Omnicanal nos pequenos negócios : o processo de transformação digital do mercado brasco em Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232760 |
Resumo: | O presente trabalho busca compreender o processo de adesão da estratégia omnicanal pelo Mercado Brasco, localizado na cidade de Porto Alegre/RS. Por se tratar de um fenômeno recente, foi pouco investigado no setor de mini mercados, sobretudo no que tange ao estudo do comportamento do consumidor, fato que motivou a escolha da utilização da abordagem exploratória, mais especificamente, a partir de um estudo de caso sobre o processo de adesão do omnicanal. A partir disso, teve-se como objetivos compreender as causas, os obstáculos e os resultados obtidos durante o processo adesão, bem como especificar possíveis caminhos que podem ser adotados neste processo. Para tal, foram analisadas as fontes de dados documentais, a observação direta e as entrevistas realizadas com colaboradores. Como resultado, restou perceptível que tal têndencia de mercado impacta toda a organização (lojas físicas, virtuais, de colaboradores da operação ao estratégico), e assim, requisitando organização, planejamento, objetivos delimitados e investimento em tecnologia e em colaboradores qualificados, bem como em conhecimento do processo. Por fim, é observado que se trata de um processo contínuo, composto de mudanças constantes, sem que haja um estágio final, mas uma sucessiva adaptação ao comportamento dos consumidores. |
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Rodrigues, Bruna KluweSlongo, Luiz Antonio2021-12-10T04:25:41Z2021http://hdl.handle.net/10183/232760001134320O presente trabalho busca compreender o processo de adesão da estratégia omnicanal pelo Mercado Brasco, localizado na cidade de Porto Alegre/RS. Por se tratar de um fenômeno recente, foi pouco investigado no setor de mini mercados, sobretudo no que tange ao estudo do comportamento do consumidor, fato que motivou a escolha da utilização da abordagem exploratória, mais especificamente, a partir de um estudo de caso sobre o processo de adesão do omnicanal. A partir disso, teve-se como objetivos compreender as causas, os obstáculos e os resultados obtidos durante o processo adesão, bem como especificar possíveis caminhos que podem ser adotados neste processo. Para tal, foram analisadas as fontes de dados documentais, a observação direta e as entrevistas realizadas com colaboradores. Como resultado, restou perceptível que tal têndencia de mercado impacta toda a organização (lojas físicas, virtuais, de colaboradores da operação ao estratégico), e assim, requisitando organização, planejamento, objetivos delimitados e investimento em tecnologia e em colaboradores qualificados, bem como em conhecimento do processo. Por fim, é observado que se trata de um processo contínuo, composto de mudanças constantes, sem que haja um estágio final, mas uma sucessiva adaptação ao comportamento dos consumidores.The present Thesis tries to analyze the process of Mercado Brasco grocery becoming omnichannel, in Porto Alegre, RS. Since it is a recent phenomenon, there are not too many studies about little groceries with this focus, there are investigations about consumer behavior and studies about other sectors of retail developing into omnichannel. These are some of the drivers which explain why we have chosen an exploratory approach, more specifically, a study case about the process of turning into omnichannel which has the intuit of identifying drivers, challenges, results got during the process, so to list ways to become an omnichannel grocery. The data sources like documents, direct observation, and interviews with employees were analyzed. Which resulted in the perception of how it impacts all the organization: physical and online stores, operational and strategist employees, demanding organization, planning, delimited goals, and investment in technology, qualified employees, and acknowledgment of the process. Ultimately, it is observed that the process is continuous and made of constant changes, without an end, but permanent adaptation to consumer behavior.application/pdfporComportamento do consumidorEstratégia empresarialEstratégia organizacionalAdministração de empresasOmnichannelBrasco MarketTechnologyOrganizationProcessBarriersResultsAdaptationConsumer behaviorOmnicanal nos pequenos negócios : o processo de transformação digital do mercado brasco em Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134320.pdf.txt001134320.pdf.txtExtracted Texttext/plain175223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232760/2/001134320.pdf.txt238539230d752aac1b7eb054c59dd0ecMD52ORIGINAL001134320.pdfTexto completoapplication/pdf1741245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232760/1/001134320.pdfc73a3d87fa5576d10e4615b0a66c51aeMD5110183/2327602023-01-12 05:56:09.058936oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232760Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-12T07:56:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente trabalho busca compreender o processo de adesão da estratégia omnicanal pelo Mercado Brasco, localizado na cidade de Porto Alegre/RS. Por se tratar de um fenômeno recente, foi pouco investigado no setor de mini mercados, sobretudo no que tange ao estudo do comportamento do consumidor, fato que motivou a escolha da utilização da abordagem exploratória, mais especificamente, a partir de um estudo de caso sobre o processo de adesão do omnicanal. A partir disso, teve-se como objetivos compreender as causas, os obstáculos e os resultados obtidos durante o processo adesão, bem como especificar possíveis caminhos que podem ser adotados neste processo. Para tal, foram analisadas as fontes de dados documentais, a observação direta e as entrevistas realizadas com colaboradores. Como resultado, restou perceptível que tal têndencia de mercado impacta toda a organização (lojas físicas, virtuais, de colaboradores da operação ao estratégico), e assim, requisitando organização, planejamento, objetivos delimitados e investimento em tecnologia e em colaboradores qualificados, bem como em conhecimento do processo. Por fim, é observado que se trata de um processo contínuo, composto de mudanças constantes, sem que haja um estágio final, mas uma sucessiva adaptação ao comportamento dos consumidores. |
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