Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rafaela Richter
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77987
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso da campanha institucional Sicredi 2012 - Ano Internacional das Cooperativas, e objetiva compreender que estratégias de comunicação e relacionamento foram adotadas durante a campanha e de que forma a missão e valores da organização foram consideradas. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, sendo que o aprofundamento do estudo ocorreu através de pesquisa documental e análise de conteúdo dos materiais de comunicação da campanha. Para embasar a análise, aprofundamos temas como a comunicação organizacional, planejamento estratégico da comunicação, comunicação estratégica, comunicação dirigida e públicos, campanha institucional e relacionamento, através da revisão bibliográfica. Após a realização da análise, as primeiras conclusões indicam que o Sicredi, através de ações de relacionamento desenvolvidas ao longo da campanha, utilizou estratégias que preservavam a sua natureza cooperativa, faziam referência aos seus produtos e serviços, valorizavam o relacionamento e as pessoas. Dessa forma, a organização conseguiu interagir, através de ações coletivas, com seus públicos de interesse e fortalecer o seu posicionamento como instituição cooperativa.
id UFRGS-2_09cd20928b551b487d9ef76f80d24cb8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77987
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Rafaela RichterBaldissera, Rudimar2013-09-13T01:45:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/77987000898319Este trabalho apresenta um estudo de caso da campanha institucional Sicredi 2012 - Ano Internacional das Cooperativas, e objetiva compreender que estratégias de comunicação e relacionamento foram adotadas durante a campanha e de que forma a missão e valores da organização foram consideradas. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, sendo que o aprofundamento do estudo ocorreu através de pesquisa documental e análise de conteúdo dos materiais de comunicação da campanha. Para embasar a análise, aprofundamos temas como a comunicação organizacional, planejamento estratégico da comunicação, comunicação estratégica, comunicação dirigida e públicos, campanha institucional e relacionamento, através da revisão bibliográfica. Após a realização da análise, as primeiras conclusões indicam que o Sicredi, através de ações de relacionamento desenvolvidas ao longo da campanha, utilizou estratégias que preservavam a sua natureza cooperativa, faziam referência aos seus produtos e serviços, valorizavam o relacionamento e as pessoas. Dessa forma, a organização conseguiu interagir, através de ações coletivas, com seus públicos de interesse e fortalecer o seu posicionamento como instituição cooperativa.application/pdfporComunicação organizacionalMarketing de relacionamentoEstratégia de comunicaçãoComunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000898319.pdf000898319.pdfTexto completoapplication/pdf10479806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77987/1/000898319.pdff1234db8a49b899ac7b1d978479cbe4dMD51TEXT000898319.pdf.txt000898319.pdf.txtExtracted Texttext/plain171291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77987/2/000898319.pdf.txt9e90bd5935ad0f4c6f76b6809918d650MD52THUMBNAIL000898319.pdf.jpg000898319.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77987/3/000898319.pdf.jpg468a5710f934f7d9e215ecfc0c1a827eMD5310183/779872018-10-15 07:59:15.362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77987Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:59:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas
title Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas
spellingShingle Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas
Ferreira, Rafaela Richter
Comunicação organizacional
Marketing de relacionamento
Estratégia de comunicação
title_short Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas
title_full Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas
title_fullStr Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas
title_full_unstemmed Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas
title_sort Comunicação organizacional, estratégia e relacionamento : a campanha do Sicredi/2012 - Ano Internacional das Cooperativas
author Ferreira, Rafaela Richter
author_facet Ferreira, Rafaela Richter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rafaela Richter
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baldissera, Rudimar
contributor_str_mv Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Marketing de relacionamento
Estratégia de comunicação
topic Comunicação organizacional
Marketing de relacionamento
Estratégia de comunicação
description Este trabalho apresenta um estudo de caso da campanha institucional Sicredi 2012 - Ano Internacional das Cooperativas, e objetiva compreender que estratégias de comunicação e relacionamento foram adotadas durante a campanha e de que forma a missão e valores da organização foram consideradas. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, sendo que o aprofundamento do estudo ocorreu através de pesquisa documental e análise de conteúdo dos materiais de comunicação da campanha. Para embasar a análise, aprofundamos temas como a comunicação organizacional, planejamento estratégico da comunicação, comunicação estratégica, comunicação dirigida e públicos, campanha institucional e relacionamento, através da revisão bibliográfica. Após a realização da análise, as primeiras conclusões indicam que o Sicredi, através de ações de relacionamento desenvolvidas ao longo da campanha, utilizou estratégias que preservavam a sua natureza cooperativa, faziam referência aos seus produtos e serviços, valorizavam o relacionamento e as pessoas. Dessa forma, a organização conseguiu interagir, através de ações coletivas, com seus públicos de interesse e fortalecer o seu posicionamento como instituição cooperativa.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-13T01:45:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77987
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000898319
url http://hdl.handle.net/10183/77987
identifier_str_mv 000898319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77987/1/000898319.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77987/2/000898319.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77987/3/000898319.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f1234db8a49b899ac7b1d978479cbe4d
9e90bd5935ad0f4c6f76b6809918d650
468a5710f934f7d9e215ecfc0c1a827e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224452764073984