Omnicanal nos pequenos negócios : o processo de transformação digital do mercado brasco em Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruna Kluwe
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232760
Resumo: O presente trabalho busca compreender o processo de adesão da estratégia omnicanal pelo Mercado Brasco, localizado na cidade de Porto Alegre/RS. Por se tratar de um fenômeno recente, foi pouco investigado no setor de mini mercados, sobretudo no que tange ao estudo do comportamento do consumidor, fato que motivou a escolha da utilização da abordagem exploratória, mais especificamente, a partir de um estudo de caso sobre o processo de adesão do omnicanal. A partir disso, teve-se como objetivos compreender as causas, os obstáculos e os resultados obtidos durante o processo adesão, bem como especificar possíveis caminhos que podem ser adotados neste processo. Para tal, foram analisadas as fontes de dados documentais, a observação direta e as entrevistas realizadas com colaboradores. Como resultado, restou perceptível que tal têndencia de mercado impacta toda a organização (lojas físicas, virtuais, de colaboradores da operação ao estratégico), e assim, requisitando organização, planejamento, objetivos delimitados e investimento em tecnologia e em colaboradores qualificados, bem como em conhecimento do processo. Por fim, é observado que se trata de um processo contínuo, composto de mudanças constantes, sem que haja um estágio final, mas uma sucessiva adaptação ao comportamento dos consumidores.
id UFRGS-2_09f52d7fb185798c02ea791fe6247d49
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232760
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Bruna KluweSlongo, Luiz Antonio2021-12-10T04:25:41Z2021http://hdl.handle.net/10183/232760001134320O presente trabalho busca compreender o processo de adesão da estratégia omnicanal pelo Mercado Brasco, localizado na cidade de Porto Alegre/RS. Por se tratar de um fenômeno recente, foi pouco investigado no setor de mini mercados, sobretudo no que tange ao estudo do comportamento do consumidor, fato que motivou a escolha da utilização da abordagem exploratória, mais especificamente, a partir de um estudo de caso sobre o processo de adesão do omnicanal. A partir disso, teve-se como objetivos compreender as causas, os obstáculos e os resultados obtidos durante o processo adesão, bem como especificar possíveis caminhos que podem ser adotados neste processo. Para tal, foram analisadas as fontes de dados documentais, a observação direta e as entrevistas realizadas com colaboradores. Como resultado, restou perceptível que tal têndencia de mercado impacta toda a organização (lojas físicas, virtuais, de colaboradores da operação ao estratégico), e assim, requisitando organização, planejamento, objetivos delimitados e investimento em tecnologia e em colaboradores qualificados, bem como em conhecimento do processo. Por fim, é observado que se trata de um processo contínuo, composto de mudanças constantes, sem que haja um estágio final, mas uma sucessiva adaptação ao comportamento dos consumidores.The present Thesis tries to analyze the process of Mercado Brasco grocery becoming omnichannel, in Porto Alegre, RS. Since it is a recent phenomenon, there are not too many studies about little groceries with this focus, there are investigations about consumer behavior and studies about other sectors of retail developing into omnichannel. These are some of the drivers which explain why we have chosen an exploratory approach, more specifically, a study case about the process of turning into omnichannel which has the intuit of identifying drivers, challenges, results got during the process, so to list ways to become an omnichannel grocery. The data sources like documents, direct observation, and interviews with employees were analyzed. Which resulted in the perception of how it impacts all the organization: physical and online stores, operational and strategist employees, demanding organization, planning, delimited goals, and investment in technology, qualified employees, and acknowledgment of the process. Ultimately, it is observed that the process is continuous and made of constant changes, without an end, but permanent adaptation to consumer behavior.application/pdfporComportamento do consumidorEstratégia empresarialEstratégia organizacionalAdministração de empresasOmnichannelBrasco MarketTechnologyOrganizationProcessBarriersResultsAdaptationConsumer behaviorOmnicanal nos pequenos negócios : o processo de transformação digital do mercado brasco em Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134320.pdf.txt001134320.pdf.txtExtracted Texttext/plain175223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232760/2/001134320.pdf.txt238539230d752aac1b7eb054c59dd0ecMD52ORIGINAL001134320.pdfTexto completoapplication/pdf1741245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232760/1/001134320.pdfc73a3d87fa5576d10e4615b0a66c51aeMD5110183/2327602023-01-12 05:56:09.058936oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232760Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-12T07:56:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Omnicanal nos pequenos negócios : o processo de transformação digital do mercado brasco em Porto Alegre/RS
title Omnicanal nos pequenos negócios : o processo de transformação digital do mercado brasco em Porto Alegre/RS
spellingShingle Omnicanal nos pequenos negócios : o processo de transformação digital do mercado brasco em Porto Alegre/RS
Rodrigues, Bruna Kluwe
Comportamento do consumidor
Estratégia empresarial
Estratégia organizacional
Administração de empresas
Omnichannel
Brasco Market
Technology
Organization
Process
Barriers
Results
Adaptation
Consumer behavior
title_short Omnicanal nos pequenos negócios : o processo de transformação digital do mercado brasco em Porto Alegre/RS
title_full Omnicanal nos pequenos negócios : o processo de transformação digital do mercado brasco em Porto Alegre/RS
title_fullStr Omnicanal nos pequenos negócios : o processo de transformação digital do mercado brasco em Porto Alegre/RS
title_full_unstemmed Omnicanal nos pequenos negócios : o processo de transformação digital do mercado brasco em Porto Alegre/RS
title_sort Omnicanal nos pequenos negócios : o processo de transformação digital do mercado brasco em Porto Alegre/RS
author Rodrigues, Bruna Kluwe
author_facet Rodrigues, Bruna Kluwe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruna Kluwe
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Estratégia empresarial
Estratégia organizacional
Administração de empresas
topic Comportamento do consumidor
Estratégia empresarial
Estratégia organizacional
Administração de empresas
Omnichannel
Brasco Market
Technology
Organization
Process
Barriers
Results
Adaptation
Consumer behavior
dc.subject.eng.fl_str_mv Omnichannel
Brasco Market
Technology
Organization
Process
Barriers
Results
Adaptation
Consumer behavior
description O presente trabalho busca compreender o processo de adesão da estratégia omnicanal pelo Mercado Brasco, localizado na cidade de Porto Alegre/RS. Por se tratar de um fenômeno recente, foi pouco investigado no setor de mini mercados, sobretudo no que tange ao estudo do comportamento do consumidor, fato que motivou a escolha da utilização da abordagem exploratória, mais especificamente, a partir de um estudo de caso sobre o processo de adesão do omnicanal. A partir disso, teve-se como objetivos compreender as causas, os obstáculos e os resultados obtidos durante o processo adesão, bem como especificar possíveis caminhos que podem ser adotados neste processo. Para tal, foram analisadas as fontes de dados documentais, a observação direta e as entrevistas realizadas com colaboradores. Como resultado, restou perceptível que tal têndencia de mercado impacta toda a organização (lojas físicas, virtuais, de colaboradores da operação ao estratégico), e assim, requisitando organização, planejamento, objetivos delimitados e investimento em tecnologia e em colaboradores qualificados, bem como em conhecimento do processo. Por fim, é observado que se trata de um processo contínuo, composto de mudanças constantes, sem que haja um estágio final, mas uma sucessiva adaptação ao comportamento dos consumidores.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-10T04:25:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232760
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001134320
url http://hdl.handle.net/10183/232760
identifier_str_mv 001134320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232760/2/001134320.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232760/1/001134320.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 238539230d752aac1b7eb054c59dd0ec
c73a3d87fa5576d10e4615b0a66c51ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224616116486144