Estratégias de comunicação e relacionamento na Internet: análise do Boticário no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Carolina Souza de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135380
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral compreender as estratégias de relacionamento do Boticário nos sites de redes sociais, analisando as formas de interação geradas a partir do conteúdo das publicações na sua Página do Facebook, objeto de estudo deste trabalho. O estudo busca responder a questão de como se desenvolve o relacionamento entre empresa e cliente através das interações proporcionadas pelas redes sociais digitais. Para isso, o embasamento teórico referencia os novos rumos do marketing voltado ao valor do cliente, evidencia a importância do marketing de relacionamento e da atividade de Relações Públicas e reflete sobre contexto da era digital. Os procedimentos metodológicos foram inspirados no método de estudo de caso e análise de conteúdo. O recorte da pesquisa foi a campanha de Dia dos Namorados do Boticário, no qual foram analisadas 22 publicações realizadas pela empresa em sua Página oficial do Facebook, no período de 1 a 12 de junho de 2015. Os principais resultados levantados foram as diferentes formas de interação geradas de acordo com o conteúdo da publicação, no qual revela o foco da Página em realizar postagens de relacionamento, que proporcionam maior envolvimento com o público. Sendo assim, este estudo permitiu concluir que o Boticário utiliza os sites de redes sociais, principalmente o Facebook, para promover estratégias de relacionamento que permitem a interação cliente/empresa através das possibilidades de conversações que caracterizam essas redes.
id UFRGS-2_ef8ce7d25cce77e40b29a5bbe812b7c1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135380
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Ana Carolina Souza deLiedke, Enoi Dago2016-04-08T02:06:52Z2015http://hdl.handle.net/10183/135380000987917Este trabalho tem como objetivo geral compreender as estratégias de relacionamento do Boticário nos sites de redes sociais, analisando as formas de interação geradas a partir do conteúdo das publicações na sua Página do Facebook, objeto de estudo deste trabalho. O estudo busca responder a questão de como se desenvolve o relacionamento entre empresa e cliente através das interações proporcionadas pelas redes sociais digitais. Para isso, o embasamento teórico referencia os novos rumos do marketing voltado ao valor do cliente, evidencia a importância do marketing de relacionamento e da atividade de Relações Públicas e reflete sobre contexto da era digital. Os procedimentos metodológicos foram inspirados no método de estudo de caso e análise de conteúdo. O recorte da pesquisa foi a campanha de Dia dos Namorados do Boticário, no qual foram analisadas 22 publicações realizadas pela empresa em sua Página oficial do Facebook, no período de 1 a 12 de junho de 2015. Os principais resultados levantados foram as diferentes formas de interação geradas de acordo com o conteúdo da publicação, no qual revela o foco da Página em realizar postagens de relacionamento, que proporcionam maior envolvimento com o público. Sendo assim, este estudo permitiu concluir que o Boticário utiliza os sites de redes sociais, principalmente o Facebook, para promover estratégias de relacionamento que permitem a interação cliente/empresa através das possibilidades de conversações que caracterizam essas redes.application/pdfporEstratégia de comunicaçãoMarketing de relacionamentoO BoticárioEstratégias de comunicação e relacionamento na Internet: análise do Boticário no Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987917.pdf000987917.pdfTexto completoapplication/pdf1779786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135380/1/000987917.pdf8401ce0478b42125cb5bc421942e9f79MD51TEXT000987917.pdf.txt000987917.pdf.txtExtracted Texttext/plain137802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135380/2/000987917.pdf.txtcbb79ab3e5fe69a6538101d7662cf5bbMD52THUMBNAIL000987917.pdf.jpg000987917.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135380/3/000987917.pdf.jpge7f94d15af0b70ae17cc26e1a1b9d0b0MD5310183/1353802018-10-10 08:41:36.936oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135380Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:41:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de comunicação e relacionamento na Internet: análise do Boticário no Facebook
title Estratégias de comunicação e relacionamento na Internet: análise do Boticário no Facebook
spellingShingle Estratégias de comunicação e relacionamento na Internet: análise do Boticário no Facebook
Oliveira, Ana Carolina Souza de
Estratégia de comunicação
Marketing de relacionamento
O Boticário
title_short Estratégias de comunicação e relacionamento na Internet: análise do Boticário no Facebook
title_full Estratégias de comunicação e relacionamento na Internet: análise do Boticário no Facebook
title_fullStr Estratégias de comunicação e relacionamento na Internet: análise do Boticário no Facebook
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação e relacionamento na Internet: análise do Boticário no Facebook
title_sort Estratégias de comunicação e relacionamento na Internet: análise do Boticário no Facebook
author Oliveira, Ana Carolina Souza de
author_facet Oliveira, Ana Carolina Souza de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Carolina Souza de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Liedke, Enoi Dago
contributor_str_mv Liedke, Enoi Dago
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de comunicação
Marketing de relacionamento
O Boticário
topic Estratégia de comunicação
Marketing de relacionamento
O Boticário
description Este trabalho tem como objetivo geral compreender as estratégias de relacionamento do Boticário nos sites de redes sociais, analisando as formas de interação geradas a partir do conteúdo das publicações na sua Página do Facebook, objeto de estudo deste trabalho. O estudo busca responder a questão de como se desenvolve o relacionamento entre empresa e cliente através das interações proporcionadas pelas redes sociais digitais. Para isso, o embasamento teórico referencia os novos rumos do marketing voltado ao valor do cliente, evidencia a importância do marketing de relacionamento e da atividade de Relações Públicas e reflete sobre contexto da era digital. Os procedimentos metodológicos foram inspirados no método de estudo de caso e análise de conteúdo. O recorte da pesquisa foi a campanha de Dia dos Namorados do Boticário, no qual foram analisadas 22 publicações realizadas pela empresa em sua Página oficial do Facebook, no período de 1 a 12 de junho de 2015. Os principais resultados levantados foram as diferentes formas de interação geradas de acordo com o conteúdo da publicação, no qual revela o foco da Página em realizar postagens de relacionamento, que proporcionam maior envolvimento com o público. Sendo assim, este estudo permitiu concluir que o Boticário utiliza os sites de redes sociais, principalmente o Facebook, para promover estratégias de relacionamento que permitem a interação cliente/empresa através das possibilidades de conversações que caracterizam essas redes.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-08T02:06:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/135380
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000987917
url http://hdl.handle.net/10183/135380
identifier_str_mv 000987917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135380/1/000987917.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135380/2/000987917.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135380/3/000987917.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8401ce0478b42125cb5bc421942e9f79
cbb79ab3e5fe69a6538101d7662cf5bb
e7f94d15af0b70ae17cc26e1a1b9d0b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224504312070144