Cor e posicionamento de marca: um estudo sob a percepção de daltônicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Carolina Leite
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177711
Resumo: Esta monografia busca compreender como homens daltônicos percebem as marcas e como eles as distinguem a partir de suas percepções. Este estudo procura entender estes sujeitos no âmbito do consumo e o quanto aspectos sensoriais influenciam suas percepções subjetivas. A partir de referenciais teóricos pertinentes ao tema estudado, este trabalho explora brevemente noções de marketing, estudos do consumidor, percepção, daltonismo, teoria e psicologia das cores. E, através das entrevistas em profundidade realizadas com o público alvo desta pesquisa, traz uma análise sobre as respostas emocionais que as cores geram em uma pessoa daltônica. Assim como, sobre forma particular que estes indivíduos percebem o uso, a aplicação e a combinação de cores nas marcas e suas embalagens. Por fim, apresentam-se associações realizadas por eles com as marcas selecionadas para esta pesquisa, trazendo reflexões sobre o uso de cores nas identidades visuais e a importância do posicionamento para a percepção de marca destes consumidores.
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