Cor e posicionamento de marca: um estudo sob a percepção de daltônicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/177711 |
Resumo: | Esta monografia busca compreender como homens daltônicos percebem as marcas e como eles as distinguem a partir de suas percepções. Este estudo procura entender estes sujeitos no âmbito do consumo e o quanto aspectos sensoriais influenciam suas percepções subjetivas. A partir de referenciais teóricos pertinentes ao tema estudado, este trabalho explora brevemente noções de marketing, estudos do consumidor, percepção, daltonismo, teoria e psicologia das cores. E, através das entrevistas em profundidade realizadas com o público alvo desta pesquisa, traz uma análise sobre as respostas emocionais que as cores geram em uma pessoa daltônica. Assim como, sobre forma particular que estes indivíduos percebem o uso, a aplicação e a combinação de cores nas marcas e suas embalagens. Por fim, apresentam-se associações realizadas por eles com as marcas selecionadas para esta pesquisa, trazendo reflexões sobre o uso de cores nas identidades visuais e a importância do posicionamento para a percepção de marca destes consumidores. |
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Porto, Carolina LeiteAlves, Denise Avancini2018-05-10T02:30:40Z2017http://hdl.handle.net/10183/177711001062523Esta monografia busca compreender como homens daltônicos percebem as marcas e como eles as distinguem a partir de suas percepções. Este estudo procura entender estes sujeitos no âmbito do consumo e o quanto aspectos sensoriais influenciam suas percepções subjetivas. A partir de referenciais teóricos pertinentes ao tema estudado, este trabalho explora brevemente noções de marketing, estudos do consumidor, percepção, daltonismo, teoria e psicologia das cores. E, através das entrevistas em profundidade realizadas com o público alvo desta pesquisa, traz uma análise sobre as respostas emocionais que as cores geram em uma pessoa daltônica. Assim como, sobre forma particular que estes indivíduos percebem o uso, a aplicação e a combinação de cores nas marcas e suas embalagens. Por fim, apresentam-se associações realizadas por eles com as marcas selecionadas para esta pesquisa, trazendo reflexões sobre o uso de cores nas identidades visuais e a importância do posicionamento para a percepção de marca destes consumidores.application/pdfporGestão de marcasCor : Aspectos psicológicosDaltonismoCor e posicionamento de marca: um estudo sob a percepção de daltônicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062523.pdf001062523.pdfTexto completoapplication/pdf1476077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177711/1/001062523.pdf9b305e59a909eeeecfdcf638d624439fMD51TEXT001062523.pdf.txt001062523.pdf.txtExtracted Texttext/plain149823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177711/2/001062523.pdf.txtb9b694ba6e2f086d3d5284e92ec9ee0aMD5210183/1777112018-05-11 02:33:26.791323oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177711Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-11T05:33:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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