5310183/779872018-10-15 07:59:15.362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77987Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:59:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas |
title |
Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas |
spellingShingle |
Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas Ferreira, Rafaela Richter Comunicação organizacional Marketing de relacionamento Estratégia de comunicação |
title_short |
Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas |
title_full |
Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas |
title_fullStr |
Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas |
title_full_unstemmed |
Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas |
title_sort |
Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas |
author |
Ferreira, Rafaela Richter |
author_facet |
Ferreira, Rafaela Richter |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Rafaela Richter |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baldissera, Rudimar |
contributor_str_mv |
Baldissera, Rudimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Marketing de relacionamento Estratégia de comunicação |
topic |
Comunicação organizacional Marketing de relacionamento Estratégia de comunicação |
description |
Este trabalho apresenta um estudo de caso da campanha institucional Sicredi 2012 - Ano Internacional das Cooperativas, e objetiva compreender que estratégias de comunicação e relacionamento foram adotadas durante a campanha e de que forma a missão e valores da organização foram consideradas. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, sendo que o aprofundamento do estudo ocorreu através de pesquisa documental e análise de conteúdo dos materiais de comunicação da campanha. Para embasar a análise, aprofundamos temas como a comunicação organizacional, planejamento estratégico da comunicação, comunicação estratégica, comunicação dirigida e públicos, campanha institucional e relacionamento, através da revisão bibliográfica. Após a realização da análise, as primeiras conclusões indicam que o Sicredi, através de ações de relacionamento desenvolvidas ao longo da campanha, utilizou estratégias que preservavam a sua natureza cooperativa, faziam referência aos seus produtos e serviços, valorizavam o relacionamento e as pessoas. Dessa forma, a organização conseguiu interagir, através de ações coletivas, com seus públicos de interesse e fortalecer o seu posicionamento como instituição cooperativa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-09-13T01:45:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77987 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000898319 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77987 |
identifier_str_mv |
000898319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77987/1/000898319.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77987/2/000898319.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77987/3/000898319.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f1234db8a49b899ac7b1d978479cbe4d 9e90bd5935ad0f4c6f76b6809918d650 468a5710f934f7d9e215ecfc0c1a827e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224452764073984 |