As convergências entre a comunicação organizacional e o marketing: uma análise sobre o marketing 3.0
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/7149 |
Resumo: | Este artigo propõe um estudo sobre a aproximação entre o marketing e a comunicação organizacional. Durante muito tempo houve divergências sobre suas funções na organização. O marketing tradicional tinha o foco limitado à venda de produtos, utilizando a comunicação como ferramenta para alcançar esses objetivos; enquanto a comunicação nas organizações, principalmente as relações públicas, negavam as estratégias de marketing em sua atuação com seus públicos. Este artigo faz um levantamento bibliográfico sobre o histórico do marketing e da comunicação organizacional para entender a dinâmica que determinou a convergência entre as duas áreas. Assim, espera-se contribuir para o entendimento da nova dinâmica integradora das áreas, que agora precisam ser planejadas com estratégias conjuntas para poder dar conta dos objetivos organizacionais no novo contexto de mercado. |
id |
UTFPR-11_a1e392f89be1fe67d694f323ae9f9888 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7149 |
network_acronym_str |
UTFPR-11 |
network_name_str |
Dito Efeito |
repository_id_str |
|
spelling |
As convergências entre a comunicação organizacional e o marketing: uma análise sobre o marketing 3.0ComunicaçãoMarketing 3.0; Comunicação Organizacional; Comunicação Integrada.Este artigo propõe um estudo sobre a aproximação entre o marketing e a comunicação organizacional. Durante muito tempo houve divergências sobre suas funções na organização. O marketing tradicional tinha o foco limitado à venda de produtos, utilizando a comunicação como ferramenta para alcançar esses objetivos; enquanto a comunicação nas organizações, principalmente as relações públicas, negavam as estratégias de marketing em sua atuação com seus públicos. Este artigo faz um levantamento bibliográfico sobre o histórico do marketing e da comunicação organizacional para entender a dinâmica que determinou a convergência entre as duas áreas. Assim, espera-se contribuir para o entendimento da nova dinâmica integradora das áreas, que agora precisam ser planejadas com estratégias conjuntas para poder dar conta dos objetivos organizacionais no novo contexto de mercado.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ladeira, Fábio SilvaVieira, Alcioni Galdino2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/714910.3895/rde.v8n12.7149Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 8, n. 12 (2017); 84-951984-237610.3895/rde.v8n12reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/7149/4997Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-24T18:24:35Zoai:periodicos.utfpr:article/7149Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2018-07-24T18:24:35Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As convergências entre a comunicação organizacional e o marketing: uma análise sobre o marketing 3.0 |
title |
As convergências entre a comunicação organizacional e o marketing: uma análise sobre o marketing 3.0 |
spellingShingle |
As convergências entre a comunicação organizacional e o marketing: uma análise sobre o marketing 3.0 Ladeira, Fábio Silva Comunicação Marketing 3.0; Comunicação Organizacional; Comunicação Integrada. |
title_short |
As convergências entre a comunicação organizacional e o marketing: uma análise sobre o marketing 3.0 |
title_full |
As convergências entre a comunicação organizacional e o marketing: uma análise sobre o marketing 3.0 |
title_fullStr |
As convergências entre a comunicação organizacional e o marketing: uma análise sobre o marketing 3.0 |
title_full_unstemmed |
As convergências entre a comunicação organizacional e o marketing: uma análise sobre o marketing 3.0 |
title_sort |
As convergências entre a comunicação organizacional e o marketing: uma análise sobre o marketing 3.0 |
author |
Ladeira, Fábio Silva |
author_facet |
Ladeira, Fábio Silva Vieira, Alcioni Galdino |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Alcioni Galdino |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ladeira, Fábio Silva Vieira, Alcioni Galdino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Marketing 3.0; Comunicação Organizacional; Comunicação Integrada. |
topic |
Comunicação Marketing 3.0; Comunicação Organizacional; Comunicação Integrada. |
description |
Este artigo propõe um estudo sobre a aproximação entre o marketing e a comunicação organizacional. Durante muito tempo houve divergências sobre suas funções na organização. O marketing tradicional tinha o foco limitado à venda de produtos, utilizando a comunicação como ferramenta para alcançar esses objetivos; enquanto a comunicação nas organizações, principalmente as relações públicas, negavam as estratégias de marketing em sua atuação com seus públicos. Este artigo faz um levantamento bibliográfico sobre o histórico do marketing e da comunicação organizacional para entender a dinâmica que determinou a convergência entre as duas áreas. Assim, espera-se contribuir para o entendimento da nova dinâmica integradora das áreas, que agora precisam ser planejadas com estratégias conjuntas para poder dar conta dos objetivos organizacionais no novo contexto de mercado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/7149 10.3895/rde.v8n12.7149 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/7149 |
identifier_str_mv |
10.3895/rde.v8n12.7149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/7149/4997 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 8, n. 12 (2017); 84-95 1984-2376 10.3895/rde.v8n12 reponame:Dito Efeito instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Dito Efeito |
collection |
Dito Efeito |
repository.name.fl_str_mv |
Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1808858896238903296 |